dicas para praticar exercícios com mini band

5 dicas para praticar exercícios com mini band

Está procurando acessórios que não ocupem espaço, tenham um bom custo-benefício e melhorem a intensidade dos seus exercícios físicos? Então as mini bands são o acessório mais adequado para você! Com elas, é possível turbinar os seus treinos, tonificar os músculos e também melhorar a sua flexibilidade, podendo ser usados em casa, na academia, em treinos no parque e em qualquer lugar que você queira se exercitar.

O principal objetivo da mini band é colocar mais força e resistência às suas atividades físicas, ajudando também na musculação e treinos de força. Além disso, é um acessório indicado para os mais diversos públicos e idades. A grande diferença em se exercitar com uma faixa elástica é que você precisa empregar menos força nas suas articulações, concentrando esta mesma força nos músculos, diminuindo as chances de lesão.

Entretanto, por ser um acessório novo, muitas pessoas ficam em dúvidas quanto ao uso e como utilizá-lo da forma correta durante as suas atividades físicas. Para ajudar, separamos 5 dicas para praticar exercícios com mini brand, visando a sua segurança e bem-estar, confira:

1- Escolha a mini band de acordo com a intensidade dos seus exercícios

Existem faixas elásticas de três intensidades no mercado, atualmente: intensidade baixa, média e forte. Para fazer os seus exercícios físicos da forma correta, escolher a intensidade ideal da mini banda elástica é de extrema importância, visto que a sobrecarga aplicada nos seus músculos depende da intensidade da banda.

Para exercícios de baixa intensidade, como aquecimentos, alongamentos e caminhada ritmada, ou outros exercícios que exigem menos esforço, as bandas de baixa intensidade são as mais indicadas, pois a pressão exercida sobre os músculos será equivalente à intensidade dos exercícios.

Para outras atividades, que já são consideradas de médio esforço, como bicicleta ergométrica ou esteira em velocidade média, as faixas elásticas de média intensidade são as melhores, pois já possuem um perfil de força maior se comparadas às de baixa intensidade, potencializando os seus exercícios.

Por fim, as faixas elásticas de alta intensidade são ideais para musculação e exercícios de alto impacto, como HIIT, aero hiit e crossfit, pois colocam mais força nos seus exercícios e ajudam a tonificar os seus músculos.

2 – Tenha orientação profissional para praticar os exercícios com as mini bands

Apesar de as mini bands serem acessórios tranquilos de usar e com poucas contraindicações, por colocarem mais força nos músculos, podem causar algumas dores nestes locais ou nas articulações, principalmente em que ainda está sedentário, ao usar faixas de alta intensidade ou em que tem problemas de coluna ou problemas articulares. Por isso, especialmente se você ainda for inexperiente nos exercícios físicos ou tiver algum problema muscular, procure orientação profissional antes de iniciar o uso das mini bands.

3 – Faça alongamentos usando as mini bands antes dos exercícios

As mini bands podem ser usadas também para a prática de alongamentos, pois assim, você pode acostumar o seu corpo com o uso das faixas elásticas, e ainda, fazer uma força extra em seus músculos, tonificando e deixando o seu corpo mais forte e resistente.

Para fazer os alongamentos, é só usar as faixas elásticas da mesma forma que usa nos exercícios, assim conseguirá usufruir dos benefícios das mini bands.

Os alongamentos, para serem efetivos, devem aquecer os músculos do corpo como um todo, como os braços, pernas, etc. Assim, você estará seguro e preparado para iniciar os exercícios físicos, com segurança e visando bons resultados. 

4 – Use as mini bands em todos os seus exercícios físicos, sem exceções!

Usar as faixas elásticas em todos os seus exercícios físicos é garantir que o seu corpo irá se acostumando, aos poucos, com a intensidade das mini bands, e assim, com o tempo você poderá adicionar uma carga extra para melhorar os seus músculos e a sua performance.

O indicado, para iniciar da forma correta, é começar com as faixas mais leves, e depois, ir subindo a intensidade, assim, não há riscos de lesões e poderá melhorar a sua resistência corporal e muscular.

5 – Caso esteja lesionado ou com dores articulares, discuta o uso das mini bands com o seu médico ou preparador físico de confiança

As mini bands são indicadas para todo tipo de pessoa, entretanto, se você estiver com dores ou problemas antes da prática, é necessário verificar se as mini bands são apropriadas para o seu caso.

Muitas vezes é necessário esperar a melhora da sua condição para fazer exercícios de alto impacto, ou ainda, fazer o uso das faixas elásticas.

Viu só, que com apenas alguns cuidados você pode usar as mini bands para melhorar a performance dos seus exercícios físicos e cuidar da sua saúde? Nunca foi tão fácil usar acessórios para melhorar a sua atividade física!