Dicas de exercícios físicos para perder barriga

Dicas de exercícios físicos para perder barriga

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que para perder gordura abdominal, você precisa estar em déficit calórico. Isso significa, então, que você precisa gastar mais calorias do que consumir!

Mas, afinal de contas, como ficar em déficit calórico? Para que isso seja possível, você deve seguir um plano alimentar adequado e praticar exercícios físicos na intensidade correta.

De modo geral, ​os exercícios para perder barriga são aqueles de média a alta intensidade, os quais são capazes de aumentar os batimentos cardíacos e fortalecer os músculos abdominais.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo!

05 dicas de exercícios físicos para perder barriga

Existem diversos exercícios físicos para perder barriga que você pode fazer onde quiser, seja na academia ou em casa.

Veja alguns deles a seguir:

1- Burpee

O primeiro exercício a ser abordado aqui será o famoso burpee, o qual é um exercício simples que trabalha o corpo todo.

Com o burpee, você exercita as costas, o peito, as pernas, os braços e o bumbum, ajudando, dessa forma, a perder gordura e peso, haja vista que exige um enorme gasto de energia.

Para fazer o burpee, você deve ficar em pé, sempre mantendo os pés alinhados com os ombros, descer o corpo para o chão (jogando os pés para trás e levando o corpo em direção ao chão), apoiar com as mãos até ficar em posição de prancha e ir descendo como uma espécie de flexão até tocar com o peito e coxas no chão. Depois, você vai subir o tronco, empurrando com os braços e levantar dando um pequeno pulo com os braços esticados para o alto.

Você pode fazer esse movimento quantas vezes quiser, como, por exemplo, 3 séries de 8 a 12 burpees, com um descanso de 1 minuto entre uma série e outra.

2- Bicicleta no ar

Esse exercício, conhecido como bicicleta no ar, é uma variação de exercício abdominal o qual combina uma flexão de tronco e quadril com uma rotação de tronco, ajudando, assim, no fortalecimento dos músculos do abdômen.

Para fazer esse exercício basta deitar com as costas apoiadas no chão, levantar as pernas com as costas do chão e fazer o movimento como se estivesse pedalando uma bicicleta mas com os pés para cima.

Deixe as mãos atrás da cabeça e tente alcançar o joelho direito quando ele estiver mais perto do abdômen e faça o mesmo quando o joelho esquerdo estiver mais próximo do abdômen.

Você pode fazer 4 séries de 30 repetições em cada, mantendo sempre a coluna reta e dando um intervalo de 1 minuto entre as séries.

3- Prancha

A prancha isométrica é um exercício muito eficiente para aquelas pessoas que desejam perder barriga e tonificar os músculos do abdômen.

Para fazer esse exercício, você deve colocar as duas mãos paralelas no chão e fazer o mesmo com os pés, sendo que os pés devem estar paralelos

Atente-se para manter a coluna alinhada e para não elevar o quadril.

Você deve continuar nessa posição, sustentando o corpo, por pelo menos 30 segundos.

4- Abdominal solo

O chamado abdominal solo é utilizado, principalmente, para as pessoas que desejam dar aquela afinada na cintura, visto que esse exercício ajuda a definir os músculos da parte de cima da barriga.

Para que esse exercício seja feito, você deve se deitar no chão, dobrar os joelhos e deixar os pés paralelos com a sola tocando o chão. Depois deve colocar as mãos atrás da cabeça e levantar o tronco, se esforçando para fazer com que a cabeça toque no joelho.

Não tire a lombar do solo durante o exercício, para evitar dores nas costas depois.

Faça 4 séries de 30 repetições ou o máximo que conseguir.

5- Abdominal com os pés elevados

A abdominal com os pés elevados pode ser realizada sem apoio nas pernas ou com apoio, usando, por exemplo, uma bola de pilates ou uma cadeira.

Para isso, basta suspender os pés, manter os joelhos flexionados, colocar as mãos atrás da cabeça e elevar o tronco, como na abdominal solo.

Você pode fazer a quantidade de repetições que aguentar.

Além dos exercícios físicos para perder barriga

  • Manter uma alimentação balanceada;
  • Dormir no mínimo 8 horas por dia;
  • Ter uma rotina saudável;
  • Não fumar (ou, trocar o cigarro por um vape renova zero).

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre as dicas de exercícios de como perder gordura da barriga, chegou a hora de praticar, concorda?