maneiras de motivar os funcionários

12 maneiras de motivar os funcionários

Os empregadores podem tomar várias medidas específicas para aumentar o engajamento de seus funcionários. Para ajudá-lo, compilamos algumas ideias que servirão para inspirar sua equipe.

1. Elogios

Essas sete letras mágicas podem ter um efeito muito poderoso. Afinal, quem não gosta de ser elogiado pelo chefe ou pelos colegas quando um projeto termina? Se você quer motivar os funcionários, você precisa dizer a eles quando eles fizeram bem o seu trabalho. Você pode fazer isso com elogios, mas também com críticas construtivas e feedback geral.

2. Comunicação clara e aberta

Quando as coisas dão errado, muitas vezes é devido a mal-entendidos que são o resultado de uma comunicação ambígua. Isso pode fazer com que os funcionários tenham uma ideia errada das expectativas e objetivos que são discutidos nas reuniões e depois fiquem desmotivados quando percebem que seus esforços foram em vão. Uma maneira de evitar essa situação é fazer declarações claras e resumir os postos-chave no final de cada reunião para garantir que todos estejam na mesma página.

3. Responsabilidade e confiança

Ninguém gosta de micro gerenciamento. Portanto, você deve ser capaz de delegar tarefas se quiser manter um alto nível de envolvimento dos funcionários. Delegue projetos aos seus colaboradores e dê autonomia a eles para que possam demonstrar suas habilidades e conhecimentos. Isso aumentará sua confiança.

4. Trabalho valioso

Os funcionários devem saber que seu trabalho é valioso e contribui para a estratégia da empresa. Inclua esse aspecto em seu processo de feedback para garantir que gerentes e funcionários troquem constantemente informações sobre seu trabalho.

5. Liderança

Os gerentes devem ter liderança pelo exemplo e estar visivelmente comprometidos e motivados se quiserem elevar o moral e a eficácia de seus funcionários e conquistar seu respeito. Isso não apenas ajuda a preparar o terreno para reuniões eficazes, mas também é útil quando as coisas às vezes não vão bem e vale a pena permanecer positivo.

6. Objetivos pessoais

Objetivos pessoais fazem os funcionários trabalharem com um objetivo em mente. Isso os motiva e os incentiva a dar 100%. Portanto, você deve definir objetivos intermediários mensais ou trimestrais (que não precisam estar vinculados a recompensas financeiras) para que seus funcionários possam orientar seu trabalho para o alcance de objetivos claros.

7. Uma cultura de erro positiva

A forma como a empresa lida com os erros têm um enorme impacto na motivação e no engajamento dos funcionários. Os erros são aceitos e apreendidos ou todos têm medo de tentar coisas novas porque os erros são “punidos”? Uma cultura corporativa que responde positivamente aos erros aumenta o engajamento de seus funcionários mesmo quando trabalham em projetos arriscados.

8. Salário

Embora os salários geralmente não sejam o maior incentivo motivacional para a maioria dos funcionários, oferecer uma remuneração justa é uma forma de expressar o quanto você aprecia seus funcionários. Portanto, um bom desempenho deve ser acompanhado por um aumento de salário.

9. Comemore o sucesso

Toda a equipe deve comemorar o sucesso de um projeto, especialmente quando ele marcou um marco importante. Isso fomenta o espírito de equipe e motiva os funcionários para o próximo projeto.

10. Horário de trabalho flexível

Um estudo realizado globalmente pela Buffer e AngelList descobriu que 98% dos funcionários pesquisados ​​queriam horários de trabalho mais flexíveis, principalmente para poder trabalhar em qualquer lugar, inclusive em casa. Os empregadores devem atender a essas expectativas para promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e promover a lealdade dos funcionários à empresa.

11. Promover o desenvolvimento

Quando os funcionários podem expandir continuamente seus conhecimentos e habilidades sociais e, em seguida, aplicar as competências recém-adquiridas, sua motivação é muito maior. 

No final, nada desmotiva mais do que o trabalho monótono. A rotação de cargos e o enriquecimento de cargos podem ser duas iniciativas internas eficazes, juntamente com a organização de seminários e treinamentos regulares relacionados ao desenvolvimento de pessoal.

12. Comida e bebida

Às vezes, as pequenas coisas da vida podem fazer uma grande diferença. Ao fornecer alimentos e bebidas gratuitos aos seus funcionários, você está mostrando que se preocupa com o bem-estar geral deles, o que pode aumentar sua motivação e lealdade à empresa. Mais em: beeworkrp.com.br