Como escolher um colchão, dicas para a escolha ideal

Quer saber como escolher um colchão ideal? Uma boa noite de sono é algo fundamental para sua saúde em geral e isso um bom colchão pode ajudar a proporcionar. É durante o sono que o corpo renova as energias e que os processos metabólicos acontecem.

Assim, como 1/3 da sua vida você passa sobre um colchão, a escolha dele é algo extremamente importante. Por isso temos aqui algumas dicas de como escolher um colchão para te ajudar a fazer uma ótima escolha.

1 – O conforto para você

De nada adianta comprar o colchão mais caro e ele não ser confortável para você.

Algumas pessoas gostam de um colchão mais macio e outros preferem aqueles mais firmes. Nisso, há modelos como:

– Macio: ideal para pessoas que pesem menos. Mas esse colchão vai perdendo a sustentação com o tempo, devendo virar a parte de cima para baixo de tempos em tempos;

– Extramacio: indicado para pessoas que estejam acamadas ou para idosos;

– Médio: esse tipo ajuda o corpo a não afundar tanto como no colchão macio, sendo um pouco mais firme;

– Firme: indicado para quem possui problemas de coluna, geralmente eles utilizam molas e uma caixa de madeira para garantir mais firmeza;

– Extrafirme: esse modelo de colchão é indicado para quem opta por uma cama bastante firme, pois não afunda nunca. Mas ele é indicado apenas para quem já é acostumo a dormir em camas firmes assim.

Veja qual desses tipos te proporciona mais conforto e escolha tendo esse como um dos critérios essenciais.

2 – O tamanho é também importante ao escolher um colchão

Queen size? King size? Qual o tamanho ideal de colchão para você? Neste tópico mostraremos como escolher um colchão do tamanho ideal.

O modelo queen size (tamanho de rainha) é uma versão do colchão de solteiro com mais espaço. Se você é uma pessoa mais alta essa opção é a ideal.

Já o king size (tamanho de rei) é um dos maiores modelos que se pode encontrar ultimamente, sendo ideal para quem quer dormir como um rei.

E, claro, não podemos deixar de falar sobre os modelos de casal e de solteiro, ambos modelos mais comuns. O colchão de casal é ideal para até duas pessoas, contudo aqueles que gostam de bastante espaço podem não ficar tão confortáveis aqui.

Já o colchão de solteiro é perfeito para uma pessoa que não precisa de muito espaço. É um modelo ideal também para quartos mais compactos.

3 – Densidade da espuma

Fique atento também a tabela de densidade para escolher um colchão que seja adequado. A densidade é basicamente uma forma de ajudar o cliente a comprar um colchão que suporte o seu peso.

Por exemplo:

– Ao escolher um colchão com densidade D33, isso quer dizer que esse colchão usou 33 quilos de espuma para cada metro cúbico dele.

E cada uma dessas densidades é indicada para um peso, veja:

– O D33 é indicado para até 90 kg;

– O D45 é indicado para 91 a 100 kg;

– E assim por diante.

Também é importante saber que as espumas que tenham alta densidade possuem maior resistência contra deformações.

Verifique a tabela do INER – Instituto Nacional de Estudos do Repouso para se informar melhor.

4 – Certificação do colchão

Por fim, a certificação é outro fator crucial para escolher um colchão que seja de qualidade. É necessário que o produto, então, tenha o selo do Inmetro e também um número de registro.

Importante: todo colchão deve possuir, numa etiqueta, as especificações dos materiais utilizados. Fique atento a isso também.

Lembre-se: dormir bem é algo de extrema importância para todos e ter um bom colchão é fundamental para isso, por isso é importante saber como escolher um colchão. Fique atento a cada elemento que citamos aqui e boa escolha!

Agora você já sabe como escolher um colchão, é só partir para as compras!

Como escolher um colchão