Quarto estilo escandinavo

Quarto estilo escandinavo, acolhedor e clean

Está pensando em decorar seu quarto com um estilo comfy e minimalista? Então, você precisa conhecer o estilo escandinavo.

Quando você pensa na decoração ideal para o quarto, logo pensa em aconchego? Então, o estilo escandinavo pode ser o mais indicado para o seu projeto, pois ele é o exemplo perfeito de aconchegante e agradável. 

Com conceitos minimalistas, a decoração inspirada nos países nórdicos da Europa  tem linhas retas, cores neutras, paredes e móveis brancos, luz natural e muita simplicidade. 

Em quartos com esse estilo, você, com certeza, vai encontrar um edredom macio e acolhedor, elementos clássicos, como madeira, colchas, mantas e tapetes felpudos de tecidos naturais. 

Gostou da ideia de decorar o quarto no estilo escandinavo? Então, continue a leitura e conheça a origem desse design e algumas dicas para adotar. 

A história do estilo escandinavo

Como o próprio nome já diz, o estilo escandinavo vem da Escandinávia, uma região ao norte da Europa que compreende Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia.

Por ser uma região tipicamente muito fria, é cultural desses povos transformar suas casas em espécies de ninhos, quentinhos e acolhedores.

Essa característica é tão arraigada na cultura escandinava que logo se espalhou pelo mundo como um estilo de decoração que remete ao aconchego. 

Apesar da recente popularização pelo mundo — atualmente é possível encontrar até lojas de decoração especializadas neste estilo —, a tradição desse tipo de decoração vem de longa data, desde o século XX.

5 dicas para decorar o quarto no estilo escandinavo

1- Mantenha seu foco na cor branca

O branco é a cor predominante na decoração escandinava, seja nos móveis ou nas paredes. Ainda assim, você pode incluir elementos de decoração em outras cores, mas sempre na paleta neutra, como nude ou cinza, e até candy colors.  

Os tons claros ajudam a iluminar o ambiente, e a luz natural é algo muito importante nesse estilo de decoração. Permita também que o cômodo fique bem arejado e iluminado com janelas, mas, se isso não for possível, vale investir em um projeto de iluminação artificial que garanta esse resultado. 

2- Complemente a decoração com objetos simples 

Simplicidade é a principal diretriz do estilo escandinavo, que preza muito pelo minimalismo, ou seja, menos é mais. Pensando nisso, prefira objetos decorativos em vidro, cerâmica ou madeira.

Vale também apostar em almofadas, tapetes, luminárias e plantas, além de porta-retratos. 

Como o branco é a cor em foco, pode ser que você ache o ambiente muito monocromático. Nesses casos, vale acrescentar alguns pontos de cor, mas sempre em tons leves e em locais estratégicos, como em mantas, edredom e capas da almofada, por exemplo. 

3- Prefira móveis de linhas retas

No estilo escandinavo, prevalecem as linhas retas, já que a simplicidade é palavra de ordem na decoração com esse design.

Evite móveis com curvas e também excesso de mobiliário no cômodo. Além disso, priorize os itens pela sua funcionalidade e não meramente pelo efeito decorativo.

4- Aposte nas plantas

As plantas podem trazer mais aconchego e sensação de acolhimento em qualquer ambiente. Elas ainda purificam o ar, deixam o ambiente mais leve, eliminam toxinas, deixam o ambiente mais elegante e com o estilo comfy do escandinavo. 

Algumas espécies de plantas que são ótimas para o quarto são alfazema, espada-de-são-jorge, suculentas, cactos, entre outras.

Experimente deixá-las perto da janela ou em um local com luminosidade e observe onde elas se adaptam melhor. 

5- Use elementos da natureza e tenha organização

A decoração escandinava preza muito pelos elementos naturais, tanto nos tecidos, como nos itens de decoração e até nas estampas.

Montanhas e árvores são elementos presentes nas estampas do estilo escandinavo. Quadros na parede também são uma boa sugestão para criar um ambiente delicado com originalidade. 

A organização é outro ponto fundamental da decoração escandinava, que prioriza poucos itens, o que ajuda a deixar o ambiente menos bagunçado.

Manter tudo em ordem é importante para ter a sensação de aconchego que esse estilo proporciona. 

Com todas essas dicas, agora, está mais fácil criar e decorar o quarto com estilo escandinavo de forma deslumbrante.