Chá para gripe caseiro

Chá caseiro para gripe, quais as melhores opções e cuidados que você precisa ter

Quem nunca preparou ou até aquela dica especial de um chá caseiro para gripe e resfriados, não é mesmo? Aliás, é importante lembrar que várias plantas utilizadas para infusões e chás possuem propriedades que podem atenuar, prevenir ou tratar sintomas como tosse, coriza, cansaço, fraqueza muscular e dor de garganta, tão comuns quando estamos gripados.

Mas você sabe quais são as melhores plantas para preparar o seu chá contra gripe e quais cuidados precisam ser tomados para prepará-lo?
Confira conosco e boa leitura!

O que é um chá caseiro para gripe?

Um chá caseiro para gripe é uma infusão feita com plantas ou ervas que podem auxiliar no processo de recuperação do corpo em situações de infecção. Além disso, há frutas e vegetais que, associados à ingestão do chá, oferecem vitaminas e antioxidantes necessários ao organismo para o combate da gripe. Dentre os mais populares estão aqueles feitos com frutas, raízes e ervas medicinais, dos quais iremos discorrer abaixo.

Diferença entre gripe e resfriado e como eles afetam o corpo

Antes de comentar sobre os diversos tipos de chás caseiros para gripe, é necessário entender a diferença entre a gripe e o resfriado. Ainda que ambos possuam alguns sintomas em comum, eles não são a mesma coisa. Isso porque a gripe é causada por um vírus, de nome Influenza, enquanto os resfriados podem ter como causa o Rinovírus ou vírus similares.

Além disso, a gripe costuma durar até 10 dias, enquanto os resfriados têm, em média, apenas 4 dias. Os sintomas tanto da gripe quanto do resfriado são bem parecidos, contudo, o último, ocorre em menor intensidade e raramente com febre. Por sua vez, a gripe pode fazer a temperatura do corpo subir e apresentar quadros mais intensos de dor pelo corpo, cansaço, tosse e coriza.

Entretanto, ambos merecem atenção e cuidados, já que o resfriado afeta a parte superior do sistema respiratório e, se não tratado, pode desenvolver quadros de sinusite, otite ou até mesmo bronquite. A gripe, por afetar o pulmão inteiro, pode se tornar pneumonia.

O que fazer para a gripe passar rápido?

A ingestão de chás caseiros para a gripe é uma solução interessante, mas costuma ser mais eficaz quando realizada em conjunto com outras medidas. Por exemplo, a ingestão frequente de líquidos, repouso imediato e lavagem nasal com soro fisiológico.

Em casos de dores musculares fortes, também é possível o uso de bolsas com água quente para diminuir o desconforto.

Outra alternativa que pode ser utilizada junto ao chá caseiro para gripe são os gargarejos de água com sal em quadros infecciosos da garganta e o aumento da umidade do ambiente, a fim de proporcionar menor ressecamento do nariz.

Quais cuidados se precisa ter ao escolher um chá para gripe?

Primeiramente, ao escolher um chá caseiro para gripe, é preciso conhecer suas propriedades e escolher raízes, frutas ou folhas orgânicas, com o menor índice de agrotóxicos possíveis. Isso porque vários dos benefícios presentes na planta podem ser modificados ou atenuados quando há grande presença de elementos tóxicos no preparo.

Em situações onde a pessoa que irá ingerir o chá possua hipertensão, diabetes, câncer, doença renal ou outras, a recomendação médica é importante para que não haja nenhum efeito colateral.

Por último, e não menos importante, respeite o tempo de infusão ou preparo do chá caseiro para gripe, para que ele não perca suas propriedades terapêuticas.

Quais cuidados se precisa ter ao escolher um chá para gripe

Principais propriedades dos melhores chás caseiros para gripe

Separamos abaixo 5 dos principais chás caseiros para gripe, a partir das propriedades de cada um e lembramos que é possível o preparo com um mix dos seus favoritos.

1 – Chá de alho e limão

Um dos chás caseiros para gripe mais comuns e fáceis de encontrar é uma excelente alternativa para combater dores de cabeça, garganta e melhorar a disposição. Estamos falando do chá de alho e limão, que possui substâncias que atuam na inflamação, tem propriedades antibacterianas e alto teor de antioxidantes.

2 – Chá caseiro para gripe: Limão com mel

O chá de limão, além de muito saboroso, é rico em vitamina C e irá atuar diretamente nos sintomas mais graves da gripe. Isso porque a vitamina C é um poderoso antioxidante e ótima para reduzir dores de garganta e constipação nasal.

Quando adoçado com o mel, suas potencialidades ficam ainda maiores, já que o composto possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

3 – Chá de gengibre

Assim como o limão, o sabor e a sensação que o gengibre proporciona ao corpo é capaz de melhorar a imunidade e amenizar as dores e inflamações da garganta. Seja em sua versão pura ou misturada ao limão ou mel, o chá de gengibre tem rápida absorção pelo organismo e está na lista dos mais poderosos chás caseiros para gripe.

4 – Chá de laranja

Por também se tratar de uma fruta cítrica, o composto de vitaminas presentes na laranja são ótimos aliados no combate à gripe. A vitamina C, por exemplo, é altamente hidrossolúvel, auxilia na absorção de ferra e na produção de colágeno, permitindo uma recuperação rápida do organismo.

5 – Chá de equinácea para gripe: caseiro e efetivo

Por último, temos o chá de equinácea, que também pode ser feito como um chá caseiro para gripe, de forma pura ou em um mix com gengibre, limão, mel ou laranja.

Com alta concentração de antioxidantes, a equinácea é capaz de combater coriza e amenizar inflamações da garganta.

Como preparar em casa um chá para gripe e resfriado

O preparo de um chá caseiro para gripe não possui segredos, mas a receita pode variar de região para região. Por isso, o ideal é prepará-lo da forma que cada um considera melhor. Para isso, basta juntar em um caneco ou leiteira a água e os ingredientes, e deixá-los em infusão cerca de 5 a 10 minutos, de acordo com a parte escolhida da planta.

Em geral, raízes e tubérculos costumam levar mais tempo na infusão, enquanto flores, frutos e folhas precisam de menos tempo de fogo.

Caso opte por adoçar o chá ou infusão, o ideal é fazê-lo após desligar o fogo.