Cachepô barato

Cachepô barato, veja como esse recipiente auxilia no crescimento das plantas

Para entusiastas de plantas de casa, usar vasos duplos para plantas é uma solução ideal para cobrir recipientes feios sem o incômodo de ter que encher novamente.

Eles também podem permitir a mistura e combinação de designs que complementam sua casa, mesmo durante as estações. E existem vários tipos de cachepô barato. 

Além desse recipiente, um vaso autoirrigável e regas adequadas, o composto orgânico é fundamental para que as plantas cresçam saudáveis e bonitas. O cuidado com as plantas no cachepô alivia muitos problemas associados ao cultivo de plantas em vasos.

Quer saber mais sobre cachepô, como e quando usar? Então continue a leitura! vamos explicar quais os benefícios e ainda os tipos existentes.

O que são cachepô?

Um cachepô é um plantador decorativo no qual você pode colocar sua planta em um vaso sem ter que replantar completamente a planta. A palavra cachepot deriva do termo francês cache-pot e significa literalmente “esconder o vaso”: esta é precisamente a principal função deste acessório de decoração com a forma de um vaso.

Muitas pessoas estão ansiosas para replantar plantas domésticas assim que as levam do armazém. No entanto, algumas plantas são extremamente sensíveis e o replantio imediato pode romper as raízes e sobrecarregar a planta. Uma ideia melhor é deixar a planta em seu recipiente original e usar um cachepô. 

Eles podem assumir várias formas: potes de cerâmica, cestos trançados, baldes de metal, caixas de madeira e muito mais. Mas todos eles têm a mesma função: segurar suas plantas e ficar incrivelmente bem fazendo isso!

Vaso ou cachepô barato: qual a diferença?

Nós realmente sabemos a diferença entre vaso e cachepô? E se quiséssemos transformar um cachepô em um pote? A principal diferença entre o vaso e o cachepô é que este último não possui o furo típico na parte inferior para a saída da água: assim ficará perfeito para conter as plantas da casa, tomando cuidado para não sujar o chão.

Além dos potes clássicos com orifícios de drenagem no fundo e tampas de potes reais, existem alguns tipos de produtos híbridos, que podem ser usados ​​como vasos e como tampas de potes.

Benefícios do cachepô barato para plantas

Os cachepô são geralmente bonitos e podem ser simples ou elegantes. Esses vasos adicionam uma aparência final à sua planta. Quando você usa um cachepô, você não perturba as raízes da planta ou cria estresse para a planta. Não há aquela bagunça do replantio e você pode mover sua planta para um novo vaso a qualquer momento.

Existem muitos tipos diferentes de cachepô, incluindo recipientes de plástico ou metalizados. Qualquer que seja, é preciso que a planta caiba dentro.

Veja mais alguns dos benefícios do cachepô barato.

  • A planta e as raízes não são perturbadas;
  • Substitua facilmente as plantas que pararam de florescer;
  • Nada de replantio e bagunça;
  • Sem potes pesados ​​para mover;
  • Potes sem orifícios de drenagem podem ser usados;
  • Cachepô podem servir como um pires, segurando o excesso de água que drena para fora do vaso de cultivo.

Tipos de cachepô barato

Além de oferecer um ambiente propício para as plantas, o cachepô barato fornece muitas soluções decorativas diferentes.

Cachepô de plástico

O cachepô de plástico vem em quase todas as formas, tamanhos e cores que você possa imaginar. Versatilidade é o sobrenome desses cachepôs, você pode plantar direto sem furá-los. Além disso, é possível utilizar argila expandida para garantir que nenhuma raiz fique afogada e sim, com uma drenagem eficiente.

Alguns são projetados para os vasos autoirrigáveis e também para serem usados somente como cachepô, trazendo beleza àquelas suas plantas que você não abre mão de um contato mais próximo.

Eles são ótimos para o quarto, sala de estar, banheiro, mesa de jantar, cozinha, peitoril da janela, área de trabalho. Embelezam qualquer ambiente sem o uso do pratinho.

Cachepô de tecidos

Os cestos são ótimos cachepô, geralmente são baratos e leves. A desvantagem é que eles apodrecem rapidamente após entrarem em contato com a umidade. Para evitar o apodrecimento, forre a parte interna da cesta com plástico antes de colocá-la na planta. Além disso, use um pires na parte inferior para proteção extra contra umidade.

Cachepô cerâmica vitrificada

Vêm em uma ampla variedade de formas, cores e estilos. Você pode encontrar algo que combine com quase todas as decorações. Eles são resistentes, mas podem ser muito pesados ​​para mover.

Cachepô de terracota italianos

Eles podem fazer muito com plástico, mas acho que os vasos de terracota italianos podem superá-los. Você encontrará muitas opções de designs muito ornamentados, bordas extravagantes com nervuras ou laminados e acabamentos escovados.

Cachepô de metal

Você encontrará latão e cromo, alguns que parecem potes normais e outros que parecem baldes. Realmente depende da aparência que você deseja.

Cachepô de cimento

Designs incomuns, como a terracota italiana, mas pesados ​​e precisam de impermeabilização. As plantas plantadas diretamente dentro dos vasos de terracota e de cimento podem manchar a parte externa com os sais minerais do solo e da água. Para mantê-los com boa aparência, use-os estritamente como cachepô.

Cachepô barato: como usar

Usar um cachepô é tão simples quanto colocar sua planta dentro do contêiner. Não esqueça de verificar se o recipiente é grande o suficiente para remover facilmente a planta, se necessário.

Se o seu cachepô tiver um orifício de drenagem, você pode colocar um pires sob a panela para pegar a água. Algumas pessoas enfeitam suas plantas ainda mais adicionando uma camada de musgo espanhol no topo do solo.

O cuidado da planta de cachepô é fácil. É melhor remover a planta antes de regar e permitir que a água escoe completamente da planta antes de colocá-la de volta no cachepô. 

Agora que você sabe como usar um cachepot, experimente para que você também possa aproveitar os benefícios desse segredo de jardinagem. E lembre-se: a maior vantagem do cachepô é reduzir o choque nas plantas ao não perturbar suas raízes. Esse é o primeiro grande passo para ter sucesso com suas plantas de interior.