Vender jogos Steam

Vender jogos Steam, saiba como fazer isso

Se você quer saber como vender jogos Steam, trouxemos aqui algumas formas de fazer isso.

Primeiro de tudo, é importante que você saiba que ao comprar um jogo na Steam há como vendê-lo se o jogo for físico, já no caso de um jogo que está na sua biblioteca, então isso não é possível.

No caso do jogo estar no seu inventário, então você pode vendê-lo sem ter problemas com a Valve. É importante saber disso.

A seguir falaremos mais sobre isso ao apresentarmos as formas de vender jogos Steam.

Como vender jogos Steam: vendendo jogos que você adquiriu

A primeira forma de vender jogos Steam na realidade engloba diferentes maneiras legais para isso.

E começamos falando sobre a venda de jogos físicos. Nesse caso, você pode vendê-los em qualquer local que permita a venda desse tipo de produto, tais como: e-Bay, Amazon, Mercado Livre, etc. Há também como vender em lojas de jogos locais.

Mas e se você quiser vender um jogo digital que adquiriu?

Como já citado, no caso de um jogo não físico, se ele já estiver na sua biblioteca não é possível a venda. Nesse caso, você poderia vender toda a sua conta, com todos os jogos que estão ali também. Contudo há um problema aqui: pode ser que a Valve bloqueie a conta ou mesmo faça o banimento dela.

O modo correto de vender um jogo que você comprou é se ele estiver ainda no seu inventário, ou seja, você ainda não o adicionou a biblioteca. Nesse caso você obtém uma chave que pode usar, dar para um amigo ou vender.

E se você estiver pensando em transferir um jogo da biblioteca para o inventário, não há como fazer isso. E não dá para reverter isso, mesmo que você ainda não tenha jogado esse jogo.

Voltando a falar sobre os jogos no inventário, há como negociar eles os enviando como presente ou usando o sistema comercial da plataforma. Mas para isso precisará de algum serviço de intermediação de pagamento como o Paypal.

Há ainda como fazer o reembolso de um jogo que adquiriu e jogou por menos de duas horas. Mas esse jogo deve ter sido comprado nas últimas duas semanas. E o motivo para solicitar o reembolso não importa.

Vender jogos da plataforma: subindo o seu jogo na Steam

Já se você desenvolveu um jogo e quer subi-lo na plataforma, pode fazer isso através do Steam Direct. Para isso você não precisa ter conta jurídica e nem mesmo ter CNPJ.

Para vender seu jogo na Steam você precisará de uma conta bancária com número IBAN e com suporte a SWIFT, pela qual receberá o dinheiro das vendas.

O primeiro passo é criar uma conta no Steamworks. E lá você terá que fornecer alguns dados pessoais, bancários e também preencher um formulário de impostos. É importante saber o básico de inglês ou então usar o Google Tradutor.

É importante alertar que a Steam cobra uma tarifa para subir um jogo na plataforma. Essa é chamada de Product Submission Free e atualmente é de US$ 100,00. É uma tarifa que não é reembolsável, mas que você pode receber de volta assim que o seu jogo alcançar uma receita de US$1.000,00 brutos.

Com isso feito, então prepare seu jogo e apresentação dele para enviar à plataforma. É importante criar a página da loja, enviar as versões do jogo, fazer algumas configurações, enviar prints da tela do jogo, etc.

Por fim, depois de ter feito tudo isso, agora você deve aguardar para que a Valve aprove o seu jogo. E se você estiver com dúvidas, a Steamworks possui uma documentação completa em português sobre as etapas para subir seu jogo.