afiliado de produtos físicos

Como ser um afiliado de produtos físicos?

Trabalhar como afiliado de produtos físicos também é possível e pode gerar renda para o profissional que atua no processo de promoção de diferentes tipos de produtos.

Geralmente, trabalhar como afiliado remete ao trabalho de oferecer produtos digitais como ebooks, cursos online ou aplicativos, porém é bastante crescente a oferta de produtos físicos de diferentes categorias.

Esse tipo de trabalho ainda é pouco conhecido no Brasil, sendo a procura por infoprodutos ou produtos digitais ser mais comum e popular.

Porém, trabalhar com produtos físicos envolve a oportunidade de trabalhar com diferentes marcas, tipos de produtos e distribuídos a partir da plataforma online.

Neste artigo daremos importantes dicas de como trabalhar nesse segmento de atuação e os principais conceitos de mercado.

Programa de afiliado de produtos físicos

Atualmente, as pessoas também estão pesquisando sobre esse tipo de trabalho envolvendo a oferta de produto físico. O método de trabalho é similar ao empregado na oferta de produto digital.

Porém, o processo de precificação, divulgação e abordagem de cliente poderá ser diferente em comparação com a venda de produtos digitais.

A oferta de produtos físicos pode ocorrer por meio da compra e revenda de determinados itens, podendo se utilizar de franquias, como ocorre com as marcas de cosméticos, que permite ao franqueado a compra de determinados produtos por um custo mais acessível podendo depois revendê-los com uma boa comissão.

Porém, através desse método é importante ter um investimento inicial para ter um estoque mínimo ou saber trabalhar com estoque de terceiros.

Outro fator é saber montar o caixa da empresa ou do empreendedor, isso é importante para o estabelecimento do capital de giro e geração de percentual do lucro.

A oferta dos produtos necessitará de bom trabalho nas redes sociais, blogs, canais de YouTube, envio de e-mail e entre outras plataformas de conteúdo.

Como oferecer produtos físicos?

Trabalhar como afiliado de produtos físicos também requer trabalho de divulgação online.

É importante investir na criação de anúncios com o formato certo para redes como o Facebook e Instagram, editar vídeos curtos para posicionar o produto e fornecer as melhores informações para as personas (cliente idealizado) ou cliente potencial.

Atualmente, existem muitas lojas que já atuam com a divulgação online de produtos físicos, seja no e-commerce de grande porte ou de pequeno porte.

O afiliado terá a função de divulgar o link de vendas de cada produto ao qual foi autorizado para divulgar e oferecer cupom de compra para os clientes selecionados.

Trabalhando com estoque de terceiros

Trabalhar com estoque de outros investidores ou realizar afiliação para dropshipping é um dos caminhos mais adequados para o afiliado de produtos físicos.

Neste caso, o afiliado não precisa fazer investimento inicial em estoque, não precisa se preocupar com a entrega física dos objetos e não correrá o risco de permanecer com os produtos parados no estoque ou nas próprias mãos.

Dessa forma, o afiliado conseguirá concentrar suas energias no processo de divulgação, em aprender estratégias de divulgação e de posicionamento de produtos no ambiente online.

Os melhores programas para trabalhar como afiliado de produtos físicos

Atualmente, a internet oferece bons programas de afiliação para a venda de produtos físicos.

Sabendo como funcionam as metodologias de vendas e as verdadeiras vantagens, é importante escolher boas plataformas de vendas como as indicadas a seguir:

1 – Rakuten Marketing

Essa é reconhecida como uma das melhores plataformas de afiliados dedicada à oferta de produtos físicos no mercado atual.

Essa marca é patrocinadora do clube Barcelona, e atrai produtos de empresas como Saraiva, Walmart e Spartan.

2 – Netshoes

Esta marca está entre as principais marcas de venda online do Brasil, possui um site que é referência no Brasil nos quesitos de segurança e venda de produtos físicos.

Em seu programa de afiliado oferece boa margem de lucro e boa qualidade para o contratante. Considerando os produtos, o afiliado pode ganhar até 16% de comissão através dos links.

Através da NetShoes o afiliado pode trabalhar com a oferta de tênis esportivos, roupas para atividade esportiva, bicicleta, eletrônicos esportivos, vitaminas, games, equipamentos fitness e até material para pilates.

3 – Magazine Luiza

Essa marca está entre as maiores lojas do Brasil para a venda presencial e digital, porém o seu programa de afiliado tem crescido bastante nos últimos anos.

O site da Magazine Luiza oferece um bom programa de afiliados, oferecendo comodidade para o afiliado e para o cliente final. Para o afiliado basta assinar o contrato e iniciar a realização da divulgação do link oficial.

Na prática, todas as vendas a serem realizadas serão creditadas no nome do afiliado e poderão valer como comissão a cada venda.

​A vantagem de se trabalhar com a Magazine Luiza é que os preços praticados pela marca estão entre os melhores do mercado, o que ajuda a alavancar as vendas de uma forma mais direcionada e atrativa para os clientes.

4 – Amazon

A Amazon também oferece programas para afiliados de produtos físicos, sendo uma das maiores lojas virtuais do mundo e que está crescendo plenamente no e-commerce brasileiro.

Saber investir no programa da Amazon incentiva o afiliado a ser um parceiro da empresa e a atuar com a credibilidade da marca.

Atualmente, a Amazon trabalha com uma boa margem de lucro, cujo valor pode alcançar o percentual de 15%.

Através da Amazon, o afiliado pode trabalhar com livros, brinquedos, roupas, eletrodomésticos e acessórios diversos.

Dicas finais sobre trabalhar como afiliado de produtos físicos

Portanto, existem bons caminhos para trabalhar como afiliado de produtos físicos na internet brasileira e até mesmo estrangeira dependendo do perfil e objetivo do afiliado.

A venda de produto físico dessa forma não exige, obrigatoriamente, ter ou obter estoque fixo, permite trabalhar com produtos produzidos sob demanda e atuar sobre o estoque de outras empresas e pessoas.

O trabalho afiliado tem crescido bastante ao redor do mundo, e não seria diferente no Brasil.

No Brasil tem aumentado a quantidade marcas e plataformas que viabilizam esse tipo de trabalho de forma direcionada buscando validar o produto e o cliente da melhor forma possível.

Neste artigo apresentamos conceitos e possibilidades para atuar como afiliado nesse segmento de mercado com profissionalismo e dedicação.

Gostou? Existe algum novo programa de afiliados que recomenda e gostaria de ver aqui em nossa lista? Deixe o seu comentário!