Veja as vantagens da gestão estratégica de benefícios para sua empresa

Oferecer bons benefícios na empresa resultam em qualidade aprimorada, redução de custos, maior retenção de talentos e assim por diante.

Identificar, medir e escolher qual oferecer é chamado de gestão estratégica de benefícios. Ou seja, é a administração feita por uma empresa para disponibilizar vantagens aos seus colaboradores.

Mesmo que seja um desafio, ter uma boa gestão de benefícios permite que os gestores ou equipe de RH maximizem resultados tanto para a organização, quanto para colaboradores, e isso é parte de qualquer empresa bem-sucedida.

Continue a leitura e conheça as vantagens em aplicar a gestão estratégica de benefícios na empresa. 

O que é a gestão estratégica de benefícios? 

A gestão estratégica de benefícios é uma forma de controlar, acompanhar e disponibilizar incentivos para os funcionários

Estudar o perfil dos colaboradores e entender quais benefícios são interessantes para eles é ideal para fazer o gerenciamento com eficiência. Isso porque de nada adianta, por exemplo, oferecer um vale gasolina, se grande parte dos funcionários não possuem um automóvel.

O acompanhamento é feito, inicialmente, estudando o público da empresa. Entender o que é melhor para os colaboradores é essencial para buscar os incentivos disponíveis para o mercado de trabalho.

Além disso, é dever dos gestores acompanhar como está o uso desses benefícios e averiguar se todos estão satisfeitos com o incentivo disponibilizado.

É importante dizer que quanto melhor forem os benefícios, mais satisfeitos esses funcionários podem ficar, fazendo com que eles permaneçam motivados e valorizados na empresa em que trabalham e, ainda, falem bem dela para outras pessoas. 

Portanto, ter um conjunto de mecanismos alinhados e uma excelente visão da organização com uma gestão de benefícios em RH, é uma maneira excelente de dar valor ao trabalho do profissional e recompensá-lo todos os meses, mostrando que ele é importante para a equipe.

Gestão estratégica de benefícios: para que serve?

Gestão estratégica de benefícios

A gestão estratégica de benefícios serve, basicamente, para avaliar as vantagens e incentivos mais competitivos no mercado e que vão ajudar a empresa a solucionar questões como retenção de talentos, turnover, e motivação dos funcionários.

Geralmente esta análise é realizada pelo departamento de RH da empresa, e é de extrema importância, já que ele alinha as necessidades dos colaboradores, com os recursos disponíveis na organização.  

Agora que você já sabe o que é e para que serve a gestão estratégica de benefícios, vamos falar das suas vantagens. Acompanhe!

Vantagens da gestão estratégica de benefícios

As vantagens em aderir a gestão estratégica de benefícios na empresa estão relacionadas tanto na busca por uma boa impressão no mercado de trabalho, atraindo e retendo novos talentos, quanto à motivação dos colaboradores, como veremos a seguir:

Satisfação e motivação dos funcionários

Empresas que administram bem seus benefícios e recompensam os funcionários com incentivos que eles têm interesse, podem formar um quadro com profissionais mais satisfeitos e motivados.

Boa impressão para o mercado de trabalho

A gestão estratégica de benefícios é importante não só para os funcionários, mas também para a própria empresa.

Se os colaboradores estão satisfeitos e compartilham suas experiências positivas em relação à organização, o mercado de trabalho enxerga o negócio com bons olhos, resultando em

Retenção de talentos

Colaboradores que se sentem valorizados onde trabalham, principalmente através dos benefícios, tendem a ficar mais tempo na empresa.

Os responsáveis pela gestão estratégica de benefícios precisam entender que os funcionários procuram por bons incentivos para continuarem a atuar com vontade.

Proporciona bem-estar dos funcionários

Uma empresa que adota a gestão estratégica de benefícios oferece incentivos relacionados à saúde do colaborador.

Quando o funcionário sabe que pode contar essa vantagem, faz com que ele se sinta importante dentro da organização.

Evita turnover e absenteísmo

Uma boa gestão estratégica de benefícios possui um pacote de incentivos que auxilia na melhora da satisfação dos colaboradores, evitando ausências no trabalho, ou até a saída e entrada de novos funcionários de maneira frequente, causando impactos negativos para o nome do negócio e até mesmo financeiro. 

Como fazer a gestão estratégica de benefícios?

Conhecendo as vantagens, agora você precisa saber quais as medidas para fazer uma gestão estratégica eficiente na sua empresa. Veja os principais itens:

  • Alinhar com as necessidades e recursos disponíveis, decidindo sobre pacotes de benefícios que atraiam, retenham e melhores resultados para a organização;
  • Analisar a necessidade dos colaboradores, certificando que seus benefícios reflitam as demandas de seus funcionários;
  • Sugerir novos pacotes de benefícios, expandindo suas ofertas de benefícios, além dos tradicionais planos de saúde e odontológicos.;
  • Considerar a legislação trabalhista, já que há benefícios que fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), inclusive o vale alimentação e vale refeição ;
  • Se informar lendo livros sobre gestão de benefícios. Eles podem auxiliar ainda mais nesse processo de implementação e gerenciamento na empresa;
  • Escolher a solução de tecnologia, como uma plataforma de gestão de benefícios certa, já que a tecnologia  é absolutamente crucial para o mundo do gerenciamento de benefícios hoje. 

Como uma gestão estratégica de benefícios pode auxiliar a sua empresa?

Como uma gestão estratégica de benefícios pode auxiliar a sua empresa

Como vimos, para dar conta de todo o processo e que não haja prejuízos para colaboradores e empresas, a realização correta da gestão de benefícios para empresas precisa ser feita de maneira estratégica. Isso porque, não apenas o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, mas os colaboradores também estão. 

Dessa forma, a gestão estratégica de benefícios é uma ferramenta importantíssima dentro da organização para otimizar e gerenciar da melhor forma seu quadro de equipes e para que isso, é necessário que os benefícios sejam não só ofertados, mas entregues da maneira certa.

Uma gestão estratégica de benefícios bem feita pode aumentar o potencial da sua empresa e promover uma série de vantagens, além de reduzir riscos e erros. Além disso, ter esse um gerenciamento, permite que os custos sejam direcionados para os benefícios certos, facilitando a administração e evitando falhas de dados e informações.

Veja as vantagens da gestão estratégica de benefícios para sua empresa