SISTEMA DE EXAUSTÃO PARA LABORATÓRIO

Tipos de sistema de exaustão de gases para laboratório

Como muitos procedimentos são desenvolvidos em diversos locais insalubres como laboratórios, análises clínicas, bioquímica, etc., as emissões de gases e reagentes tóxicos nocivos à saúde são comuns, por isso é necessário investir em um sistema de exaustão para laboratório.

Somente equipamentos como esse podem proporcionar a segurança adequada para profissionais e a comunidade como um todo.

Também considerado como EPC, o sistema de exaustão de gases, ou capela de exaustão, é um item indispensável.

Isso porque, ele não só protege os profissionais que atuam em laboratórios, como também todos aqueles que transitam por este ambiente, mesmo que não diretamente com estes produtos.

No entanto, embora ele seja fundamental para a plena execução dos trabalhos deliberados neste local, é de crucial importância que as pessoas saibam manuseá-lo em situações de necessidade.

Portanto, é recomendável usar sempre o sistema de exaustão para laboratório ao manusear reagentes químicos. Especialmente em um ambiente fechado, onde o risco de contaminação/infecção é alto.

Mas, para isso, você também precisa saber que existem diferentes tipos equipamentos, que são recomendados de acordo com as exigências de cada situação. 

A seguir, explicamos um pouco sobre os três modelos de capela de exaustão que podem ser encontrados no mercado. Acompanhe:

1. Sistema de exaustão de insuflamento

Este modelo de exaustão é projetado para fornecer melhores condições de ar para esses ambientes. O processo começa com a modificação térmica, que também possibilita um maior conforto climático.

Basicamente, sua função é reduzir a presença de substâncias nocivas em laboratórios, que em alguns casos podem causar dificuldades respiratórias, irritações na pele e até problemas crônicos aos funcionários.

2. Capela de exaustão de gases

Este sistema de exaustão de gases foi desenvolvido especialmente para eliminar os vapores tóxicos gerados no processamento de reagentes químicos, e consiste em uma caixa que pode ser facilmente instalada na bancada do laboratório. 

No geral, desta categoria ele é relativamente um dos equipamentos que possuem mais variações, podendo ser encontrados em diferentes medidas, revestimentos e tipos de matéria-prima.

3. Cabine de exaustão de pós em MDF

Este sistema de exaustão para laboratório é amplamente utilizado em centros farmacêuticos para fins de embalagem de medicamentos, sendo uma de suas principais funções a captação e filtragem de partículas sólidas no ar.

Como resultado, além de evitar contaminações, as chances de irritações e queimaduras são reduzidas a praticamente zero.

Encontre os melhores equipamentos para sistema de exaustão de gases para o seu laboratório

Na Fillkplas, você encontra produtos de diferentes tamanhos, revestimentos e materiais de fabricação.

Portanto, para garantir que o modelo ideal seja fornecido para o seu laboratório, entre em contato com um de nossos consultores. Trabalhando conosco, você terá produtos de altíssima qualidade, além de profissionais totalmente capacitados que poderão realizar serviços específicos para garantir o melhor atendimento para sua empresa. Podemos te ajudar!