Reciclagem no Brasil, os desafios e a importância das práticas sustentáveis

A reciclagem no Brasil ainda é um tema desafiador. Mas o assunto é algo que precisa ser debatido e incluído em todas as camadas sociais, com ações práticas, como a reciclagem de embalagens plásticas e outros materiais. 

Porque no país, anualmente há um prejuízo de R$14 bilhões pela  falta de reciclagem adequada do lixo,  de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgados pela CNN

Assim, não há dúvidas sobre a grande quantidade de resíduos que são gerados no Brasil e o quanto o descarte incorreto pode ser prejudicial, para a natureza e a sociedade como um todo. 

Portanto, pensar em medidas que ajudem a melhorar esse quadro, por meio da reciclagem, é fundamental. 

Neste artigo, vamos explicar mais sobre a reciclagem no Brasil, seu conceito e como podemos reciclar os produtos que são descartáveis. Continue conosco e boa leitura!

jornais

Mas o que é reciclagem?

Para abordar sobre a reciclagem no Brasil, inicialmente vamos aprofundar mais sobre este conceito. 

O termo reciclagem é usado para abordar sobre o reaproveitamento de materiais para que seja criado um novo produto.

Em outras palavras, o produto terá a mesma função ou pode ser usado para uma função diferenciada. 

Porque na reciclagem, os elementos passam por uma transformação, onde retornam a seu estado original, ou sua matéria prima é usada para a fabricação de novos produtos. 

Dessa forma, aquele resíduo que seria descartado, muitas vezes de forma incorreta, ganha uma nova vida, por meio de um produto novo. 

Mas vale lembrar que o termo reciclar é diferente de reutilizar. Porque no segundo caso, o produto é usado novamente para outros fins, sem que se passe por um processo transformador em sua estrutura. 

Contudo, ambos têm a sua importância na preservação ambiental e sustentabilidade. Todavia, a reciclagem no Brasil precisa ser amplamente difundida, por diversos motivos. 

Por que a reciclagem no Brasil é importante?

O panorama atual da reciclagem no Brasil não é animador. Apesar de existir a Lei Federal 12.305/2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, somente 2,1% dos resíduos coletados são reciclados. 

E segundo informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) esses números se repetem há, pelo menos, desde 2018. 

Um dos principais motivos para a reciclagem não avançar de forma positiva no Brasil é o baixo acesso que a população tem para a coleta seletiva. Ou seja, desde a criação da Política Nacional, pouco avançou nessa questão no país. 

Por outro lado, há muitas iniciativas de reciclagem no Brasil que não são de conhecimento público, e por isso os dados não entram nas estatísticas oficiais. 

Contudo, o país ainda apresenta um índice de reciclagem abaixo de sua capacidade, especialmente em regiões mais remotas, onde o acesso a iniciativa de coletas indicadas é inacessível, em muitos casos. 

Por que a reciclagem no Brasil é importante

Quais são os desafios da reciclagem no Brasil?

Diante deste panorama, é inegável o quanto a reciclagem no Brasil é desafiadora. E um dos principais deles é o financiamento.

De forma geral, a Lei Nacional para resíduos sólidos é  responsabilidade compartilhada. Contudo, o plano de gestão deve ser feito pelas prefeituras, em última instância, pois são elas que fornecem o serviço. 

A legislação também prevê o repasse de verbas. O texto do Plano Nacional de Saneamento Básico afirma que no período de 2019 até 2023, deve haver o investimento no valor de R$ 2,3 bilhões na área, feitos pelo Governo Federal. 

Mas em 2020, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou que esses repasses tiveram queda de 87%. Portanto, esse ainda é um dos principais desafios. 

E o fato de o Brasil ser o 4° maior produtor de lixo plástico em todo o mundo e o que menos recicla, comprova a difícil situação na reciclagem no país. 

Quais são os desafios da reciclagem no Brasil

Como reciclar materiais?

Depois de conhecer o que é a reciclagem e qual a sua importância no Brasil, chegou o momento de aprender como reciclar e reaproveitar diferentes tipos de materiais.

Acompanhe abaixo. 

Metal

 O metal é um material 100% reciclável. Mas para isso ele precisa passar por um processo semelhante ao industrial, onde passará por uma fusão e voltará à sua matéria original. 

Papel

Uma boa maneira de reciclar o papel é picar o material descartado, mas sem amassar. Esses pedaços devem ser guardados em um recipiente seco, porque podem ser recolhidos para serem transformados em papel reciclado. 

Essa maneira de reciclar é simples e pode ser ensinada para as crianças, mostrando a importância de reciclar o material.

Vidro

A reciclagem do vidro derrete o material para que novos produtos sejam feitos. E semelhante ao metal, esse processo é feito de forma industrial. 

Você pode separar o material de vidro dos demais, com o cuidado de embalá-lo corretamente. Isso evita que as pessoas que farão a coleta e a reciclagem do material  possam se cortar. 

Além disso, o vidro pode ser reaproveitado em casa, As garrafas, por exemplo, podem virar arranjo de flores ou luzes e transformá-los em objetos de decoração, por exemplo.

Plástico

Por fim, o plástico é outro material perfeito para a reciclagem, por causa de sua durabilidade, facilidade de uso e adaptação a diferentes formatos. 

Assim, ele pode ser reaproveitado para várias finalidades, como utensílios do lar, brinquedos, potes para guardar objetos, entre outros.  

As garrafas PET são muito usadas para construir vasos de flores e até móveis. E por isso, é importante que o descarte seja feito de forma correta.

Conclusão

A reciclagem no Brasil, apesar do cenário ainda desafiador, é importante e precisa ser adotada. 

Por isso, conhecer iniciativas sustentáveis e incentivar de maneira própria que as crianças e jovens possam aderir a medidas de reciclagem contribuem para a mudança deste cenário nos próximos anos. 

Assim, garantir que a reciclagem seja uma realidade mais abrangente ajuda na conservação do meio ambiente e outras políticas públicas que são fundamentais para a população brasileira, em diversos aspectos.

reciclagem no Brasil