Mailing de imprensa: o que é, como funciona e importância para assessores

Mailing de imprensa é um termo conhecido entre jornalistas e assessores de imprensa de todo o Brasil. 

Mesmo vivendo em um cenário que as mídias tradicionais foram radicalmente reduzidas no Brasil, o mailing ainda se faz muito importante para trazer extrema qualidade nos resultados aos clientes. 

Com essa estratégia é possível estreitar o relacionamento entre profissionais da área de comunicação e gerar mais resultados para as empresas contratantes – além de escolher a mídia certa para cada notícia e ganhar espaços orgânicos na imprensa. 

No entanto, mais do que ter um bom mailing, é importante saber contatar o profissional responsável por uma determinada sessão ou “página” para conquistar resultados efetivos. Esse é o trabalho de bons assessores de imprensa!

Os jornalistas têm uma vida extremamente atribulada, com pouco tempo para leituras, o que deveria ser essencial, mas, na prática recebem muitos conteúdos que nada tem a ver com os temas que escrevem.

Sendo assim, é fundamental ter um bom mailing, segmentado com qualidade. Na mesma proporção, é responsabilidade do profissional realizar a cobertura de cada assunto.

Ou seja, saber elaborar uma lista de imprensa é entender que ela não precisa ser necessariamente longa, porém, precisa ser segmentada para atingir bons resultados, além de entender como se aproximar dos jornalistas.

Mas, afinal, o que é mailing de imprensa? Como funciona? Qual a importância de criá-los para estratégias de assessoria de imprensa? Acompanhe para saber tudo isso e muito mais.

Mailing de imprensa para assessores: o que é?

Mailing imprensa nada mais é do que um documento com um compilado de informações de contato de jornalistas dos mais variados canais de comunicação.

As informações normalmente são o nome e sobrenome, veículo de atuação, telefone, endereço de email, editoria que trabalha, cargo, ramal, entre outros. Ou seja, todas as informações necessárias para conseguir entrar em contato com o profissional.

Dessa maneira, é possível se comunicar de modo mais assertivo e direcionar a pauta ao profissional certo. 

Esses dados são usados por assessores para disparar releases, trabalhar e-mail marketing e outras ações que exigem envios de trabalhos para diversos usuários simultaneamente.

Os assessores mais experientes costumam ter vários mailings segmentados por ocasião, segmento de cobertura midiática, localização, entre outros nichos. 

De qualquer forma, o mailing imprensa é muito utilizado por agências de comunicação e marcas que têm time interno de RP e precisam se relacionar com jornalistas. 

Como funciona? 

Vamos supor que um assessor de imprensa escreveu um release apresentando um produto. Depois, ele vai no seu mailing de eventos e, de alguma forma, envia este documento para todos os contatos daquela lista.

O ideal é também ligar ou falar diretamente com cada um deles ao invés de só mandar um e-mail.

Com influenciadores digitais, por exemplo, as empresas têm um mailing de profissionais para cada campanha. Então, para enviar um press kit, eles procuram o nome, telefone, endereço e e-mail no mailing para enviar o produto para cada um deles.

É muito simples e funcional! De igual maneira, o mailing é extremamente importante para os assessores de imprensa, assim como os métodos de abordagem, segmentação e outras estratégias relacionadas ao tema.

Saiba mais!

Importância do mailing de imprensa para assessores de imprensa e empresas

Como podemos perceber, essa base de dados é crucial para conectar o mercado aos veículos de mídia de maneira assertiva, rápida e prática.

Afinal, é por meio dessa lista de contatos que os assessores e empresas têm acesso aos contatos profissionais dos jornalistas de todo o Brasil.

Esse contato que é fundamental para enviar sugestões de pautas, releases, oferecer entrevistas, fontes especialistas, entre outras atividades importantes para a assessoria de imprensa e a manutenção das empresas nos principais veículos da mídia do país.

Além disso, essa lista também é primordial para gerar novas oportunidades de aparição na mídia para uma determinada marca.

O objetivo é construir ou fortalecer a imagem de uma empresa na mídia.

Como ter um mailing de qualidade? 

É possível criá-lo por conta própria, fazendo uma lista de nomes e possíveis contatos. 

Também é possível contratar profissionais para fazer esses documentos ou comprá-los prontos.

A recomendação é sempre fazer por conta ou contratar alguém para fazer, já que essa lista deve ser feita de acordo com as preferências e necessidades de cada estratégia. 

Podemos concluir que vale a pena investir um tempo com essa atividade visando maior assertividade da ação.

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