Contratar uma agência de SEO ou fazer você mesmo

Contratar uma agência de SEO ou fazer você mesmo?

Como uma indústria, o SEO está em uma forma melhor do que nunca. Como afirma o último estudo da Semrush, esta indústria vale agora uns impressionantes 65 bilhões de dólares e, de acordo com suas previsões, continuará a crescer para cerca de 72 bilhões de dólares durante os próximos doze meses.

Apesar das frequentes mudanças de algoritmo do Google e de toda a paranoia de “SEO está morrendo”, a indústria ainda está crescendo rapidamente.

Graças às atualizações do Penguin e do Panda em particular, os profissionais de SEO agora têm que trabalhar duas vezes mais para gerar um ROI significativo de seus esforços e investimentos.

As técnicas e práticas usadas hoje são diferentes e muito mais complexas do que as usadas há apenas dois anos.

Mas, apesar de todas as mudanças e complexidades que vêm com o SEO hoje, as pessoas ainda veem a otimização de mecanismos de pesquisa como a ferramenta definitiva para direcionar o tráfego e construir uma presença notável online.

O estudo apontou que uma porcentagem significativa dos profissionais de marketing digital atualmente ativos pensam que a otimização de mecanismos de pesquisa está se tornando mais eficaz.

Mais de três quartos deles disseram que continuarão a aconselhar seus clientes a alocar partes ainda maiores de seus orçamentos gerais de marketing para essa forma de marketing.

Graças a isso, mais empresas estão começando a ver o valor de otimizar adequadamente seus sites para pesquisa.

Mas, apesar de todos os elogios, uma pergunta ainda permanece sem resposta:

É melhor para as empresas terceirizar seu SEO para uma agência de marketing digital ou cuidar disso sozinhas?

Nos seguintes segmentos deste artigo, vou me concentrar nesse assunto. Vou listar todos os prós e contras de contratar uma equipe interna inteira para fazer o SEO em seu escritório, em vez de alocá-lo a uma empresa especializada nesse tipo de trabalho:

Fazendo por conta própria

Como você provavelmente já sabe, SEO é um conceito complexo, composto de muitos aspectos técnicos e modernos de marketing, que não são tão fáceis de lidar para proprietários de negócios inexperientes e administradores da sites.

Se você está decidindo se deve ou não terceirizar seu SEO, deve abordar a decisão como um problema matemático:

Anote todas as variáveis ​​(como dinheiro, tempo, capacidades) e divida-as por seus recursos.

SEO é uma prática que exige muito do seu tempo e recursos. Certamente não pode ser feito por uma única pessoa, nas horas vagas.

Como é um investimento de tempo, os proprietários de empresas precisam decidir quanto vale seu tempo e se eles podem realmente alocá-lo em coisas como aprender e fazer SEO.

Se você quiser gerenciar seu SEO por conta própria, terá que encontrar espaço em sua agenda lotada para dominar tudo o que diz respeito à otimização de mecanismos de pesquisa.

Fazer as coisas da maneira errada ou buscar práticas questionáveis ​​que não são mais eficazes pode prejudicar sua empresa de várias maneiras.

Para a maioria dos empreendedores que já administram negócios lucrativos, o tempo para aprender e praticar SEO pode ser melhor gasto em um trabalho que realmente mantém seus negócios funcionando.

Portanto, para médias e pequenas empresas (que não têm muitos funcionários) – fazer SEO por conta própria não é muito lucrativo, porque as distrai das coisas que pagam as contas.

Se você está pensando em contratar sua própria equipe de SEO para fazer tudo relacionado a SEO para você em seu escritório – é fundamental saber os custos de desenvolver um departamento interno de SEO.

Mais uma vez, você deve abordar esse enigma como um problema matemático.

Se você verificar os números e comparar seus salários mensais com o valor que uma agência cobraria de você pela mesma quantidade de trabalho que sua equipe estaria realizando, você verá que isso também não é muito lucrativo para a maioria das empresas.

Especialmente se você não tem orçamento para conseguir contratar especialistas de verdade, com experiência significativa em SEO, para ingressar na sua empresa.

Idealmente, ter sua equipe interna de SEO é a melhor opção, mas encontrar os fundos para desenvolver uma e conseguir o tipo certo de pessoa para ingressar na sua empresa nunca é uma tarefa fácil.

Trabalhar com uma agência de SEO

Acredite ou não, mas trabalhar com uma agência de SEO é a opção mais econômica que existe. Certamente é muito mais barato do que construir e administrar sua própria equipe interna , e realmente não custa tanto do seu valioso tempo e recursos quanto dominar e praticar tudo por conta própria.

O que torna as agências de SEO atraentes para a maioria das empresas é o fato de já terem muitos profissionais de SEO experientes em sua folha de pagamento.

Toda boa agência de SEO tem seus próprios profissionais de marketing sênior, gerentes de contas, redatores de conteúdo, estrategistas, criadores de links e gerentes de projeto que trabalham no mesmo escritório.

Eles podem se concentrar em melhorar todos os aspectos relacionados ao SEO de sua marca e negócios.

As agências podem fornecer ao cliente estratégias eficazes e a mão de obra necessária para colocar quase todos os planos relacionados a SEO em ação.

Terceirizar seu SEO para uma agência é a melhor maneira de garantir que seus esforços neste departamento sejam atendidos por pessoas com experiência genuína neste campo.

A única desvantagem de trabalhar com uma agência de SEO é que há muitas delas para escolher, e todas variam no que diz respeito à qualidade do serviço.

Antes de escolher uma agência específica, você deve sempre fazer o seguinte:

  • Confira seu blog e portfólio. Se você olhar o site de uma agência em particular e não encontrar estudos de caso, posts em blogs ou basicamente qualquer coisa que comprove a qualidade de seu trabalho, leve seu negócio para outro lugar.
  • Examine e desenvolva seu objetivo. Antes de fazer parceria com uma agência específica, certifique-se primeiro refletir porque você está investindo em SEO. Só então você será capaz de definir metas realistas e calcular o ROI de suas campanhas de SEO.
  • Faça uma verificação de antecedentes sólida. Olhar para os depoimentos no site de uma determinada agência não é bom o suficiente. Se quiser saber mais sobre as pessoas com quem trabalhará, você deve sempre pesquisar um pouco on-line nos círculos de SEO para ver que tipo de destaque sua agência potencial tem na comunidade de marketing digital.

Considerações finais

Obrigado por reservar um tempo para ler este artigo de cima a baixo. Como você pode ver de que tudo o que foi escrito acima, terceirizar seu SEO para uma agência é certamente uma solução mais econômica do que fazer você mesmo.

Mesmo que, idealmente, fosse ótimo ter sua própria equipe interna de SEO, muitas empresas não conseguem realmente fazer isso, porque construir essa equipe exigiria muito do seu tempo e recursos.

Se você está procurando ganhos rápidos, flexibilidade ou apenas uma chance de ficar à frente de seus rivais, contratar uma agência de SEO deve estar no topo da sua lista de tarefas.