Como resolver as bolhas na parede de sua casa ou apartamento

Como resolver as bolhas na parede de sua casa ou apartamento?

Escolher reformar ou construir uma casa não é uma decisão simples, visto que é necessário considerar diversos fatores, como orçamento disponível, tempo de obra, contratar os profissionais adequados, realizar o projeto estrutural, entre outros. Além disso, mesmo com um bom planejamento, é possível que surjam alguns problemas nas mais diferentes etapas.

Quando falamos na fase de pintura, uma questão que pode surgir são as bolhas na parede, que aparecem principalmente nas paredes externas e podem causar incômodo. Sendo assim, se você está com esse problema, continue acompanhando o post de hoje e veja como lidar com elas.

Como surgem as bolhas nas paredes?

Geralmente, as bolhas costumam surgir devido ao uso de tintas de baixa qualidade. Contudo, existem outros motivos que podem causar esse tipo de problema, confira:

  • Pintura sobre tinta antiga: Se as paredes foram pintadas sobre uma tinta antiga, descascando ou com retalhos de papel de parede, pode ser que as bolhas surjam.
  • Pintura sobre superfície com poeira: A presença de poeira pode prejudicar e muito a aderência da tinta. Sendo assim, é importante lixar e limpar a parede antes de fazer a aplicação. 
  • Pintura sobre superfícies úmidas: Pintar uma parede úmida pode levar a formação de bolhas e isso também acontece quando a umidade do ar está acima de 85%.
  • Umidade com surgimento de mofo: Toda parede com mofo precisa ser lavada com cloro ou água sanitária antes da pintura, aguardando o produto agir por cerca de 1 hora e depois enxaguando o local. Além disso, é preciso que a parede fique totalmente seca antes da pintura.

Como resolver o problema de bolhas nas paredes?

A boa notícia é que as bolhas nas paredes estão bem longe de ser algo complicado para resolver. É claro que o mais indicado é tentar entender o que está causando as bolhas, pois dependendo do motivo, a solução pode ser diferente e não apenas uma nova pintura. Contudo, geralmente boa parte das causas está relacionada à má aderência da tinta na parede. Sendo assim, confira abaixo o passo a passo para resolver seu problema de bolhas:

1. Raspe a superfície

O primeiro passo é raspar toda a superfície da parede que possui bolhas, pois irá ajudar a remover tudo aquilo que atrapalha. Para isso, você pode utilizar uma espátula simples de metal, visto que facilita a raspagem e assim acelera o processo. É importante lembrar de remover o máximo possível das bolhas, pois somente assim você irá resolver seu problema.

2. Massa corrida

Depois de raspar toda a superfície é preciso analisar se existem buracos profundos na parede. Se houver, é preciso utilizar a massa corrida para corrigi-los. Contudo, fique atento ao tipo de massa que irá aplicar, visto que a massa PVA deve ser usada apenas nas paredes internas.

3. Impermeabilização

Em seguida, é necessário impermeabilizar a parede, pois isso evita o acúmulo de umidade e surgimento posterior de novas bolhas. Como existem diversos impermeabilizantes disponíveis no mercado, nossa dica é investir em produtos de qualidade para evitar novos problemas.

4. Massa corrida novamente

Depois de impermeabilizar a parede, é necessário aplicar novamente a massa corrida para dar melhor acabamento.

5. Lixe a parede

Assim que a massa secar, lixe a parede para remover possíveis imperfeições. Em seguida, retire a poeira com um pano úmido e espere secar.

6. Tinta

Por fim, somente depois que tudo estiver bem seco é que você pode aplicar a nova camada de tinta.

Então, agora que você sabe como resolver o problema de bolhas nas paredes já pode colocar a mão na massa. Contudo, caso não entenda sobre o assunto, nossa dica é contratar um profissional especializado para evitar novos problemas em sua construção ou reforma.