COIFA DE EXAUSTÃO

A coifa de exaustão para laboratório garante a segurança dos profissionais da área

A coifa de exaustão é um equipamento de crucial importância para atividades realizadas em ambientes laboratoriais.

Afinal, tais locais são reconhecidos devido a sua alta probabilidade de riscos à saúde, levando-se em consideração os produtos que são manuseados em cada uma de suas operações.

E como tal, é dever de cada laboratório fazer o máximo para prevenir que estes riscos se tornem ainda maiores, trazendo uma série de problemas para a vida de seus profissionais e da sociedade como um todo.

Pensando nisso, que tal conhecer um pouco mais sobre a coifa de exaustão? Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber sobre este equipamento indispensável!

Você sabe o que é uma coifa de exaustão?

Como bem falamos anteriormente, a coifa de exaustão é um elemento indispensável para a boa execução de atividades realizadas em um ambiente laboratorial.

É através dela que produtos nocivos à saúde humana são eliminados e neutralizados, promovendo a segurança dos profissionais que atuam nestes espaços.

Para entender isso, é bastante simples: a coifa de exaustão age captando os elementos poluentes e, posteriormente, evitando possíveis contaminações ao ambiente.

Uma coifa de exaustão em pleno funcionamento, isto é, funcionando adequadamente, reduzirá a zero as chances de toxinas químicas e biológicas de se espalharem pelo local, protegendo ao máximo a exposição de quaisquer funcionários a contaminações.

Além disso, uma coifa de exaustão possui uma série de articulações, permitindo que ela tenha capacidade para se movimentar e aproximar, se assim for necessário, sem que atrapalhe a visibilidade e a movimentação dos profissionais.

É, portanto, um meio eficiente de trazer segurança e autonomia para o laboratório, evitando perdas de tempo, além de propiciar o aumento da produtividade.

Fora isso, é importante saber que estes equipamentos podem ser desenvolvidos em materiais de diversos tipos, como aço INOX, ferro galvanizado com pintura eletrostática e até mesmo polipropileno. Dependendo exclusivamente das necessidades do cliente e de sua solicitação.

Como utilizar uma coifa de exaustão no ambiente de trabalho?

Para se obter o pleno funcionamento de uma coifa de exaustão e manuseá-la de forma mais fácil, é preciso que este equipamento seja posicionado próximo a locais onde há maior concentração de gases poluentes.

Basicamente, isso permitirá um fluxo constante para a fonte de gás do qual se pretende exaurir.

Sobretudo, esse é o modo mais fácil e adequado de garantir a segurança de todos os profissionais que atuam no laboratório, reduzindo por completo as chances de contaminação a gases tóxicos, irritantes e cáusticos.

São muitas as vantagens de uma coifa de exaustão para laboratório

Para começar, podemos considerar como uma de suas principais vantagens, a garantia em realizar a retirada de gases nocivos presentes em ambientes fechados, como em laboratórios.

No entanto, para que seja possível usufruir deste benefício, é necessário se atentar ao posicionamento do equipamento na hora da instalação.

A coifa de exaustão deve ser posicionada próxima às fontes geradoras de gases, de modo que se crie um fluxo constante para que o operador tenha facilidade em utilizá-la na fonte que se deseja absorver.

Dessa forma, é possível evitar que gases poluentes entrem em contato direto com os colaboradores.

De igual modo, há também os benefícios relacionados à proteção de equipamentos vulneráveis à ação de gases corrosivos.

E, finalmente, é de deixar claro que este é um equipamento construído sob medida, do qual atende a todas às normas de ergonomia, NR17 e de exaustão.

Os melhores equipamentos laboratoriais você encontra na Fillkplas

A Fillkplas atua há mais de 30 anos com soluções voltadas para ambientes laboratoriais e de outros setores da indústria.

Realizamos também o desenvolvimento de inúmeros projetos, além da fabricação e instalação de diferentes tipos de equipamentos.

Inclusive, temos como maior compromisso oferecer produtos de alta qualidade, de acordo com as normas, e seguindo preceitos únicos como ética e compromisso ao cliente. Valores estes, dos quais são evidenciados através de nossos milhares de atendimentos e parcerias de sucesso.

Portanto, para ter acesso a cada uma de nossas soluções e descobrir o equipamento ideal para o seu caso, não perca mais tempo! Entre em contato com um de nossos consultores para avaliarmos a sua situação e indicar a melhor escolha para o seu problema. Podemos te ajudar!