Roupas de ciclismo 4 dicas para escolher as melhores opções de vestuário

Roupas de ciclismo: 4 dicas para escolher as melhores opções de vestuário

A prática do ciclismo é muito importante para ter uma boa saúde, uma vez que esse esporte é bastante tranquilo e divertido de praticar.

Mas se você não tomar alguns cuidados, a experiência poderá se tornar desagradável. Um desses cuidado é a escolha de uma roupa adequada para esse tipo de prática de esporte.

Para que a prática desse exercício seja feita de forma tranquila e confortável, é muito importante escolhes as roupas certas para a ocasião.

Sendo assim, vamos apresentar algumas dicas de como você pode escolher as roupas mais adequadas para praticar esse esporte tão legal.

A importância das roupas de ciclismo

Usar roupas de ciclismo não é questão de moda, ela tem uma função muito importante principalmente relacionada ao desempenho do treino.

Principalmente quando você vai participar daqueles treinos de longa distância, é muito importante está confortável para aguentar o trajeto sem ficar desconfortável.

Assaduras por exemplo podem ser evitadas se você utilizar as roupas corretas para o seu treino na bicicleta, seja em longas distâncias ou curtas.

Além de evitar possíveis assaduras, as roupas adequadas deixam o ciclista mais seguro ao praticar esse esporte.

Como esse tipo de roupa é desenvolvida para proteger o ciclista de frio, ou calor extremo por exemplo, ela proporciona ao usuário uma maior sensação de segurança e conforto.

Por serem feitas com os ajustes adequados, é muito difícil acontecer algum tipo de acidente por conte de algum tecido que se prendeu em algum lugar, deixando o ciclista mais seguro no pedal.

Por ser roupas que se adaptam bem ao corpo, elas são bastante flexíveis quando o assunto é movimento, possibilitando maior liberdade ao ciclista.

Tendo em vista essas características, vamos apresentar algumas dicas para que você possa escolher as melhores opções de vestuário para utilizar na prática do ciclismo.

As roupas

Geralmente as roupas de ciclismos são: a camisa específica para o ciclismo, a bermuda, a calça e o bretelle.

A camisa própria para essa prática de esporte atua de forma a proteger o atleta de ventos e outras condições adversas.

Já a bermuda e a calça, ajuda a manter uma boa circulação além de ter uma proteção contra o atrito com o selim da bicicleta.

Já para um pedal longo, a peça ideal é o bretelle, pois ele ajusta as curvas do corpo e não aperta a parte da cintura, proporcionando um melhor conforto no trajeto.

Para escolher as suas peças, é necessário que você leve em consideração 4 características: conforto, especificidade, qualidade e tamanho.

Conforto

O conforto é um fator muito importante quando você pensar em escolher as vestimentas para a prática do ciclismo.

As peças são as primeiras a receber os impactos da prática do esporte, como sol, ventos, chuvas, atrito, entre outro.

Dessa forma, é essencial que você escolha roupas confortáveis, para que você não sofra com incômodos durante o pedal.

Por exemplo, ao comprar uma calça ou bermuda de ciclismo, leve em consideração o forro da peça. Busque por aquelas que tem forro em gel ou espuma, para te deixar mais confortável.

Busque também por modelos flexíveis, pois essas peças irão facilitar os movimentos na hora de pedalar, deixando a prática do esporte mais fácil.

Peças específicas

Busque escolher peça que tenham um diferencial que irá te dar mais conforto na hora da prática do esporte.

Por exemplo, escolha peças que tenham um designer prático e confortável para que você sinta segurança ao fazer a prática do ciclismo.

Escolha tecidos com tecnologia antibacteriana e anti odor por exemplo, esses tipos de peças dão maior segurança no que diz respeito a mau cheiro.

Outra característica que você deve levar em consideração é se as peças tem proteção UV, pois esse tipo de tecnologia é essencial para proteger você dos raios solares.

Qualidade

A qualidade do produto deve ser um dos primeiros itens a serem levados em consideração, pois uma peça de boa qualidade deverá durar por muito tempo.

Vale mais apena você investir um pouco mais caro em um item que você tem a garantia de que não terá problemas e irá durar mais, do que em algo que vai estragar com facilidade.

Para comprar roupas de ciclismo de qualidade, verifique o material no qual a peça foi produzida, se a costura é reforçada e se o designer traz conforto. Essas são características essenciais para investir em uma peça de qualidade.

Tamanho correto

Verifique o tamanho correto para seu tipo de corpo, pois tanto peças apertadas, como também folgadas irão fazer com que a prática do esporte seja desconfortável.

Dessa forma, o ideal é verificar quais as medidas corretas e escolher as peças que mais se adequem a seu corpo de forma que fiquem confortáveis.

Seguindo essas dicas você conseguirá escolher as melhores opções de vestuário para a prática de ciclismo! Até a próxima!