Quais profissões irão bombar

Quais profissões irão bombar em 2022!

Em busca de mudanças profundas na sua carreira? Vem olhar essa lista!

Melhorar as competências profissionais é fundamental em um mundo em constante movimento. Com o desenvolvimento de novas tecnologias – que literalmente surgem de um dia para o outro e são capazes de mudar toda a nossa forma de lidar com a vida -, fica para trás quem não busca se atualizar e tornar o seu currículo competitivo.

Já se foi o tempo em que podíamos ficar “apenas” na nossa área. Não buscar skills atraentes ao mercado de trabalho ou compreender novas tendências faz com que nos tornemos profissionais antigos, sem expertise para lidar com problemas novos e sem soluções atrativas para o nosso cotidiano.

O resultado disso? Na melhor das hipóteses, ser forçado a aprender no dia a dia, por meio das experiências e das dificuldades (e isso pode ser complicado, uma vez que atrasa a equipe, diminui a produtividade e pode gerar forte desmotivação). Na pior, bom… Você consegue imaginar.

Não estamos tentando, de forma alguma, fazer com que você fique alarmado ou acredite que vá perder o emprego de uma hora para outra. Salientamos, porém, que é uma necessidade estar alinhado às demandas do mercado e às modificações do mundo que está ao nosso redor, girando cada vez mais rápido.

Se você, neste momento, não sabe para onde ir, respire fundo: é sempre hora de recomeçar! Neste artigo, trazemos algumas recomendações de profissões que, de acordo com os especialistas, estarão no auge no próximo ano. Veja só:

Profissões em alta para 2022: conheça!

Vazamentos de dados são algumas das coisas mais perigosas que podem acontecer. Em 2021 – e nos próximos anos -, nada é tão valioso quanto a nossa privacidade, em especial quando falamos sobre dados sensíveis.

Infelizmente, muitas companhias ainda não entenderam que é fundamental blindar os seus sistemas de segurança. Isso tem gerado uma série de desconfortos aos usuários, que infelizmente às vezes encontram informações privadas vazadas em fóruns e similares.

Além do desconforto da exposição, há o óbvio perigo em ter dados pessoais, como CPF, RG, endereço e afins, além de dados bancários, colocados ao alcance do público. Para evitar que isso aconteça, entra em cena o profissional de segurança digital – ou de cyber security.

Trata-se de uma profissão que está em alta e que será inestimável para os próximos anos. Se você está em processo de formação ou buscando recolocação profissional, essa pode ser uma excelente oportunidade.

Engenharias

De acordo com material da revista Exame, as indústrias que lideram as contratações são: saúde, bens de consumo, tecnologia e logística, infraestrutura e mineração.

Entre os profissionais procurados, estão: gerente de Supply Chain, comprador, gerente de vendas técnicas, coordenador de planejamento, engenheiro de aplicação e vendas e gerente de projetos.

As carreiras do futuro, além disso, incluem piloto de drone (sim!), engenheiro de inovação e engenheiro de dados. Este último, como sabemos, também dialoga com o primeiro tópico deste artigo, onde falamos sobre segurança de dados e privacidade.

Recursos Humanos

O RH também tem que ser citado quando falamos sobre profissões do futuro! Não existe nenhuma empresa forte sem um RH de excelência – isso é apenas um fato.

Por meio do trabalho dos profissionais desta área é que são organizados os processos internos, a observação de funcionários, a distribuição de tarefas, os pagamentos… A lista é longa!

Para o futuro, espera-se que haja demanda de pessoas especializadas em People Analytics, mas não só. Quem tem especialização em treinamento e desenvolvimento também sai ganhando!

Profissionais de Growth Hacking

Growth Hacking é um termo utilizado para descrever a utilização de técnicas que têm como objetivo o crescimento e o desenvolvimento de empresas e profissionais em tempo relativamente curto.

Profissionais especializados em GH atuam na criação de estratégias voltadas para o crescimento individual e coletivo dos colaboradores, mas não só. Eles fazem análise sobre produtividade e rotatividade, acompanham resultados e desenvolvem soluções voltadas para o mercado interno e externo das companhias.

Vendas e Marketing

Por fim, ainda de acordo com relatório da Revista Exame, os setores de Bens de consumo, varejo, startups, educação, agronegócio, mídia e publicidade e healthcare estarão em alta no próximo ano.

Nesses locais, espera-se o surgimento de novos talentos nas áreas de coordenação de marketing digital, gerente de e-commerce, analista de marketing digital, CRM-CX, live streaming (porque o streaming é o futuro, definitivamente) e criação de produtos digitais.