Por que o setor de tecnologia precisa dar o primeiro passo na diversidade e inclusão

Por que o setor de tecnologia precisa dar o primeiro passo na diversidade e inclusão?

Menina veste rosa e menino veste azul, essa frase não soa ultrapassada nos dias atuais? Na mesma linha, pensar que só homens são atraídos por tecnologia é pensar na completa falta de diversidade e inclusão, motivo esse que nos trás até esse texto. 

Nas áreas da indústria de tecnologia, assim como em qualquer outra área, é necessária a pluralidade, com profissionais de gêneros, etnias e culturas diversas. Mostraremos aqui neste texto o quanto é importante a aposta na diversidade quando o assunto é trabalho nas empresas de tecnologia.

O que é a diversidade no trabalho?

Diversidade no trabalho é contar com uma equipe que seja plural, pautada na diversidade e inclusão (sigla D&I), deixando para trás toda e qualquer ideia que seja ultrapassada ou estereotipada.

Lembramos novamente que a tecnologia não desperta interesse apenas no homem, como também não somente ao homem asiático, cisgênero ou heterossexual. Ao compreendermos isso estamos colocando a diversidade em prática e abrindo assim espaço para contratarmos gente que não se encaixa no “padrão” definido anteriormente, pautado em preconceitos.

Como o apoio da diversidade e inclusão é importante na empresa

Todo o quadro de funcionários de uma empresa costuma refletir a sociedade a qual a mesma participa. Portanto o apoio a diversidade e inclusão contribui para uma melhor imagem daquela empresa perante a sociedade, além de essa atitude ser a mais correta a ser feita.

Isso sem falar que essa atitude só trará benefícios em relação ao trabalho desempenhado por todos. Pense comigo, se cada funcionário possui uma característica diversa, origem e vivência diferente ele enxerga um problema e a sua solução à sua maneira, ajudando assim no aumento de nível de criatividade e inovação da empresa.

Realidade na área de TI

Novamente, tudo o que dissemos aqui não tem importância apenas às empresas tecnológicas, ou ao departamento de tecnologia da informação delas, mas são nessas empresas onde enxergamos um certo “padrão” dentro desse contexto.

Confira abaixo alguns dados informados pela US Equal Employment Opportunity Commission. Nele é possível vermos que a grande maioria que trabalha com tecnologia é formada por:

  • brancos (63,5% a 68,5%);
  • asiático-americanos (5,8% a 14%);
  • homens (52% a 64%).

Se olharmos apenas para os que trabalham em setores executivos, a desigualdade aumenta:

  • brancos (mais de 83%);
  • homens (80%).

Mesmo que em sua maioria as empresas preguem uma preocupação com a diversidade e inclusão, quando criam alguma oportunidade de promoção ou a cargos de confiança, seu foco continua sendo na contratação de algum homem branco.

Sem contar que essa diversidade tecnológica é necessária não somente por conta da inclusão, mas também pela equidade. Afinal, ainda hoje existem diferenças salariais entre homens e mulheres que chegam a absurdos 77% dentro desse setor.

TI e acessibilidade

Acessibilidade. Ela é super importante ao mencionarmos a D&I, considerando-se assim inclusos todas as pessoas com deficiência (os PcD). Vamos imaginar uma situação, como uma pessoa cega consegue utilizar a rede social? Por isso, cada solução tecnológica tem de ser voltada à acessibilidade.

A falta de visão não impede que o cego possa contar com um software que leia cada mensagem, inclusive com imagens que contenham descrição. Soluções assim acontecem somente quando uma pessoa percebe que existe uma necessidade.

Motivos para a aposta na diversidade em equipes de tecnologia

Se existe uma forma de resumir toda nossa conversa sobre a D&I na área tecnológica, listamos abaixo os principais motivos que podem levar as empresas a apostar nisso.

Ideias mais coesas

A sua empresa está inserida numa sociedade diversa. Se a sua intenção for a de comunicação, conexão e a de chamar a atenção dessa sociedade, será preciso se posicionar de forma mais coesa.

Melhor conexão com seu cliente

Aquela conexão citada anteriormente trará uma melhor conexão com o seu cliente. Por exemplo, se algo envolve o público feminino, nada melhor e natural que a pessoa escolhida para fazer essa conexão com o público seja uma mulher.

Impacto maior de pessoas

Focando na diversidade e inclusão, sua empresa conseguirá se comunicar com um público ainda maior. Com isso a empresa ganhará também o apoio daquelas pessoas que não são do grupo das minorias, mas que se importam com a causa.

Portanto a D&I fará com que você atinja e impacte um número cada vez maior de pessoas.

Melhorar a colaboração da equipe

Quando se forma uma equipe com funcionários diversos no setor de tecnologia, a empresa está ampliando a chance de um profissional conseguir aprender algo com o outro, fazendo com que esse tipo de troca se torne mais frequente e assim favorecendo a colaboração e crescimento de cada membro da empresa.