Emprego, confiras quais testes você pode ter que realizar

Conheça os testes comportamentais e técnicos mais realizados em entrevistas de emprego

Para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho, aproveitar as oportunidades de fim de ano é a melhor opção. Mas para conquistar uma vaga de emprego é preciso estar preparado para passar por testes comportamentais e outras avaliações importantes no recrutamento. 

Aqui neste artigo, vamos listar quais são os principais testes que você pode ter de realizar em uma entrevista de emprego. Então, leia até o fim! Anote todos os testes, pratique e esteja preparado para surpreender os recrutadores e deixar aquela vaga tão sonhada de emprego mais perto de você. 

Qual é a importância dos testes comportamentais e técnicos em processos seletivos? 

Os testes comportamentais e técnicos são ferramentas importantes para os recrutadores. Estes testes ajudam a identificar características profissionais presentes em cada candidato. Assim, é possível agilizar e refinar o processo de seleção da vaga. 

Dessa forma, os testes são aplicados para otimizar os processos seletivos e aumentar o percentual de assertividade na escolha dos profissionais que vão trabalhar nas empresas. Ao realizar testes em processos seletivos, o recrutamento é muito mais detalhado, tornando a escolha dos profissionais muito mais consistentes. 

Para entender melhor sobre os testes, fizemos uma lista com alguns dos principais testes comportamentais mais aplicados em processos seletivos, confira abaixo:

Testes de conhecimento específico 

Esse teste é elaborado de acordo com o perfil da vaga. O teste de conhecimento específico consiste na elaboração de uma prova com questões discursivas e de múltipla escolha que tenham relação com a vaga em aberto. 

De certa forma, esse teste é básico para comprovar que os profissionais que estão concorrendo a vaga, possuem o mínimo de conhecimento técnico aceitável para a função. Geralmente, o teste de conhecimento específico é uma das primeiras etapas de um processo seletivo. 

Teste de línguas 

Se para assumir a função, o profissional deve ter conhecimento sobre línguas estrangeiras, o teste de línguas provavelmente estará presente no processo seletivo. Ele pode ser aplicado de diversas formas, seja por meio de uma prova de múltipla escolha ou discursiva até uma conversa com o recrutador. 

O objetivo do teste é simples: comprovar que o profissional realmente possui o grau de conhecimento em línguas necessário para exercer a função. 

Teste Palográfico 

O teste palográfico é aplicado por recrutadores para analisar a personalidade dos candidatos. Ele é bem simples e rápido. O candidato recebe uma folha em branco e deve preenchê-la com traços paralelos. 

Após preencher a folha, o profissional entrega ao recrutador ou psicólogo, que fará uma análise dos traços feitos pelo candidato. Cada tipo de traço revela características da personalidade de quem o desenhou e isso torna possível entender mais detalhadamente as emoções de cada candidato. 

Teste AC (Atenção Concentrada) 

O teste de atenção concentrada busca avaliar a capacidade de foco e concentração dos candidatos. Essa avaliação pode ser feita individualmente ou em grupo e possui diversas maneiras de ser realizada. 

Geralmente, os candidatos recebem uma folha com símbolos em forma de triângulo e devem marcar os três estímulos modelos posicionados dentro de um triângulo. Esse teste é bastante comum, principalmente em processos seletivos para vagas que exigem um nível alto de foco e concentração no dia a dia. 

Teste de QI 

O Teste de QI (Quociente de Inteligência) é um dos testes mais conhecidos no meio corporativo. Ele consiste em uma avaliação da capacidade de raciocínio lógico dos candidatos, sendo capaz de estimar o nível de inteligência dos profissionais. 

O exame consiste em questões de raciocínio lógico que buscam estimular a mente dos profissionais para respostas lógicas. Dessa maneira, é possível identificar se o profissional possui capacidade para assumir a função, sendo criativo, ágil e intuitivo para lidar com situações do dia a dia. 

Teste DISC 

Esse teste é baseado na Metodologia DISC, desenvolvida pelo psicólogo William Marston. O teste consegue identificar o estilo que predomina nos profissionais concorrentes à vaga. A sigla DISC significa na tradução para o português, Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C).

Com esse teste, o recrutador consegue identificar o perfil do profissional, entendendo como ele tende a lidar com regras, mudanças, desafios e qual é o seu poder de influenciar as pessoas. No teste, o candidato responde a um questionário em que ele deve expor como ele se define como profissional. 

Os testes comportamentais e técnicas são uma maneira de facilitar o recrutamento. Os processos seletivos podem gerar custos elevados para as empresas e por isso é tão importante encontrar formas de refinar os resultados e facilitar as escolhas. 

Mapear o perfil dos candidatos é uma das maneiras de diminuir as chances de contratações equivocadas. Então, se você está buscando uma nova vaga de emprego, treine os testes mais importantes para as funções que deseja ocupar. 

Dessa maneira, você pode se preparar e se sentir bem mais tranquilo quando tiver de encarar os testes na prática. Não há segredos em processos seletivos, então se mantenha bem preparado para chamar a atenção de recrutadores positivamente. Dessa forma, você aumenta as chances de conquistar a vaga dos sonhos. 

Emprego