5 pontos importantes para abrir um e-commerce

A possibilidade de abrir um e-commerce pode fazer com que vendedores ampliem sua atuação. Mas essa alternativa precisa ser baseada em estratégias consistentes.

pontos importantes para abrir um e-commerce

Não é raro encontrar casos de profissionais que investem tudo no e-commerce sem realmente avaliar todas as variáveis e trabalhar para a manutenção do negócio nesse ambiente que demanda algumas adequações.

O fato é que o público para vendas online cresceu muito, e é natural que as empresas queiram se apressar para explorar o novo meio, o que é bastante vantajoso para se firmar.

Só que atuar em um e-commerce envolve uma série de novas responsabilidades, além de não ser tão simples quanto se pode pensar à primeira vista.

Confira o texto a seguir para conhecer as vantagens e as desvantagens de ter um negócio online e receba dicas para começar a montar seu e-commerce e ter mais sucesso nesse meio.

Quais são as vantagens do e-commerce?


Os negócios online vêm crescendo bastante. De acordo com informações reunidas pela plataforma de dados de negócios Statista, as vendas por e-commerce em 2019 corresponderam a 14% do total de vendas de varejo ao redor do mundo todo.

Mais ainda, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que o comércio virtual no Brasil cresceu 18% nesse mesmo ano.

Ou seja, o e-commerce representa um novo mundo de oportunidades no ramo das vendas.

Acompanhe os tópicos a seguir e conheça as principais vantagens de apostar nesse modelo de negócio.

1. Mais praticidade


O primeiro aspecto de destaque de um e-commerce é o aumento da praticidade e da comodidade dos clientes.

Assim, se você comercializa algum produto/serviço e o cliente está procurando por valores de conserto de tablet samsung por exemplo, ele consegue realizar uma pesquisa no Google e comparar preços prontamente.

Se devidamente ajustado, o e-commerce é localizado nessa busca.

Além disso, após escolher o produto mais adequado, o usuário pode pedi-lo diretamente pelo computador e, então, esperar que ele chegue até sua casa pelo correio.

2. Anúncios mais dinâmicos


Antes da internet, conseguir espaço para veicular anúncios exigia muito dinheiro. Os jornais, revistas e canais de televisão eram inacessíveis para marcas de menor porte.

Por outro lado, na internet programar anúncios é simples e viável. Basta se atentar a dados como:

  • Comportamento dos clientes;
  • Faixa etária;
  • Termos mais pesquisados;
  • Taxa de cliques.

Dessa forma, anunciar em plataformas como Twitter Ads e Google Ads é altamente benéfico e acessível.

3. Acompanhar resultados em tempo real


As plataformas de e-commerce oferecem muitas opções interessantes para que os gestores acompanhem as métricas da loja.

A equipe de uma inspeção veicular campinas pode analisar o faturamento mês a mês, o comportamento de cada visitante, os tipos de transações e o ticket médio, para citar exemplos mais tradicionais.

Esse acompanhamento traz um novo grau de eficácia e sofisticação para o negócio, pois possibilita que você identifique novas oportunidades rapidamente e aja de acordo para reter cada vez mais clientes.

4. Monitorar os clientes


Se você está familiarizado com o conceito de funil de vendas, sabe que reunir informações específicas sobre os clientes é essencial na hora de completar vendas.

Com o e-commerce, os profissionais da empresa tem como identificar os produtos mais vendidos e os horários de “pico” de acesso.

Tendo dados como esses à mão, a equipe de vendas pode refinar a abordagem aos clientes e garantir que eles tenham todas as informações mais importantes para utilizar o sensor de nivel industrial de uma fabricante, por exemplo.

O gerenciamento do funil de vendas inclui disponibilizar materiais relevantes sobre o que está sendo vendido para incentivar mais compras, bem como informações relacionadas aos temas de interesse do público.

Nesse contexto, é necessário saber os melhores momentos para oferecer conteúdo para as pessoas interessadas.

5. Horários flexíveis


Um e-commerce fica aberto 24 horas por dia. As pessoas podem visitar o site da sua loja na hora que quiserem.

O atendimento pode ser automatizado. Então, os visitantes serão bem atendidos mesmo que não haja nenhum funcionário trabalhando naquela hora. Essa flexibilidade dá mais oportunidades para aumentar a base de clientes.

Quais os pontos de atenção ao montar um e-commerce?


Como apontamos no começo do texto, quem investe em um negócio online tem de estar preparado para as especificidades do comércio nesse ambiente.

O ambiente digital tem uma dinâmica diferente do varejo clássico. Assim, é preciso dominar técnicas e tecnologias específicas para se sair bem.

Indicamos alguns pontos de atenção desse modelo de negócio nos tópicos que se seguem, acompanhe.

1. Comunicação muito rápida


Hoje em dia os consumidores estão sempre prontos para dar retornos sobre o serviço de uma empresa, sejam eles positivos ou negativos, na internet.

Se o feedback for positivo, ponto para a empresa. Mas se a mensagem publicada tecer críticas, o negócio pode ser negativamente impactado e é preciso atuar com rapidez para reduzir os danos.

Para evitar situações como essa, a equipe de um escritório de uma empresa terceirizada controlador de acesso tem que proporcionar atendimento rápido e completo. Desse jeito a empresa mantém sua imagem intacta e gerencia as melhorias e sugestões do público.

2. Organização da logística


Um e-commerce supera barreiras geográficas, ou seja, um cliente do Sudeste pode adquirir produtos de uma empresa do Norte com apenas um clique.

Isso é extremamente vantajoso, pois amplia a clientela e, consequentemente, os lucros, sem demandar, necessariamente um grande estoque.

Contudo, o problema acontece se o esquema de logística da empresa não for satisfatório.

Para isso, é preciso construir uma rede de entregas extremamente eficiente para que nenhum consumidor seja lesado no processo de entrega dos produtos.

Se a empresa de freezer para restaurante está buscando aumentar o número de clientes, tem de ficar atenta a esse aspecto.

3. Técnicas de otimização


Por último, a concorrência entre empresas na internet é igual ou ainda maior do que entre empresas tradicionais.

Por isso, há a necessidade de conhecer técnicas de otimização do site do e-commerce para que ele seja visto por mais pessoas.

As estratégias de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, em português) são instrumentais para isso.

Com elas, sua loja vai aparecer entre os primeiros resultados do Google. É sabido que a grande maioria dos usuários não passa da primeira página do site de buscas, então esse é um ponto crucial.

A desvantagem disso está em saber identificar problemas de otimização no domínio e ter o conhecimento necessário para resolvê-las.

5 dicas para abrir um e-commerce


Agora que você está ciente dos pontos positivos e dos pontos negativos do comércio virtual, chegou a hora de saber como abrir um e-commerce na prática.

Nos tópicos abaixo você vai encontrar 5 dicas para começar uma trajetória nesse tipo de varejo.

Continue lendo o texto e tenha acesso a informações muito importantes para se planejar e conseguir resultados expressivos.

1 Analise o mercado


Antes de colocar o site do despachante online transferencia no ar, verifique alguns detalhes importantes para poder se posicionar com eficiência no mercado.

Estude o nicho de consumo que você procura atingir, levante uma lista dos investimentos necessários, identifique as oportunidades e as vulnerabilidades da operação.

Esse planejamento também deve contemplar metas, planejamento financeiro, captação de dados de clientes e campanhas de marketing digital.

Em outras palavras, fique ciente dos pontos mais urgentes antes de tomar qualquer decisão precipitada.

2 Cuide da infraestrutura digital


A manutenção de um e-commerce envolve administração de servidores, estratégias de armazenamento, medidas de segurança e interfaces de pagamento.

Sem qualquer um desses fatores, o consumidor interessado em sobre despachante florianopolis não vai ter uma experiência completa no seu site.

Não se esqueça de que a concorrência virtual é intensa. Se um cliente fica insatisfeito, ele rapidamente encontra outra opção adequada para as necessidades dele e você perde um cliente.

3 Escolha uma boa plataforma

Há muitas plataformas para e-commerce. Escolher aquela que atenda melhor às expectativas que você tem é primordial.

Para fazer essa escolha da melhor forma possível analise as funções básicas de um e-commerce, como:

  • Qualidade do carrinho de compras;
  • Facilidade no fechamento de pedidos;
  • Método de cadastro de produtos;
  • Recursos para fazer promoções.

Lembre-se que a qualidade da plataforma que você usa determina a eficiência de todo o negócio.

4 Use sistemas de gerenciamento empresarial


Um negócio online tem as mesmas características de um estabelecimento físico: é preciso cuidar do faturamento e da contabilidade, emitir notas fiscais, pagar impostos e coletar dados de clientes, entre tantas outras.

Fazer todas essas funções sem um apoio tecnológico pode acarretar em uma série de problemas no futuro.

Para isso, use os sistemas de gerenciamento empresarial (ERP), softwares voltados para a automatização das funções básicas relativas à gestão de empresas, gerenciando e arquivando tais informações.

Essas ferramentas são úteis porque geram relatórios detalhados sobre a atuação da empresa e apresentam soluções para a automatização do atendimento, por exemplo.

5 Faça o controle de fraudes


Muitas pessoas ainda tem receios sobre fazer compras online por causa das possibilidades de fraude.

Por isso, procure o auxílio de serviços de prevenção de fraudes para manter o seu e-commerce totalmente seguro para os visitantes.

Essa é uma medida de extrema importância, assim como a inspeção de guindastes.

Este texto contém as informações básicas para você começar a explorar o universo do e-commerce. Por isso, fique atento aos pontos levantados para obter sucesso nesse cenário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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