Etiqueta no ambiente de trabalho

Etiqueta no ambiente de trabalho: como não cometer gafes no ambiente corporativo

Saiba como evitar “saias justas” no local de trabalho

Mesmo em empregos que estimulem a informalidade e a descontração no ambiente de trabalho, é importante que todos sigam regras básicas de etiqueta da comunicação empresarial.

Conhecer estas regras básicas é fundamental principalmente para entender o que não se deve fazer no ambiente corporativo e manter um bom relacionamento com todos.

Aqui neste artigo, separamos uma lista de dicas do que você não deve fazer durante o período de trabalho para evitar qualquer tipo de constrangimento.

A lista conta com uma série de regras de etiquetas que devem ser cumpridas para manter o ambiente de trabalho agradável, confira abaixo:

Seja pontual

O cumprimento do horário de trabalho é uma das premissas básicas para a boa relação com todos, principalmente com os seus superiores. Atrasos grandes ou frequentes no dia a dia passam uma imagem ruim.

O fato de atrasar pode indicar que você não está 100% comprometido com o trabalho e que o compromisso não era tão importante.

Então, seja sempre pontual no trabalho. E caso, haja algum imprevisto, busque justificar o seu atraso ou falta com rapidez para demonstrar a sua preocupação por conta do acontecido.

Evite colocar apelidos nos colegas de trabalho

Algo que pode ser comum em diferentes ambientes são as brincadeiras de apelidar os demais colegas. No ambiente de trabalho, o melhor é que você evite fazer isto.

Mesmo em ambientes mais descontraídos, sempre existem pessoas que não se sentem bem quando são apelidados por outros, então a dica é evitar colocar apelidos no ambiente de trabalho.

Brincadeiras devem ter limites!

As brincadeiras estão presentes nos momentos de pausa do trabalho, no happy hour, mas elas precisam ter limites. Usar muitos palavrões ou fazer brincadeiras obscenas durante a pausa do trabalho não é uma boa ideia!

Isso pode soar como uma ofensa para outros colegas e gerar conflitos desnecessários. A dica é deixar as brincadeiras do lado de fora do escritório.

Em vez de brincar com colegas durante as pausas do trabalho, busque falar sobre outros assuntos para descontrair antes da volta ao trabalho.

Não abuse de vestimentas chamativas!

O modo de se vestir no ambiente de trabalho é algo que pode gerar burburinho entre os colegas e acabar sendo um ponto negativo para você.

Ir para o trabalho com roupas muito chamativas pode lhe causar constrangimento, mesmo em locais que não possuam a obrigatoriedade do uso de uniforme.

O melhor a se fazer é usar roupas discretas que não chamem atenção. Nessas horas, o mais indicado é usar o bom senso para evitar qualquer tipo de problema no ambiente de trabalho.

Cumpra com suas obrigações no dia a dia

No horário de trabalho, você deve deixar os assuntos pessoais de lado e evitar conflitos internos. E para isso, a dica é sempre buscar cumprir suas obrigações no dia a dia.

Sempre esteja ocupado com alguma coisa, buscando cumprir todos os prazos das tarefas que são de sua responsabilidade.

O atraso na entrega de uma atividade pode causar um mal-estar no ambiente de trabalho. Assim, busque cumprir suas obrigações em primeiro lugar.

E caso, você tenha alguma dificuldade com alguma tarefa, não deixe de pedir ajuda a seus colegas, mostrando preocupação com o cumprimento dos prazos.

Não suba o tom de voz, independente da situação!

Outro ponto importante é controlar o tom de voz no ambiente de trabalho. Evite falar alto demais ou falar o tempo inteiro, independente da situação.

Essas atitudes podem ser vistas como um ato de desrespeito com os demais colegas. Então, cuidado com o tom de voz!

Seja cordial com todos os colegas

É fundamental que você seja cordial com todos os colegas de trabalho. Sempre fale com todos de forma simpática e educada, isso é fundamental para nutrir uma boa relação com os colegas.

Outro ponto importante é ser sempre solícito com todos em qualquer situação para receber o mesmo de todos.

E claro, busque estabelecer um canal de feedback aberto e respeitoso com todos. Assim, sugestões, elogios e críticas serão feitos com base no respeito e na educação. Essa é uma forma de fortalecer a sua relação com todos.

Respeite a hierarquia

O respeito é a base de qualquer tipo de relação. No trabalho, devemos sempre respeitar as hierarquias da empresa. Então, ao entrar na empresa busque se informar sobre a relação das hierarquias e respeitá-las.

Muitas vezes temos chefes diretos que possuem outros superiores, então nunca devemos passar por cima da hierarquia.

Sempre busque tratar a todos com respeito e caso haja alguma situação em que você precise relatar, busque fazê-lo de acordo com a hierarquia, chegando a seu superior direto, em vez de falar a alguém que ocupe um cargo mais alto dentro da empresa.

A etiqueta no ambiente de trabalho é essencial para trabalhar em um ambiente agradável. Isso é fundamental para evitar constrangimentos e estar preparado para qualquer situação no dia a dia de trabalho.