Como preparar o melhor café expresso

Como preparar o melhor café expresso?

Aprenda a preparar um café expresso de qualidade com sabor e aroma marcantes.

O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, principalmente acompanhada de um pão na chapa ou bolo.

Hoje, vemos nas lojas diversas máquinas que fazem diferentes tipos da bebida. Porém, para fazer um café especial, é necessário ter dois ingredientes: os melhores grãos e uma pitada de amor. Combinação perfeita, não?

Neste artigo, vamos te ensinar a preparar um bom café expresso. Acompanhe!

Características do café expresso

Os profissionais, conhecidos como baristas, afirmam que um bom expresso revela um amargor equilibrado, acidez e doçura.

Essas características são marcantes e o que as permite é a pressão e o tempo de preparo, que fazem com que os grãos de café não sejam totalmente dissolvidos.

Desse modo, é preservado o sabor, a qualidade e os compostos voláteis do grão.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o café expresso não tem mais cafeína que outros cafés. Pelo contrário: ele apresenta um pouco menos que o café coado, por exemplo.

Descubra o diferencial do café expresso

O café expresso é feito por meio de um método que teve origem na Itália no início do século XX, apresentando ao mundo o hábito de beber café feito por uma máquina.

Ele tem esse nome porque ele é preparado sob pressão — seu grande segredo. Em italiano, a palavra correta é espresso.

Esse tipo de café concentra o máximo de aroma e sabor do grão. No método de preparo, a água quente (90ºC) e pressurizada passa pelo café em segundos (28 s), gerando uma bebida aromática e cremosa.

Ele pode ser preparado por meio de diferentes equipamentos, como máquinas e cafeteiras, mas sempre exigindo uma pessoa para operá-las.

Além disso, o café expresso não pode ser conservado, pois em poucos minutos ele começa a perder a cremosidade, sabor e maciez.

Pode-se dizer que este é o método que melhor preserva as características naturais dos grãos. Vamos aprender a prepará-lo corretamente?

Dicas para preparar o melhor café expresso

Segundo os baristas, um café expresso de qualidade é aquele feito a partir de uma água a mais ou menos 90ºC, com 7 g a 9 g de pó compactado durante 28 a 30 segundos.

Esse tempo é fundamental para que o pó não seja extraído além do desejado. Confira o passo a passo:

  • antes de tudo, escolha um café especial e de qualidade superior;
  • use água filtrada, sem a presença de metais pesados;
  • pré-aqueça as xícaras para manter a temperatura;
  • a moagem do café deve ser média e feita na hora para não perder as propriedades do grão;
  • use uma cafeteira italiana ou máquina;
  • coloque o pó no nível do equipamento. Em geral, utiliza-se de 7 g a 9 g de pó para 50 ml de água;
  • a água não pode estar fervendo, devendo estar a 90 ºC;
  • encaixe tudo no equipamento corretamente e extraia o seu café expresso.

É importante se atentar à temperatura da água, pois quando muito quente, trará um retrogosto de queimado ao expresso e, quando a temperatura estiver muito baixa do necessário, gera uma acidez desagradável e crema muito clara.

Além disso, lembre-se de sempre higienizar a sua máquina ou cafeteira. No caso das máquinas, libere a água para limpar o filtro.

Caso haja cantinhos que você não alcança para limpar, use uma escova de dente. Assim, é possível preparar um café expresso perfeito, que pode ficar exatamente igual ou até melhor que o de cafeterias famosas.

Uma dica interessante é tomar um copo de água com gás antes de beber o seu café expresso. A função da água gaseificada é limpar as papilas gustativas antes de tomar o café, o que permite que o sabor da bebida seja apreciado em seu máximo potencial.