Como derrubar a parede da forma certa

Como fazer uma reforma sustentável?

Uma reforma sustentável pode ser a saída ideal para quem deseja economizar mais durante a obra, bem como para aqueles que querem proteger o meio ambiente dos impactos.

A utilização de materiais ecológicos, como o tijolo ecológico criado em eco máquinas, é uma boa solução.    

Além disso, há muitas dicas que podem ser seguidas por quem deseja ter uma casa mais sustentável. Neste artigo, você vai conhecer algumas delas para conseguir organizar a sua obra e tornar o ambiente ainda mais propício e aconchegante, além de durável.

Faça um bom planejamento

Um bom planejamento é ideal para qualquer tipo de reforma, seja ela sustentável ou não. É na fase do planejamento que os detalhes da obra serão definidos e, principalmente, o orçamento.

Por isso, esteja atento a todas as suas ideias, bem como ao tipo de material que será utilizado na construção.

É necessário que uma boa pesquisa seja realizada, gerando um bom aproveitamento de todas as características do imóvel, bem como o aproveitamento do terreno e a incidência da luz do sol.

Dessa maneira, será possível evitar a compra de materiais acima do necessário, aumentando a sustentabilidade da reforma.

Sendo assim, para aqueles que buscam reformar de uma maneira mais sustentável, é preciso ficar de olho na eficiência e nas responsabilidades financeiras e ambientais da obra como um todo.

Antes de fazer qualquer construção, não deixe de fazer um planejamento com muita calma.

Escolha bons profissionais

Quem deseja realizar uma reforma de sucesso e sem nenhum problema a curto ou a longo prazo, o mais indicado é buscar por profissionais que realmente saibam trabalhar com o que você está planejando.

Dessa maneira, busque os mais competentes ou peça dicas a alguns amigos que já reformaram suas casas.

Quando você pode ter a certeza de que está trabalhando com profissionais capacitados, a realização da sua reforma garantirá um menor uso e descarte inadequado dos materiais.

Isso fará com que o desperdício seja drasticamente reduzido, além de otimizar todo o tempo e realização dos trabalhos, garantindo uma reforma rápida.

Os profissionais da construção também precisam realizar contratações mais justas. Sendo assim, é preciso que eles sigam com as normas de saúde e segurança.

Para que a sua obra seja mais sustentável e leve em consideração as necessidades do planeta, ofereça boas condições de trabalho a esses profissionais.

Invista em energia solar

A energia solar tem sido um método cada vez mais utilizado para gerar energia para uma casa. Além de promover uma economia na conta de luz, você ainda contribui para que o planeta sobreviva por mais alguns anos com os seus próprios recursos. A solução é ideal para reduzir os impactos ambientais.

As placas fotovoltaicas, vendidas no mercado nacional, poderão gerar uma energia de até 95% na sua conta de luz.

Além disso, em imóveis que usam esse tipo de tecnologia, é possível obter uma maior valorização, principalmente para aqueles que desejam vender. O pensamento a longo prazo também ajudará na hora de fazer a reforma.

Além de tudo o que foi dito até aqui, ainda há estudos que indicam que o investimento inicial, bem como a instalação das placas, ficará cada vez mais barato.

Sendo assim, para quem está planejando uma reforma ainda no ano de 2021, é interessante aproveitar a baixa dos preços dessa nova tecnologia.

Economize energia

Para que a reforma da sua casa seja bem mais sustentável, é necessário tomar algumas atitudes bem simples.

Economizar energia elétrica já pode ser um primeiro passo, além de levar em consideração algumas outras alterações, sejam elas mais simples ou um pouco mais complexas, mexendo na estrutura do lugar.

Uma das opções para fazer com que a energia seja economizada é mudando as cores das paredes e selecionando revestimentos com tonalidades um pouco mais claras.

O ambiente com cores mais sóbrias poderá fazer com que a iluminação natural penetre de maneira muito mais eficiente, reduzindo a necessidade de luz artificial.

No entanto, se a sua reforma for um pouco mais extensa, será preciso pensar em outras alternativas para aumentar o uso da luz natural.

Instalar ou ampliar as janelas e utilizar materiais feitos de vidro também poderão ajudar a aproveitar um pouco melhor a luz solar.

Use a água da melhor forma possível

Ao realizar uma reforma sustentável, que tal pensar em substituir alguns itens antigos que acabam desperdiçando muita água?

Você também pode contar com a análise de algum profissional para que ele possa lhe apontar exatamente onde está a fonte do desperdício, promovendo uma substituição logo em seguida.

Um dos maiores vilões encontrados nas residências, sem dúvida alguma, é o tipo de descarga utilizado em construções um pouco mais antigas.

Aquelas que são acionadas por meio de um botão fixado à parede acabam gastando muita água. Por isso, substitua por um modelo com caixa acoplada e dois botões para controlar os gastos.

Mais uma maneira muito eficiente de economizar água tratada é fazendo a reutilização da água cinza, que pode ser vista como aquela obtida por meio da higienização de roupas e louças.

Também é possível aproveitar a água da chuva, principalmente se a região onde você mora tem uma grande incidência.

Realize o reaproveitamento de materiais

Reaproveitar materiais também faz parte de uma reforma sustentável. Muitas vezes, jogamos fora alguns itens que já temos em casa e acabamos gastando mais dinheiro do que deveríamos.

Além de aumentar o lixo no meio ambiente, ainda usamos mais dinheiro do que, de fato, precisamos.

O reaproveitamento de materiais será uma maneira muito ampla de evitar o desperdício. Você poderá utilizar alguns itens que já estão na sua casa, optando por uma reinstalação ou, até mesmo, organizando em uma caixa para fazer uma doação de alguns deles para outros tipos de obras.

Outra forma de economizar dinheiro na sua reforma e, ainda por cima, conseguir tornar tudo mais sustentável é comprando material de demolição.

Assim, pisos, portas e janelas serão itens utilizados na sua casa e que custaram bem menos para o seu bolso e, também, para o meio ambiente.

Quer conhecer mais sobre prensas e máquinas para fazer tijolos ecológicos e aumentar sua renda? Acesse o site da Eco Máquinas e fale com um especialista.