armazenar produtos

Você sabe como armazenar produtos com segurança? Saiba dicas infalíveis

Se você pensa em montar um e-commerce ou outro tipo de loja, mas não sabe como armazenar os produtos com segurança, fique calmo!    

Embora essa seja uma estratégia complexa, você pode garantir alguns requisitos básicos que irão assegurar a integridade das mercadorias. Espaço adequado, temperatura do ambiente e até mesmo quantidade de produtos.

Para evitar que qualquer item seja danificado, nós vamos mostrar dicas infalíveis de como armazenar produtos com segurança, sem preocupar com que elas se percam pela falta de cuidado.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe a matéria!

Por que armazenar produtos com segurança?

Armazenar produtos com segurança é importante para que os itens não sejam danificados. Se você tem uma loja, manter o cuidado com os materiais é fundamental para que nada seja comercializado com defeito.

Quando uma mercadoria chega com avaria na casa do consumidor, a primeira sensação ao pensar na sua empresa será de frustração.

Por isso, em pequenos estoques e até mesmo grandes armazéns é essencial armazenar os produtos com segurança.

Em outras situações, quando queremos guardar documentos, eletrônicos ou demais tipos de aparelhos, é importante também ter esse olhar redobrado, como se fosse uma curadoria com os cuidados a se ter com produtos pessoais.

Quando você armazena fotos antigas, por exemplo, em locais inadequados, a tendência é que essas lembranças se percam, já que o material pode degradar e apagar o que foi revelado pela câmera.

O que devo armazenar com segurança?

Em geral, o hábito de armazenar produtos deve sempre vir acompanhado com práticas de segurança. Você não pode simplesmente jogar o seu celular em cima da mesa e deixá-lo ali, como se fosse um pedaço de papel.

Todavia, existem algumas mercadorias que são mais delicadas e que precisam de mais cuidados na hora de guardar, que são:

1. Eletrônicos

Os eletrônicos são os primeiros da lista. Como geralmente os aparelhos possuem peças frágeis, na hora de guardá-los é necessário tomar mais cuidado e usar espaços seguros, que não pinguem água, tenham risco de vir bichos, entre outros.

Quando se trata de um item com valor muito alto, é comum que algumas pessoas recorram ao serviço de Self Storage para armazenar os produtos.

Além de ter segurança 24 horas, o dono do aparelho não precisa esquentar a cabeça com os cuidados.

2. Eletrodomésticos

Além disso, os eletrodomésticos também entram nessa lista. Eles podem ser tão frágeis como um eletrônico e custar até mais que um computador ou televisão.

Por isso, toda vez que for colocar algum eletro na sua casa, confira se o lugar tem contato com água ou se o sol bate diretamente no local.

Alguns itens, como o revestimento da geladeira, não suportam por muito tempo a degradação de agentes externos.

3. Perecíveis

Sem dúvidas, qualquer pessoa deve tomar muito cuidado na hora de armazenar produtos perecíveis.

Como se trata geralmente de comida, as chances de estragar rápido são grandes. Quando uma pessoa consome um pacote de carne que não estava bem guardado, pode acontecer até mesmo de desenvolver uma intoxicação alimentar e ir parar no hospital.

Portanto, sempre que se tratar de perecíveis, pense na forma ideal de armazenar os produtos. Armários limpos, que não recebam sol o dia todo e nem mesmo tenham contato com mofo ou algo do tipo. Alguns itens devem ficar no congelador ou geladeira.

4. Documentos

Por fim, os documentos são itens sensíveis, que precisam ser guardados com segurança dentro de caixas organizadoras ou álbuns.

Além de ficar nesse espaço, é essencial que as caixas, por exemplo, sejam colocadas em uma parte do armário da sua casa (ou outro lugar), que não tenha acesso o tempo todo. Deixe sempre em um ambiente que as pessoas não tem costume de mexer.

Como armazenar produtos com segurança?

Para armazenar produtos com segurança é importante entender qual o tipo de material que vai ser guardado. Um pacote de carne não tem os mesmos cuidados que fotos, do mesmo jeito que eletrônicos não tem em relação a uma peça de roupa.

Enfim, a primeira definição a se fazer antes de guardar qualquer mercadoria é o tipo do material. Logo depois, você deve prestar atenção também:

  • A quantidade de produtos armazenados, de forma que um item não danifique o outro na hora de guardar;
  • A necessidade de uso, como fotos que podem ficar fechadas e guardadas durante bastante tempo, em comparação a um celular, que a todo momento estamos na mão;
  • O tamanho do produto e ambiente ideal para mantê-lo com segurança.

Conclusão

Portanto, para armazenar produtos com segurança, é preciso levar em consideração alguns aspectos: tipo da mercadoria, cuidados especiais com cada item e ambiente ideal para guardá-lo com segurança.

Nem todo mundo, inclusive empresas que trabalham com vendas, tem esse local adaptado para armazenar os seus produtos.

Por isso é comum que muitos empresários optem pelo aluguel de espaços ou pela prática de dropshipping.

Mas esse problema pode ser parcialmente resolvido e até chegar ao ponto que você está em busca só com os pontos que levantamos. Procure aplicar com o que você deseja guardar e veja se realmente vale a pena!