Saiba para que serve o seguro viagem

Saiba para que serve o seguro viagem, coberturas e como contratar

Viajar é algo que a maioria das pessoas gosta, pois espairecer da rotina diária, conhecer novos lugares e cultura faz muito bem.

Porém, assim como no dia a dia, imprevistos podem ocorrer ao viajar, para evitar isso, o melhor é fazer um planejamento e contratar seguro viagem.

Entretanto, antes é necessário saber para que serve o seguro viagem, cobertura, como contratar e usar esse serviço.

Neste post, saiba para que serve o seguro viagem, entenda as coberturas disponíveis e como contratar esse serviço.

Afinal, o que é e pra que serve o seguro viagem?

Antes de contratar esse serviço, você precisa saber o que é e para que serve o seguro viagem.

O seguro viagem é um serviço oferecido para pessoas que vão viajar para destinos nacionais e internacionais, assim como ocorre no nosso dia a dia, imprevistos de saúde e outros podem ocorrer, mas durante uma viagem isso pode ser estressante, complicado de resolver e caro.

Muitas pessoas já enfrentaram dificuldades em suas férias, e sem um seguro viagem tiveram que lidar com burocracia, falta de recursos financeiros e outras complicações.

Para evitar esses transtornos, fazer um seguro viagem garante que você terá acesso a diversas coberturas que permitem uma viagem mais tranquila.

Ao contratar esse serviço e, caso ocorra um sinistro, é possível resolver o problema com apenas um contato com a seguradora, desde que o seguro tenha a cobertura necessária.

Com isso, é possível garantir agilidade em atendimentos médicos de urgência e emergência, além de outros que o seguro pode cobrir conforme as coberturas que constem no contrato ou adquiridas a mais pelo viajante.

Assim, ao fazer o seguro viagem e precisar de ajuda, você tem auxílio durante 24 horas e todos os dias que o seguro for contratado.

E engana-se quem pensa para que serve o seguro viagem é apenas igual para todos os viajantes. Tem seguro que é ideal para jovens, outros para viagens em família, idosos e assim por diante.

Nem todas as viagens são para turismo, algumas são para estudo, trabalho, intercâmbio. Por isso, é necessário analisar o melhor seguro viagem para o seu caso antes de optar pela contratação.

Para se ter uma ideia da eficiência desse serviço, se você precisar de atendimento médico nos Estados Unidos, por exemplo, onde o sistema de saúde não é público como no Brasil, você pode ficar com uma conta de milhares de dólares para pagar no país estrangeiro.

Já com o seguro saúde isso não ocorre, pois as coberturas contratadas garantem atendimento sem necessidade de pagar mais.

Além do mais, o seguro não cobre apenas atendimento de saúde, outros serviços importantes durante uma viagem também são cobertos, um deles é o extravio de bagagem, algo que pode acontecer com qualquer pessoa.

Se você pensa que somente as viagens internacionais é necessário para que serve o seguro viagem, para destinos nacionais também é recomendada a contratação, pois nem todos os planos de saúde possuem cobertura em todo o país.

As coberturas básicas atendem diversos estilos de viagem e de viajantes, mas conforme for a necessidade, a contratação de coberturas adicionais pode ser preciso.

Para que serve o seguro viagem: coberturas adicionais:

  • Despesas médicas
  • Traslado médico
  • Despesas hospitalares
  • Despesas odontológicas
  • Invalidez causada por acidente
  • Regresso sanitário
  • Óbito durante a viagem
  • Traslado do corpo

Além dessas coberturas, outras podem ser necessárias, sobretudo em viagens internacionais, como:

  • Extravio de bagagem
  • Concierge
  • Regresso antecipado
  • Cancelamento de viagem
  • Funeral
  • Entre outras que podem variar de acordo com seu tipo de viagem, destino e seguradora

Lembrando que algumas seguradoras já oferecem seguro que pode ser utilizado para quem precisa viajar durante a pandemia, pois cobre covid-19.

Porque contratar um seguro de viagem?

Agora que você já sabe para que serve o seguro viagem, saiba por que contratar esse serviço em suas próximas férias.

Vantagens de contratar um seguro viagem:

Cobertura por evento

Quando você tiver algum sinistro em sua viagem, a cobertura é feita por evento, seja para extravio de bagagem, atendimento médico ou outro. Assim você continua a utilizar o serviço, mesmo que já tenha usado alguma vez durante a viagem.

Cancelamento de viagem

Caso você tenha algum imprevisto e tenha que cancelar a sua viagem, pode perder boa parte do dinheiro investido, mas se você tiver um seguro viagem isso pode ser evitado. Porém, é preciso conferir na apólice se há essa cobertura ou não.

Auxílio para documentação

Para que serve o seguro viagem: perder documentos pode ser um transtorno bem complicado, ainda mais se for o passaporte durante uma viagem no exterior.

Contudo, com o seguro viagem é possível receber auxílio para agilizar essa questão e não perder seus dias de férias para resolver uma burocracia que pode levar muito tempo sem a orientação de uma seguradora.

Assistência odontológica

Para que serve o seguro viagem: não é somente a assistência médica que pode ser utilizada em um seguro saúde, a odontologia também está entre as coberturas oferecidas neste serviço.

Alguns países possuem atendimento odontológico em diferente do Brasil, com valores altos para procedimentos que aqui são acessíveis.

Por isso, é necessário contar com essa cobertura caso tenha a necessidade de ir ao dentista durante sua estadia em outro lugar do país ou do mundo.

Quanto custa o seguro de viagem?

Outra dúvida comum, além da para que serve o seguro viagem, é referente ao valor desse serviço. Contudo, os valores podem alterar conforme a seguradora, as coberturas e período pesquisado. O valor pode ficar entre R $300 a R$800, em média.

A maioria das seguradoras oferecem o seguro com as coberturas básicas e, se você quiser, pode incluir as adicionais, pagando um valor a mais por cada uma.

Como contratar e usar o seguro de viagem?

A contratação de um seguro viagem pode ser feita em uma agência especializada nessa área, que oferece diversas opções de planos, coberturas e seguradoras. Assim, você consegue fazer a cotação e analisar qual é a melhor opção para o seu caso.

Você já sabe para o que serve o seguro viagem, mas quer entender também como usar esse serviço? Essa é uma dúvida comum das pessoas que adquirem o seguro viagem.

Na apólice de seguro há todas as informações necessárias para você conseguir saber as coberturas e como proceder em eventuais sinistros.

Após verificar esse documento, basta verificar com a seguradora os locais para ser atendido conforme o tipo de atendimento necessário e cobertura requisitada.

Agora que você já sabe a para que serve o seguro viagem e a sua importância, não deixe de conferir os que estão disponíveis, além das coberturas necessárias para você viajar com toda a segurança e tranquilidade para curtir muito suas férias.