Principais categorias de geladeira

Principais categorias de geladeira

Entenda as diferenças entre as principais categorias de geladeira e saiba o que precisa considerar na hora de escolher o seu aparelho      

Inovação é o que não falta no mercado de refrigeradores. A cada nova pesquisa é possível que você encontre alguma novidade em modelos de geladeiras.

Isso é bom, porque quer dizer que existe uma perfeita para as suas necessidades. Por outro lado, tanta opção também pode confundir os consumidores.

Como esse é um bem de consumo de longa duração, é inteligente pensar em detalhes antes de fechar uma compra, já que você estará adquirindo um eletrodoméstico que poderá usar por vários anos. Isso, claro, se fizer uma boa escolha.

Buscar informação sobre o assunto é sempre a melhor forma de fazer isso, e conhecer os principais modelos de refrigeradores que você vai encontrar nas lojas é o primeiro passo.

A lista que apresentamos a seguir vai te ajudar nessa tarefa.

É importante lembrar, no entanto, que, independentemente da categoria, você deve olhar também as especificações e as tecnologias disponíveis.

É uma boa ideia investir em uma geladeira que tenha sistema frost free, que garante que você não precise descongelar o aparelho, ou, pelo menos, degelo seco, que facilita esse trabalho.

Uma porta (simples)

Esse é o tipo de geladeira mais popular, principalmente porque esse modelo costuma estar entre os mais acessíveis. Em geral, os refrigeradores de uma porta têm tamanho compacto e freezer embutido na parte de cima.

Se você mora sozinho ou em uma família pequena, esse eletrodoméstico pode ser suficiente para as suas necessidades.

Apesar de serem simples, alguns modelos são equipados com tecnologias modernas, como o sistema frost free.

Duplex (duas portas)

O maior diferencial desse modelo em relação ao anterior é a quantidade de portas: são duas, uma em cima e outra embaixo, separando o freezer do refrigerador.

Esses refrigeradores são indicados para quem precisa armazenar uma quantidade maior de alimentos, como famílias grandes ou pessoas que gostam de congelar muitos preparos de uma vez.

Side by Side

Os modelos de geladeiras Side by Side têm duas portas, uma do lado da outra. Em geral, as principais vantagens desses modelos são o tamanho e também a praticidade de poder abrir apenas a porta do lado onde está o que você procura. Costuma ser indicado para famílias grandes e estabelecimentos comerciais.

Outra vantagem desse tipo de aparelho costuma ser, além do bom espaço interno, a quantidade de compartimentos, ideal para quem gosta de guardar tudo de forma bem organizada.

A maioria dos modelos têm dispenser separado de gelo e água na porta, aumentando ainda mais a praticidade.

Inverse

Essa categoria é uma novidade no mundo dos refrigeradores, mas que já está caindo no gosto dos brasileiros. Trata-se de um aparelho duplex, mas, como o nome sugere, inverte as posições dos compartimentos: o freezer fica embaixo, e o refrigerador em cima.

Essa inversão foi pensada para deixar o eletrodoméstico mais prático. Na maioria das casas, o refrigerador é usado com mais frequência e, portanto, é conveniente que ele fique em cima.

Esses aparelhos costumam ser modernos e equipados com várias tecnologias de ponta, mas os preços ainda podem ser salgados.

French Door

Esse é outro tipo de refrigerador espaçoso, recomendado para famílias e espaços grandes. Moderna, a geladeira French Door é uma junção dos modelos Side by Side e Inverse.

Ou seja, tem três portas: duas para o refrigerador, na parte de cima, e uma para o freezer, embaixo.

A maioria das geladeiras dessa categoria é equipada com as funcionalidades mais recentes e tudo que há de mais moderno, pois esse ainda é um modelo considerado de alto padrão.

Também, pudera: a French Door é mesmo bonita e super prática, pois tem muitos compartimentos, tecnologia de ponta e espaço de sobra.