incentivar a produtividade de funcionários em home office

7 dicas para incentivar a produtividade de funcionários em home office

À medida que cada vez mais empresas estão diversificando suas operações para incorporar funcionários em home office, surgem dificuldades para manter os mesmos níveis de produtividade presentes no ambiente de escritório.

A comunicação torna-se mais complexa, podendo aumentar o tempo e esforço necessários para concluir trabalhos agendados.

Funcionários em home office também poderão se distanciar e ser tomados por um sentimento de desinteresse, prejudicando sua motivação.    

Como você, um(a) líder de empresa, pode ajudar seus funcionários a se manterem produtivos e felizes ao trabalhar em home office? Veja nossas sete dicas.

1. Defina suas expectativas

Se você ainda estiver no processo de transição entre o trabalho no escritório e o home office, saiba que ainda poderá levar algum tempo até que todos se acostumem.

As expectativas de produtividade podem mudar de forma temporária ou permanente.

Pense no tipo de trabalho realizado pelos seus funcionários e as necessidades da sua empresa. Se várias equipes trabalham juntas em diferentes facetas dos seus produtos ou serviços, tenha claro o que cada equipe precisa fazer para garantir o sucesso das outras equipes.

Ao determinar suas expectativas de produtividade, converse com seus funcionários para descobrir como seria um dia produtivo ideal do ponto de vista deles.

Quanto trabalho pode ser realizado e quanto tempo leva? O que seria um volume sustentável no longo prazo?

Depois de estabelecer expectativas razoáveis para a produtividade corriqueira dos funcionários, certifique-se de que todos estejam cientes dessas expectativas de novos padrões.

2. Ofereça ferramentas úteis

Para se manter produtivo, é necessário ser eficiente, e isso requer as ferramentas certas. Se seus funcionários estão trabalhando em regime de home office, a eficiência deve ser priorizada, pois problemas que antes eram considerados simples, como a comunicação e o acesso a informações importantes, adquirem um outro grau de complexidade.

Felizmente, existem softwares que facilitam a colaboração e ajudam a manter todos alinhados, mesmo se não estiverem fisicamente no mesmo escritório. Por exemplo:

  • Chanty: um aplicativo web prático que oferece uma comunicação por bate-papo e chamadas de voz ou vídeo, tudo em uma única plataforma. Também é possível compartilhar arquivos, telas e links com facilidade, bem como integrar com outros aplicativos.
  • ProofHub: um programa de gerenciamento de projetos que oferece diversas maneiras de organizar tarefas e fluxos de trabalho. É possível também planejar projetos, gerar relatórios de progresso, definir agendas e fornecer opiniões sobre tarefas específicas.
  • Lucidspark: esse quadro branco virtual otimiza a colaboração remota e a deixa mais envolvente. Modelos prontos de brainstorming facilitam planejar e mobilizar projetos, e a tela ilimitada de quadro branco incentiva a criatividade e a geração de ideias entre os funcionários.

Com essas ferramentas, funcionários em home office podem fazer brainstorming, planejar, acompanhar tarefas e enviar e receber opiniões sobre projetos com facilidade.

3. Defina metas mensuráveis

Depois de definir suas expectativas, comunicá-las a todos e garantir que seus funcionários têm as ferramentas certas em mãos, você poderá definir metas realistas para otimizar o desempenho.

Use as expectativas de produtividade desejadas para ajudar a definir suas metas para os departamentos, equipes e indivíduos, e implemente um sistema para acompanhar o andamento dessas metas regularmente.

Acompanhar o progresso e as conquistas vai ajudá-lo a fazer uma avaliação de seu status atual e dos seus objetivos.

4. Incentive um senso de responsabilidade

Ter uma meta atingível ajuda todos a manterem um bom nível de motivação, além de incentivar um senso de responsabilidade entre os funcionários que, de outra forma, podem se sentir isolados ou irrelevantes.

Você também pode informar seus funcionários sobre a visão geral do projeto para aumentar a produtividade.

Compartilhe, com frequência, relatórios sobre o progresso geral com sua empresa e ofereça aos membros de sua equipe informações sobre como seus trabalhos individuais contribuem para o sucesso de todos.

5. Ofereça recompensas reais

Além de ajudar seus funcionários a se sentirem importantes para a empresa, certifique-se de valorizá-los. Faça questão de reconhecer trabalhos bem-feitos.

Elogie as equipes ou os indivíduos mais esforçados e agradeça quem concluiu projetos importantes ou complexos corretamente.

Ao comunicar seu reconhecimento, você também pode oferecer incentivos reais para ajudar a motivar os funcionários em home office.

Recompense os funcionários com vale-presentes por atingirem determinadas metas, ou distribua bônus ou aumentos se o funcionário remoto superar as expectativas de forma consistente.

Você também pode dar alguns dias de folga em meses mais puxados se os trabalhos forem concluídos antes do prazo.

7. Evite a exaustão

Mesmo garantindo que seus funcionários tenham as ferramentas, o suporte e o reconhecimento certos, talvez ainda seja necessário ir além para evitar o esgotamento, ou exaustão dos funcionários.

A exaustão é uma espécie de veneno para a produtividade e pode afetar até mesmo os funcionários mais aplicados por meio de sentimentos de exaustão, tédio ou monotonia.

Para combatê-lo, converse com seus funcionários com frequência, especialmente se notar uma queda na produtividade.

Preste atenção aos fatores que podem causar exaustão, como estresse, um desequilíbrio entre suas vidas profissionais e particulares e longas horas de trabalho.

Certifique-se de que os membros da sua equipe tenham folgas e dias de férias suficientes para evitar que a exaustão esteja presente por longos períodos de tempo.

Um modelo de trabalho em home office pode proporcionar muitos benefícios, mas às vezes exige que líderes de empresas e gerentes tenham que buscar maneiras criativas para supervisionar e motivar seus funcionários.

Siga estas dicas para ajudar seus colaboradores a melhorar a eficiência, produtividade e satisfação no trabalho.