4 dicas para você aproveitar melhor os dias de folga e se desligar do trabalho

Se você sente dificuldade em conseguir descansar mesmo nos dias de folga e se desligar das demandas do trabalho, veja dicas simples para fazer isso!

dicas para você aproveitar melhor os dias de folga e se desligar do trabalho

A jornada de trabalho costuma ser cansativa e exige um bom descanso nos fins de semana para que cada trabalhador dê conta de sua vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Contudo, quem tem a internet como principal ferramenta de trabalho sabe que muitas vezes é difícil realmente curtir os dias de folga e não gastar energia pensando na próxima tarefa a ser cumprida.
 
Nesse contexto, é preciso criar algumas estratégias simples para não ficar no celular, respondendo às demandas que podem surgir nos dias de folga. Praticar atividades físicas, vestir um pijama confortável e realizar atividades culturais são alguns exemplos disso. Veja com detalhes a seguir.

Desligue os eletrônicos


O primeiro passo para conseguir descansar de fato é desligar o celular e o computador (onde você pode conferir se chegou alguma mensagem em aplicativos ou no e-mail profissional). Se você já passa muitas horas por dia na frente do computador ou do celular, nos dias de folga é bom dedicar tempo a outras atividades. A fadiga ocular é um dos problemas de saúde que podem surgir quando se passa muitas horas em frente às telas.

Mais de duas horas seguidas em frente a aparelhos eletrônicos já são suficientes para provocar essa fadiga que tem como sintomas mais comuns a sensação intensa de cansaço, dificuldade de manter o foco por muito tempo, sensação de ardor e olhos mais ressecados. Vale apostar em atividades manuais em detrimento daquelas realizadas em ambientes virtuais.

Usar roupas confortáveis


Poucas coisas garantem mais conforto em casa que o direito de usar roupas confortáveis que não podem ser vestidas em um ambiente de trabalho. Os pijamas são o principal exemplo disso, já que garantem maciez e um bom conforto térmico, o que é importante para conseguir aproveitar a folga.

Outras roupas importantes para isso são o bom e velho moletom, meias e um bom par de pantufas. Se o dia estiver mais quente, vale apostar nos chinelos, uma bermuda e uma camiseta mais folgada.

Praticar atividades físicas


Praticar essas atividades é fundamental para manter a boa saúde. Além disso, elas também ajudam a relaxar, pois ajudam a produzir hormônios como a endorfina, capaz de provocar a sensação de prazer e bem-estar no organismo. Ao ser liberada no corpo, a endorfina aumenta a disposição mental e física, além de melhorar a resistência imunológica e reduzir dores.

Em função da crise sanitária, vale praticar essas atividades em áreas abertas e bastante espaçosas, como parques e praças (como corrida, andar de bicicleta ou patins, caminhadas, entre outras). Também é possível realizar atividades físicas em casa, como agachamento, abdominais, pular corda, boxe, alongamento e flexões. Após o esforço físico, você vai ver que será mais fácil dormir bem à noite.

Realizar atividades culturais


Outro jeito ótimo e simples de relaxar é fazer alguma atividade cultural, como ler aquele livro que está na sua cabeceira há meses, mas que você ainda não conseguiu começar em função da correria do trabalho. 

Ouvir música enquanto cozinha ou arruma a casa também é ótimo para conseguir relaxar. Os dias de folga também podem valer para você se arriscar a aprender algo novo, como pintar, tocar um instrumento e dançar.

Quem divide a casa com crianças, pode aproveitar para fazer isso com elas e, assim, estreitar os laços afetivos. 

Outra ótima alternativa com elas é investir em brincadeiras como pintar desenhos, dobraduras, jogos de tabuleiro e quebra-cabeça, além de atividades com bola (desde queimada até vôlei e futebol) em alguma área aberta.

Leia um livro, ler é muito importante, já escutou aquela frase, você é a média das pessoas que você convive, ler também é uma forma de conviver, ao ler você está conversando com o autor, existem livros muito bom, eu gosto de aprender com Tiago Brunet, Rui Mendes Faria.

Para saber mais sobre livros, veja o site ebookcult, eles postam sempre sobre livros e ebooks, umas das ultimas postagens foi sobre o ebook Paulo Coelho.
Postagem Anterior Próxima Postagem