como criar um delivery

Empreendedorismo: Como criar um delivery?

11 Passos para criar um delivery para a sua empresa

Montar um delivery pode ser um empreendimento inovador para restaurantes e estabelecimentos que desejam aumentar as vendas – e, consequentemente, os lucros – , além de ser uma aposta em um novo público – aquele que prefere comprar e/ou fazer um pedido no conforto de casa.

Os aplicativos de delivery são parte de novos hábitos dos consumidores brasileiros, os quais veem o serviço como uma alternativa para suprir necessidades alimentares, e o empreendedor deve ter a noção de que se trata de uma boa jogada para agregar valor.

Entenda neste artigo, as principais ideias, ou os 11 passos para montar um delivery de sucesso.

Quais as vantagens de montar um delivery?

Podemos pontuar diversas vantagens pelas quais o serviço de entrega está entre os negócios mais rentáveis, pois a captação de cliente que se consegue através dos delivery é quase que ilimitada, já que nem todo mundo tem tempo ou vontade de se locomover para um local físico.

Mas diferente do que se pensa, montar um delivery não é exclusividade de restaurantes e lanchonetes.

Outros setores como lojas de departamento, supermercado, livrarias, equipamentos eletrônicos e maquiagem também adotaram a ideia, visto que a pandemia impulsionou o pedido dos clientes por delivery.

Como já dito, devido a pandemia, o delivery permitiu que empresas fossem encontradas por seus clientes de nicho.

É, portanto, uma vantagem e tanto para as empresas aproveitarem e expandirem as vendas, e consequentemente fidelizar seus clientes. Além de abordar um novo mundo de possíveis fiéis clientes.

11 passos para montar um delivery

Montar um delivery de sucesso ou impulsionar o serviço de entrega do seu estabelecimento pode parecer desafiador, e por isso, reunimos estes 11 passos:

Antes de tudo, planeje-se

Como toda mudança, para esta inovação é necessário planejamento.

Por isso, reúna com sua equipe para planejar os recursos necessários para montar um delivery. Sejam eles recursos materiais e profissionais.

Nesse primeiro momento, monte seus objetivos, estude o mercado de delivery, escolha os fornecedores e prepare seus funcionários.

Pense no seu público, em como ele vai te encontrar e o que te diferencia nesse mercado.

Muitos detalhes do processo de montagem podem falhar caso não haja um planejamento consistente e que seja bem elaborado, o que é padrão para qualquer coisa que se deseje fazer funcionar.

Organização interna é importante

Em primeiro lugar, você vai precisar organizar o setor responsável pelo delivery, quais canais de atendimento, tipos de entregadores, raio de distância para as entregas e taxas.

Juntamente a isto, dê atenção ao seu pessoal. Sua cozinha é bem estruturada e seus cozinheiros são competentes para receber muitos pedidos?

Seja qual for o segmento da empresa, seus funcionários precisam estar atualizados com a tecnologia do aplicativo e treinados para administrar o novo fluxo de atendimento – muito importante quando se recebe clientes no local também.

Nesse contexto, vale analisar novas contratações e redesenhar o processo de produção com o objetivo de adequar o seu time aos desejos e demandas de uma nova leva de clientes quando se passa a oferecer serviço delivery.

A segurança dos alimentos é uma peça chave

O setor de alimentos tem como ponto principal a boa conservação e cuidados, no que tange à higiene e ao manuseio dos ingredientes e do produto final.

Ainda mais para que os itens vendidos sejam transportados com segurança. Aposte em embalagens de ótima qualidade, sempre descartáveis, e de fácil manuseio.

Quanto ao transporte seguro, deve optar por recipientes que armazenam adequadamente, não permitindo estragos ao alimento e preservando ao máximo a aparência do prato, afinal, isso permite manter a primeira impressão que o cliente teve ao ver o produto.

Encontre bons fornecedores

Para uma boa estratégia de delivery, sua empresa precisa estar abastecida para atender as demandas de alimentos, roupas, materiais escolares, peças de automóveis, etc.

Você precisa, então, de bons fornecedores, pelos quais os produtos estarão disponibilizados diretamente para o cliente que solicitar o serviço de entrega pelo aplicativo.

Uma excelente dica é utilizar a Plataforma do Cadastro Empresa para encontrar bons fornecedores nacionais.

Com o Cadastro Empresa você economiza tempo buscando e pesquisando por fornecedores confiáveis.

Dessa forma, você – como empresa – poderá escolher fornecedores perto da sua região, ou pelo Brasil inteiro.

Outra excelente dica é que você crie uma lista de fornecedores para que você sempre tenha “uma carta na manga”, caso algum problema apareça com um de seus fornecedores.

Entrega rápida e eficiente

Montar um delivery de sucesso significa focar em um serviço de entrega rápida e eficiente para melhor atender o cliente, que certamente espera receber o produto no tempo combinado.

Para isso, existe a opção de contratar uma equipe própria!

Para entregas mais rápidas, utilize motos, pois são mais ágeis, transitam com mais facilidade em vias movimentadas como nos centros urbanos.

Aposte na divulgação

Ter um negócio de vendas com delivery é sem dúvidas um tipo de atendimento com grande espaço na internet.

Caso a empresa já seja conhecida, ela precisa ganhar mais público, tanto para aumentar suas vendas e serviços consolidados quanto para conhecer um novo público alvo.

Neste caso, compensa bastante fazer anúncios nas redes sociais (Facebook e Instagram são indispensáveis) bem como explorar os meios tradicionais, a chamada mídia offline (panfletos) para atingir esse resultado.

Uma dica interessante é segmentar a divulgação somente para a freguesia local do seu bairro e endereços próximos.

Vale a pena investir na fidelização de clientes

É um investimento que vale consideravelmente, pois o empreendedor sente a diferença entre clientes antigos e os mais novos, por exemplo.

Essa é uma questão de garantir que o estabelecimento vai durar juntamente com as pessoas que ajudaram no sucesso.

Os clientes antigos já aprovam o estabelecimento há muito tempo, e agora, com a novidade do delivery, passam a fazer mais pedidos.

Eles se tornaram clientes assíduos, o que significa que o empreendedor investiu bem na fidelização com a clientela.

Sem falar que há um efeito dominó, em que clientes fiéis podem sempre conseguir mais clientes.

Esse passo é ideal e requer um serviço de entrega de alto nível, além de um programa de fidelização que oferece brindes ou uma refeição gratuita para determinado consumo.

Mantenha o cardápio em dia

Existem pratos ou produtos que são simplesmente fora do lucro, seja porque exigem ingredientes e materiais caros, ou porque não são mais vendidos.

Para estes, a única opção é serem tirados do cardápio, ou sob um olhar positivo, serem aprimorados. Mas isto exige mais pesquisa e investimentos.

Casos assim, exigem atenção quando se quer montar um delivery. O empreendedor não pode deixar de tomar atitudes para o bem do negócio.

Se o alimento parou de ter saída, é urgente fazer a alteração no cardápio.

Analise a concorrência

Os empresários que apostam no delivery certamente perceberam o quanto esse segmento cresceu durante a pandemia.

Então, se você vai montar seu delivery e notou isto somente agora, saiba que a concorrência já se encontra acirrada.

Logo, um dos passos para sua empreitada dar certo é engajar seu público com estratégias diferentes das dos concorrentes.

Analise a concorrência, de forma a pensar na necessidade que ela não supre e estude as melhores ações de marketing digital.

Preze por um bom atendimento

O problema de muitos empreendimentos é a falta de atendimento padronizado ou a inexistência de uma equipe para a prospecção de clientes.

Organize uma forma de montar atendimentos personalizados, que se comuniquem diretamente com seu cliente ideal – persona.

Pense como é satisfatório quando se é atendido por quem te conhece bem, te chama pelo nome, sabe do que você gosta e indica mais opções baseadas nas suas preferências.

Um bom atendimento estreita as relações e sinaliza a importância da empresa fazer parte da rotina, o que foi possível porque você manteve o cadastro de clientes atualizado.

Os aplicativos podem ser bons aliados

É insignificante você montar um delivery e não fazer uso dos aplicativos, os quais são ferramentas poderosas e cada vez mais populares.

É uma pena se a empresa ainda não deixou de receber pedidos por telefone – o que já é ultrapassado e estressa os clientes com linhas congestionadas.

Os aplicativos de delivery são bons aliados para o conforto do freguês – que solicita seu lanche ou mercadoria direto de casa – e também para os negócios.

Os aplicativos como Ifood, Rappi, AiqFome, 99Food, UberEats são excelentes aplicativos para que você possa fazer parte.

Esses aplicativos cobram uma pequena taxa que varia de empresa para empresa. O ideal seria conferir os termos de uso para conciliar a melhor estratégia para o seu negócio.

CONCLUSÃO

Tendo em vista que no ano de 2020 para 2021, empresas de delivery tiveram um aumento em suas vendas, de aproximadamente 975%.

Dessa forma, podemos concluir que construir estratégias assertivas para o seu negócio, pode vir a recompensá-lo de forma exponencial e escalável.

Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor para seus negócios, e caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo. Será um prazer receber o seu feedback.

Grande abraço e bons negócios!