Sala de coworking

Sala de coworking: conheça o que é e os benefícios de usar esses espaços

Conheça o que é sala coworking e seus benefícios para desenvolver atividades profissionais e de negócios, seja em tempos de pandemia ou não.

Os modelos de trabalho mudam cada vez mais, e o home office e os ambientes colaborativos já são uma realidade. E muitos profissionais optam pela sala coworking para desenvolverem suas atividades laborais e de negócios.

Em tempos de pandemia, os profissionais tiveram que se adaptar ao novo normal, tendo que buscar formas para trabalhar em segurança e conforto – uma dessas opções são os coworkings.

Esses espaços colaborativos permitem o acesso a diversas comodidades de um escritório, mas sem despesas altas, além da segurança oferecida pela privativa sala coworking.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, nos acompanhe neste post e saiba o que é sala coworking e os benefícios de usar esses espaços (em tempos de pandemia, ou não).

Afinal, o que é sala coworking?

A sala coworking é um local utilizado pelos profissionais para desenvolverem suas atividades laborais. Esses espaços são colaborativos, ou seja, podem ser divididos com outras pessoas ou, se preferir, apenas por uma.

O conceito de coworking surgiu nos Estados Unidos. Em 2005, o americano Brad Neuberg criou o primeiro coworking do mundo, na cidade californiana de São Francisco.

O termo foi cunhado pela primeira vez em 1999, pelo também americano, Bernie de Koven. Bernie, um designer de jogos, cunhou o termo para descrever o trabalho que era estendido ao ambiente digital.

Os espaços de coworking são colaborativos, ou seja, são divididos entre os profissionais, além das despesas e mobiliários que podem ser utilizados pelos coworkers – termo para designar as pessoas que utilizam esses ambientes.

Dessa forma, uma empresa e profissionais podem estabelecer as suas atividades de negócios e laborais em um ambiente com toda a infraestrutura de um escritório.

Contudo, sem ter as despesas altas de alugar um espaço e outros custos que envolvem manter uma sala ou prédio próprio.

O coworking, em sua maioria, possui espaços privativos, como salas que podem ser utilizadas por uma ou mais pessoas. Há também as estações de trabalho em que mais profissionais compartilham o mesmo espaço.

As salas privativas de coworking possuem valor mais elevado do que as estações de trabalho. Todavia, uma sala coworking oferece mais privacidade. Além de maior segurança, sobretudo em tempos de pandemia.

Seja qual for a opção escolhida, os coworkers podem aproveitar as diversas comodidades desses espaços, sobretudo os compartilhados, desde copa até salas de descompressão e ambientes para relaxar durante o expediente.

Benefícios de usar sala coworking para trabalhar?

Nem sempre o home office é a melhor opção, pois ao ter mais pessoas em casa, pode ficar difícil ter a concentração necessária para trabalhar. Por este motivo, a sala coworking é a escolha de muitos profissionais.

A sala coworking oferece muitos benefícios aos profissionais, como:

Economia

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de utilizar uma sala coworking é a economia. Ao dividir despesas como aluguel, água, energia elétrica, internet, entre outras, é possível economizar muito mais do que alugar uma sala ou prédio.

Localização

Trabalhar em uma boa localização faz toda a diferença no dia a dia, seja para se deslocar até o local ou para receber clientes.

Os coworkings sempre estão localizados em pontos estratégicos das cidades, beneficiando os coworkers, seus parceiros e clientes.

Além disso, ao precisar alugar um espaço próprio em uma boa localização tem um custo bem alto, ao contrário de uma sala coworking que possui valores reduzidos.

Oportunidade de negócios

O coworking não é apenas para trabalhadores autônomos, empresas também podem utilizar os espaços e ter acesso a muitas oportunidades de negócios.

Assim, como os trabalhadores que trabalham de forma remota ou autônoma encontram no coworking toda a estrutura para realizar suas atividades, aumentar seu networking e oportunidades.

Uma empresa que se estabelece nesse tipo de ambiente também aumenta as oportunidades de negócios, mantém contato com profissionais, ideias e empresas que agregam e podem ser suas parceiras em projetos e negócios.

Ambiente agradável

Com profissionais, ideais e empresas inovadoras e criativas, a sala coworking e seus espaços criam um ambiente mais agradável para trabalhar.

Esses aspectos favorecem a criatividade dos profissionais, aumentam a produtividade e engajamento nas tarefas e projetos.

O coworking ainda oferece comodidades que podem favorecer o relaxamento e evitar o estresse, como as salas de jogo, espaço para conversas, entre outras facilidades que podem ser incluídas nesse ambiente e oferecer melhor qualidade de vida aos profissionais.

Estrutura pronta

Comprar equipamentos de escritórios e mobiliários pode ter um custo bem elevado, seja para um profissional autônomo ou para empresas.

Contudo, o coworking já oferece uma estrutura pronta, é só chegar e começar suas atividades laborais, sem se preocupar com esses detalhes.

Algumas das comodidades e estrutura que você encontra em um coworking:

  • Salas privativas, com toda infraestrutura necessária para trabalhar, para uma ou mais pessoas
  • Estações de trabalho compartilhadas e com valores reduzidos
  • Equipamentos e mobiliários de escritório
  • Banheiro, copa, garagem
  • Salas de reunião
  • Espaços para lazer e relaxamento
  • Café e água
  • Serviços de limpeza, recepção, portaria
  • Sistemas de segurança, cabines telefónicas e atendimento de ligações
  • Endereço fiscal e comercial
  • Entre outras comodidades que podem variar conforme a sala coworking e espaços localizados no país e exterior

Interatividade

Trabalhar de forma remota e home office tem suas vantagens, porém, a interatividade com outras pessoas, empresas e ideias é importante para manter a motivação e estímulo profissional. E o coworking é o ambiente adequado para isso.

A interação social no coworking é facilitada, já que outros profissionais e empresas com foco em inovação, criatividade e crescimento estão nesses espaços, tanto para os que optam pelas estações de trabalho, quanto para os que preferem ou precisam utilizar uma sala privativa.

Como utilizar esses espaços?

Atualmente, no Brasil há cerca de 1.500 espaços de coworking, segundo censo realizado em 2019.

Para utilizar as estações de trabalho ou sala coworking, você pode procurar as opções disponíveis na sua cidade ou região.

E se estiver a trabalho em outros lugares, pode ainda utilizar o coworking pelo tempo que precisar, sem ter que pagar valores elevados para ter um local de trabalho com toda a infraestrutura necessária.

Se desejar utilizar esses espaços, seja por dia, semanal ou mensal, é recomendado verificar a disponibilidade do coworking da cidade ou região que você está.

O site do Coworking Brasil oferece as informações e endereços necessários para entrar em contato com estabelecimentos de todo o país.