5 hábitos para manter durante a rotina de trabalho home office

Se você tem dificuldades para manter a rotina de trabalho em casa, veja algumas dicas simples para te ajudar.

5 hábitos para manter durante a rotina de trabalho home office

A imposição do trabalho remoto desde o início da crise sanitária fez com que muita gente precisasse realizar pequenas reformas em casa, a fim de conseguir criar espaços adequados para este regime de trabalho.

Outra necessidade que se impôs foi conseguir manter uma rotina em meio a tantas demandas e novidades. Como manter a concentração trabalhando em casa? Como conseguir manter pequenos hábitos que constituem uma rotina sem se sentir aprisionado?

Por isso, se você precisa melhorar a sua rotina de trabalho remoto e está em busca de móveis mais adequados, como uma boa cadeira ergonômica, confira algumas dicas de hábitos para manter no home office.

Estabelecer horários


O primeiro desafio para quem está começando a trabalhar remotamente é conseguir estabelecer (e manter) horários. Algumas atividades são essenciais para te ajudar nesse processo: horário de dormir, de almoçar e de jantar são apenas alguns exemplos.

Uma das principais vantagens do trabalho remoto é a falta de necessidade de gastar tempo em deslocamento para chegar ao trabalho. Isso oferece melhor qualidade de vida para o trabalhador, mas pode trazer dificuldades para quem já acha um desafio ser pontual presencialmente.

Lista de tarefas


O home office já traz o desafio de agregar atividades profissionais e pessoais em um mesmo espaço (a casa). Isso acaba dificultando a separação entre o que é privado e o que é profissional. No final, essas atividades podem acabar se misturando.

Assim, é recomendado fazer, logo no começo do dia, uma lista das tarefas que devem ser realizadas — no trabalho e no seu espaço doméstico. É recomendado evitar lavar louça, estender roupa ou fazer faxina durante o expediente de trabalho remoto.

Invista na ergonomia


Outra dica bastante eficiente, mas que costuma exigir um pouco mais de energia e dinheiro, é investir em móveis ergonômicos. O principal deles é uma boa cadeira de escritório, já que o trabalho remoto exige que você passe horas seguidas sentado. A falta de conforto pode acabar prejudicando a sua saúde e, consequentemente, o seu trabalho.

Se você ainda não comprou uma cadeira de escritório, considere fortemente essa opção. Ao trabalhar em uma cadeira desconfortável, você pode cair na tentação de trabalhar sentado em seu sofá ou em sua casa — o que atrapalha a concentração e pode trazer prejuízos para a sua coluna.

Pausas estratégicas


Um expediente costuma levar pelo menos oito horas diárias. Nesse período, é fundamental realizar pausas estratégicas. Isso parece dispensável, mas uma pausa de 15 minutos no trabalho é fundamental para conseguir manter o foco e a concentração.

Pausas estratégias também podem ser usadas para a realização de alongamentos simples ou ginásticas laborais (especialmente com o pescoço, os braços, as mãos e as pernas). Por isso, não dispense esses intervalos, pois, ao final do dia, eles fazem bastante diferença.

Alguma atividade física


Muita gente acaba deixando de praticar atividades físicas por falta de tempo, pois o volume de trabalho e a exigência de suas empresas acabam fazendo com que os trabalhadores passem do horário do expediente. Contudo, manter o corpo em movimento é essencial para manter a saúde. Por isso, veja a possibilidade de levantar meia hora mais cedo para realizar alguns exercícios de ginástica, ioga ou sair para caminhar no seu bairro.

Pode parecer pouco, mas fazer isso três vezes por semana é suficiente para evitar o sedentarismo, que acaba tendo um efeito negativo sobre o organismo. Se você é uma pessoa mais noturna, pode ser bom sair para andar ou correr após o expediente, pois isso demanda certa energia, o que pode provocar um cansaço e, assim, facilitar o sono.
Postagem Anterior Próxima Postagem