acompanhante de idosos

O que é preciso para ser um acompanhante de idosos?

Esta profissão está em alta e promete crescer muito nos próximos anos. Entenda como se especializar e se tornar um excelente cuidador de idosos

Curso online com certificado para acompanhante de idosos: entenda a importância!

Segundo um levantamento da ONU, até 2100 teremos mais de 3 bilhões de idosos no mundo. Comparado com 2020, o número de pessoas nestas idades mais do que dobrará.

Impressionante, concorda? É verdade que a população, em geral, está envelhecendo. Isso é bom, porque indica que a qualidade de vida das pessoas está melhorando, as condições sanitárias estão sendo eficientes e o acesso à saúde está crescendo.

Além é claro, do avanço da ciência e tecnologia para novos tratamentos, acesso à informação e outros diversos bons motivos.

Com o avanço no número de pessoas com mais idade no mundo, a profissão acompanhante de idosos está cada vez mais em alta.

É uma consequência desta tendência da sociedade. Embora haja este crescimento, as famílias destes idosos, muitas vezes, não têm tempo ou condições de cuidar pessoalmente dos parentes com mais idade.

Muitos filhos e responsáveis pelos avós, pais, tios, mães idosas não querem optar por asilos e se preocupam o suficiente para não deixá-los sozinhos o dia todo enquanto trabalham.

Desta forma, a profissão acompanhante de idosos está se tornando uma necessidade. Com o aumento de oportunidades de trabalho, os profissionais dessa área precisam – mais do que nunca – se especializar para se destacar no mercado.

Isso porque, as famílias são exigentes na hora da contratação, afinal, estão confiando em um profissional para cuidar de um parente tão importante e amado.

Então, neste conteúdo, te explicaremos o que é necessário para se destacar neste segmento.

Os cursos são essenciais, assim como em todas as áreas profissionais. Acompanhe e se especialize em uma das profissões do futuro!

O que faz um acompanhante de idosos?

O termo acompanhante de idosos pode soar muito vago. Afinal, o que este profissional faz? Quais suas tarefas diárias? Vale lembrar que cada idoso precisa de cuidados diferentes, de acordo com as necessidades e rotina da pessoa.

Por isso, a função pode variar bastante. Entretanto, no geral, um acompanhante de idosos é o profissional responsável por ajudar nos cuidados diários de uma pessoa idosa.

Como dissemos, o cuidador é contratado pelas famílias que não têm tempo ou condições de cuidar do idoso durante o dia e por isso, contam com a ajuda de profissionais para garantir a saúde e bem estar do parente.

Também pode ser contratado por casas de apoio aos idosos. Geralmente, essas instituições contam com diversos profissionais, como enfermeiros, fisioterapeutas e cuidadores. É um setor que vem crescendo bastante e traz diversas oportunidades.

Basicamente, o acompanhante de idosos acompanhará a rotina do idoso, os ajudando com necessidades básicas, como higiene, alimentação, companhia e controle dos horários de remédios.

Entre as funções do cuidador de idosos: dar banho, trocar fralda, trocar roupa, ajudar nos momentos de alimentação, auxiliar com os remédios, fazer companhia, passear durante o dia, entre outras atividades que podem variar de acordo com o quadro clínico e estilo de vida de cada pessoa.

O que é preciso para se tornar um acompanhante de idosos?

Como dissemos, é uma profissão em alta. No Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de profissionais desta área saltou 547%.

É quase inacreditável como a procura por acompanhante de idosos vem crescendo.

Por isso, se especializar nessa profissão pode ser uma oportunidade incrível. Não é um trabalho fácil, mas é recompensador. Cuidar do outro sempre nos traz boas sensações, concorda?

Então, antes de mais nada, um cuidador de idosos deve ser paciente, empático, atencioso e respeitoso. Já sobre a formação, é preciso ter pelo menos um curso técnico de acompanhante de pessoas de idade.

Assim, terá o conhecimento necessário para garantir o bem estar dos idosos, sem – principalmente – machucá-los.

Profissionais da enfermagem também podem se especializar nesta área, basta alguns cursos focados nesta profissão.

Cursos para acompanhantes de idosos

Existem diversos cursos online gratuitos com certificado que são excelentes opções para se especializar nessa área.

Geralmente, esses cursos abordam temas como o papel do cuidador de idosos, política de assistência social, alzheimer, parkinson e escleroses, o estatuto do idoso e atenção à saúde dos idosos.

Também aborda situações de risco, prevenção, cuidados com higiene, alimentação, supervisão, entre outros assuntos extremamente importantes e valiosos para o dia a dia destes profissionais.

Se quer ingressar nessa carreira, se especialize! Se destaque neste mercado e ganhe a confiança de diversas famílias. Apenas conhecimento e especialização podem te ajudar nesta profissão.

Existem cursos com o básico sobre a profissão e outros mais específicos, ensinando como cuidar de idosos em diversas situações diferentes.

É interessante fazê-los também, ainda mais se estiver com uma vaga que peça esse conhecimento à vista.

São cursos rápidos e completos que agregam bastante conhecimento. É uma boa opção para quem tem pouco tempo e recursos e ainda sim deseja se especializar nessa área e garantir um espaço nesta profissão do futuro.