Limpeza sem esforço: dicas para limpar a casa facilmente

Organização, rotina e a compra de produtos adequados deixarão a faxina mais simples e agradável. Entenda como.

Limpeza sem esforço

A limpeza do lar é uma parte essencial das dinâmicas de manutenção de nossa casa. Além de contribuir para a conservação dos móveis, utensílios e roupas, também promove a nossa saúde e a de nossa família.

Feita da maneira correta, o que inclui rotina e o uso de produtos de limpeza eficientes, a faxina se torna uma atividade gratificante. Mas, quando não existe organização, ela pode ser desagradável, tendendo a ser evitada.

O acúmulo de sujeira, em contrapartida, poderá colocar a sua saúde em risco, além de danificar os bens que constituem a sua moradia. Confira dicas de como deixar a limpeza de sua casa mais fácil, eficiente e prazerosa.

Faça da limpeza parte de sua rotina


Uma das maiores facilitadoras da limpeza de sua casa, em especial em dias de faxina, em que mais tempo e trabalho são dedicados, é a rotina. O acúmulo de sujeira, como dissemos, deixará o processo mais dificultoso e é por isso que a limpeza da casa deve ser parte do seu dia-a-dia.

Evite, por exemplo, acumular louça na pia da cozinha por muito tempo. Além de a secagem da sujeira na superfície dos seus pratos, copos, panelas e talheres tornarem a posterior limpeza mais trabalhosa, isso deixará a pia em si, e até a cozinha como um todo, bem mais suja com o passar das horas.

O mesmo vale para todas as outras áreas que merecem atenção e limpeza em seu lar. No caso da lavagem de roupas, entretanto, é importante que se acumule uma quantidade próxima à capacidade de sua máquina de lavar. Isso, na verdade, contribuirá tanto para a economia de energia quanto para a durabilidade do seu eletrodoméstico.

Não acumule, porém, muito mais que isso. Roupas sujas amontoadas por muito tempo são um prato cheio para fungos e bactérias, o que pode gerar manchas permanentes nas suas peças, além de, claro, contribuir para a proliferação de doenças.

Geralmente, atividades como varrer a casa, molhar e podar as plantas, lavar a louça e retirar o lixo devem ser feitas todos os dias. Tirar o pó, passar pano, encerar o chão e toda a limpeza pesada, incluindo a lavagem de roupas e os panos de limpeza, devem acontecer de uma a duas vezes a cada semana. Fazendo isso, você não concentra toda a faxina em um único dia, facilitando a sua execução.

Use os produtos adequados


Um erro mais comum do que se imagina é o uso de produtos inadequados na hora de limpar determinadas superfícies. O ideal é que utilizemos os produtos de limpeza com a sua destinação específica.

Pode parecer tentador experimentar e misturar produtos, mas, acredite, isso já foi testado em laboratório antes que eles fossem rotulados com suas adequações e precauções. Na maioria dos casos, mesmo que um objeto ou superfície fiquem limpos com produtos inadequados, eles poderão ser danificados.

Um exemplo disso é o uso do sabão em pó para limpar o chão com azulejos. O sabão em pó, de fato, deixará o seu chão limpo mas, por sua composição alcalina, desgasta o esmalte do revestimento. Além do aspecto estético, isso poderá deixar o ambiente menos seguro, especialmente quando o azulejo tem relevo antiderrapante. Por isso, é importante que você tenha em mãos os produtos básicos da limpeza da casa e os utilize da forma correta.

Situações específicas, vale ressaltar, poderão exigir de você uma atenção especial. Quem tem piso de madeira, por exemplo, deverá encontrar produtos destinados a esse material. Muitas janelas de vidro ou móveis com grandes superfícies do material também merecem o investimento em um bom limpa vidros. Fazer dos cuidados do seu lar uma rotina e utilizar os produtos adequados deixará a faxina mais fácil e agradável, além de prolongar a vida útil de seus móveis e roupas.
Postagem Anterior Próxima Postagem