Guia de proteção contra o coronavírus no ambiente de trabalho

Precisa trabalhar presencialmente? Confira as principais dicas para manter-se protegido do novo coronavírus

Ambiente de trabalho

O novo coronavírus é transmitido por meio de gotículas contaminadas que entram em contato com as vias aéreas. Essas secreções são liberadas durante a fala, espirros e tosses, podendo infectar rapidamente as pessoas ao redor. Por isso, em tempos de pandemia, todo cuidado é bem-vindo.

Muitas empresas adotaram o trabalho remoto para preservar os funcionários. Entretanto, alguns setores não conseguiram dispensar os trabalhadores e outros estão retomando as atividades presenciais. Diante desse cenário, é importante ressaltar algumas medidas que devem ser adotadas, como o uso de máscara antiviral.

Atitudes simples fazem toda a diferença e não devem ser dispensadas. Por isso, separamos as principais dicas de como se proteger durante o trabalho presencial em meio à pandemia. Confira abaixo.

Uso de máscara é obrigatório


Existe um consenso na comunidade científica de que o uso de máscaras de proteção diminui o índice de transmissibilidade do vírus. Portanto, elas são consideradas itens indispensáveis para quem trabalha presencialmente.

A máscara PFF2, que funciona como um respirador, e os modelos antivirais são os mais indicados. No entanto, também é possível usar máscaras de pano, desde que sejam trocadas constantemente. Então, lembre-se de sair de casa com mais de um item e faça a troca ao longo do dia.

Atenção ao transporte público


Manter o distanciamento social no transporte público não é tarefa fácil. Se essa é sua única opção, evite horários de pico e use máscaras reforçadas. Além disso, lembre-se de passar álcool em gel com frequência e não leve as mãos ao rosto.

Ambientes com aglomeração são propícios à transmissão do vírus. Por isso, evite o transporte público sempre que possível. Se você tiver carro, use o automóvel para ir ao trabalho. Você também pode utilizar os aplicativos de transporte, evitando, assim, transportes coletivos com muitas pessoas e com pouca ventilação.

Leve álcool em gel na bolsa


O novo coronavírus também pode ser transmitido de maneira indireta. Isso acontece quando uma pessoa entra em contato com uma superfície contaminada e, em seguida, leva as mãos ao rosto. Esse tipo de contaminação é menos frequente, mas pode acontecer.

Por isso, é importante higienizar as mãos com frequência, de preferência com água e sabão. Contudo, se não houver um banheiro disponível, o álcool em gel é a melhor opção, já que consegue desativar o vírus. Portanto, use-o sempre que sair do transporte público ou depois de tocar em diferentes superfícies.

Faça distanciamento social


Depois de tantos meses em casa, é comum sentir falta dos colegas de trabalho. No entanto, todos devem evitar os impulsos de abraçar, beijar e apertar as mãos. É necessário manter distância dos colegas, tanto na sala de trabalho quanto em ambientes compartilhados, como a copa.

O distanciamento social deve ser adotado em todos os locais: no transporte, no comércio e no trabalho. Indica-se uma distância mínima de um metro e meio entre as pessoas, para que seja possível diminuir os riscos de contaminação.

Mantenha o ambiente arejado


Além de evitar ambientes com aglomeração e fazer distanciamento social, é importante manter o ambiente arejado. Portanto, verifique se as janelas do escritório estão abertas e evite manter as portas fechadas. Assim, o ar circula com mais facilidade.

O ar condicionado não é a melhor opção para o momento de pandemia, porque ele exige que portas e janelas sejam fechadas. Então, dê preferência à circulação de ar natural. Vale ressaltar que todas as medidas precisam ser mantidas durante as reuniões: usar máscara, fazer distanciamento e se reunir em um ambiente amplo e arejado.

Higienize mesas e outros objetos


A higienização dos ambientes precisa ser constante durante a pandemia, principalmente quando muitas pessoas circulam pelo local. Por isso, lembre-se de higienizar a mesa, o computador e os demais objetos que você usa diariamente.

Você pode usar álcool 70º e outros produtos para fazer essa limpeza diária. Desse modo, você evita a contaminação indireta, além de manter o ambiente de trabalho limpo.
Postagem Anterior Próxima Postagem