Como complementar seu currículo?

Quando se fala em encontrar um novo emprego, praticamente se está falando da criação de um currículo. Afinal de contas, a instituição da seleção para uma vaga é cada vez mais competitiva, e você precisa muitas vezes se apresentar em apenas uma folha de texto.

Currículo

Saber como entregar um bom resumo das suas capacidades e experiências profissionais é um fator realmente importante. Além de garantir uma boa negociação de salários e condições de trabalho melhores.

Em algumas empresas existem funcionários que ganham mais e possuem alguns luxos extras exatamente porque souberam negociar melhor. E claro, você precisa de vantagens no seu currículo para eles entenderem que vale a pena negociar.

Este é um tema central, e por mais que alguns pensem que um currículo é sempre jogado no famoso “arquivo redondo”, a realidade não é essa. Muitas empresas realmente criam bancos de dados de possíveis profissionais e acabam melhorando as suas chances com o tempo.

Entretanto é ainda necessário lembrar que o foco de tudo acaba sendo mesmo o currículo como uma carta de apresentação.

Existem muitos erros que podem fazer com que você tenha um desempenho ruim nesta área. E meu foco aqui não é esse.

O que eu quero trazer hoje são meios de fazer seu currículo ser complementado de uma maneira que realmente faça toda a diferença. Podendo ser resumido em uma folha e entregando a imagem de que você é um profissional competente e que não se passa como alguém prolixo.

Vamos dar uma olhada?

Como complementar seu currículo?


Complementar é algo muito importante, a ideia é fazer com que seu currículo tenha um conjunto de informações que mostram que você é capacitado para aquelas ações.

Entretanto é muito justo que se você procurar bem, pode encontrar muitas coisas relacionadas à experiências profissionais que realmente podem ser descritas.

Por exemplo, você já ter tido um trabalho de carteira assinada por alguns anos é um fator interessante para o seu sucesso. Assim como é interessante notar que há a possibilidade de se encontrar muitos outros casos, como por exemplo os Soft Skills.

Pode ser relevante dizer em seu currículo que você tem boa organização, sendo algo essencial para vagas em administração ou secretaria. Também pode ser interessante falar sobre pontualidade, o que é ótimo para se encaixar em vagas de vendas ou negócios.

Mas embora este seja um ponto interessante, existem dois problemas:

  1. Dificuldade em se comprovar tal habilidade além do seu relato
  2. Parecer que você não tem conteúdo técnico para preencher o resto do currículo

Exagerar na dose pode significar para o empregador que você não tem como entregar nada de sólido para te ajudar na contratação.

Por isso é importante reservar um pequeno pedaço para esta informação. Mas deve ser pequeno.

Carteira de motorista


A CNH é realmente um documento muito importante para várias empresas. Afinal de contas, nunca se sabe se seu emprego será 100% fixo ou pode exigir um certo esforço de traslado.

Principalmente para as pessoas que trabalham com suporte, pode haver a necessidade de se buscar ou dar manutenção em algo que não está na empresa. E por isso alguém pode precisar dirigir.

Mostrar as categorias nas quais você é habilitado é realmente importante. Mas chega a ser crucial não passar de uma linha em informações gerais, ou mesmo omitir tal informação caso você perceba que o emprego não exige tal coisa.

Procure cursos profissionalizantes


Muitos ainda focam somente em cursos que tenham um nível técnico ou superior. Entretanto, o mercado de trabalho não é exatamente fã deste tipo de formação.

Principalmente porque neste tipo de graduação é comum ter uma enorme carga teórica sem necessariamente ter um peso prático forte. Você terá muitos profissionais cheios de conteúdo, mas na hora do trabalho grande parte disso não tem um real valor.

Por isso é importante procurar por um curso para horas complementares de sua faculdade ou curso técnico. Este tipo de certificação normalmente mostra algo mais específico, que denota uma habilidade de resolver certos problemas.

Por exemplo, você pode ser um engenheiro eletrônico, mas ter um certificado de que conhece a programação com um determinado processador, faz toda a diferença.

Ou mesmo você pode ter um curso profissionalizante de secretariado, mas ter um outro curso livre de inglês realmente fará toda a diferença no longo prazo.

Procure estágios


Às vezes sua carreira ainda precisa de uma certa validação do mercado antes que você consiga o emprego dos sonhos. Muitas vagas são extremamente concorridas, e ter uma certa comprovação de experiência acaba se tornando necessário.

Não é exatamente uma exigência, mas salta aos olhos de um recrutador entender que você não é alguém que dará dor de cabeça ou precisará começar do zero.

Ter um estágio ajuda a corroborar até mesmo suas Soft Skills, que podem ser confirmadas em uma carta de recomendação.

Por isso, recomendo plenamente que você tenha a capacidade de fazer um, mesmo que seja sem remuneração.

Considerações finais


Lembre-se, às vezes menos é mais. Evite sempre passar de uma página de currículo. Isto costuma demonstrar para a maioria das pessoas que você não tem uma noção do que realmente é importante.

Sem contar que você dá um ar de estar desesperado pela vaga, ou pior, ser superqualificado.

Muitas empresas evitam contratar pessoas super qualificadas porque elas tendem a perder o interesse em pouco tempo. Assim como muitas outras, costumam querer remunerações maiores do que a vaga em si tende a proporcionar.

Fazer curso online com certificado válido é realmente uma das melhores maneiras de garantir segurança nas contratações, garantindo que você realmente dá conta do recado.

Entretanto é bom ser muito seletiva com relação à entidade que oferece este tipo de formação. Existem muitas opções por aí, mas grande parte delas realmente não entregam conteúdo de qualidade, ou mesmo que seja válido.

Por isso é importante focar em boas plataformas, como por exemplo a Certificado C.O. Nela será possível encontrar centenas de cursos livres e profissionalizantes 100% online e com uma possibilidade enorme de crescimento profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem