As vantagens da cidadania portuguesa

As vantagens da cidadania portuguesa

A Europa não é apenas um destino turístico, mas também a escolha de muitos brasileiros que buscam morar no exterior para investir em estudos, carreiras, e ainda buscar mais segurança e uma melhor qualidade de vida para você e sua família.

Por isso, ser cidadão português e portador de passaporte europeu é muito positivo em todas as áreas.

A nível profissional, conseguir a cidadania portuguesa, trata-se de uma enorme vantagem para os outros, porque os portugueses têm o direito de trabalhar em qualquer Estado membro da União Europeia.

Numa era de globalização e de mercado de trabalho em expansão, ter a nacionalidade portuguesa e poder circular é uma grande vantagem.

Para além do âmbito profissional, a posse deste documento alarga também as barreiras geográficas nas áreas da aprendizagem, lazer e habitação.

Com um passaporte europeu, você também pode viajar por diversas partes do mundo como turista sem visto.

Vamos conferir, então, todas as vantagens de ser um cidadão português, continue lendo e descubra as vantagens da cidadania portuguesa.

Ser cidadão europeu

Uma das maiores vantagens de se tornar cidadão europeu é a possibilidade de visitar, viver, estudar e trabalhar em Portugal e nos outros 27 Estados membros da União Europeia sem visto.

O único requisito é o preenchimento da ficha de inscrição, quando necessitar de entrar num país que não seja Portugal e pretender viver mais de três meses, poderá tratá-lo juntamente com os imigrantes.

Outra vantagem é que tem direito a cuidados de saúde e a uma aposentadoria no país, tal como um cidadão europeu normal.

É um universo completamente diferente do que existe no Brasil porque os serviços públicos funcionam muito bem lá.

Qualidade de vida

Portugal é um dos países europeus que fornece a maior qualidade de vida. Para além do baixo nível de violência, Portugal também oferece um forte poder de compra devido aos preços relativamente baixos.

Viver lá não é tão caro, embora, para efeito de comparação, os portugueses paguem menos do que os brasileiros.

Quem vai viver em Portugal, embora ganhe menos, tem um nível de vida muito mais elevado porque o seu poder de compra é maior.

Além das vantagens no valor do custo de vida, ter a cidadania portuguesa permite-lhe também a inscrição em universidades e cursos em todos os estados membros da UE a um custo muito inferior, o mesmo que os cidadãos europeus pagam.

Para os portugueses, outro grande benefício em termos de qualidade de vida é a questão dos serviços públicos de saúde. Em Portugal, embora possa parecer inacreditável, o serviço público é a escolha da maioria dos cidadãos.

Os brasileiros que desejam morar em Portugal e pretendem utilizar o sistema público de saúde do país devem solicitar o PB4 (Certificado de Direito à Assistência Médica).

A solicitação PB4 ainda deve ser feita no Brasil: é um certificado gratuito que pode ser emitido pelo Ministério da Saúde de sua cidade.

Facilidade na locomoção

De um modo geral, é fácil andar pela Europa. Principalmente em Portugal, as distâncias entre as cidades são muito próximas, pelo que as “viagens rodoviárias” no país aos finais de semana ou feriados são muito tranquilas.

Em uma comparação simples, viajar de um estado para outro no Brasil é como viajar de um país para outro na Europa. As distâncias são muito semelhantes e as tarifas também.

Além disso, o transporte público é muito bom, em muitas situações do dia a dia, você não precisa de carro, isso é diferente da situação atual no Brasil, onde você realmente precisa de um veículo próprio para locomoção.

Escolha o país em que deseja trabalhar sem se preocupar com o visto

Todos os cidadãos pertencentes a países da UE podem escolher livremente em qual país viver do grupo. Ou seja, se as oportunidades em que você se encontra não são boas, você pode considerar a possibilidade de se mudar para outro país para viver em outra cultura sem muita preocupação.

Pague menos impostos

Os preços dos produtos portugueses são justos e na maioria dos casos acessíveis. Mesmo um brasileiro que se mudou para o país, mas não ocupou cargo importante no trabalho, pode ter uma qualidade de vida melhor do que no Brasil.

Quanto menor o preço, maior o poder de compra e, portanto, o padrão de vida aumentará.

Agora, você já sabe as vantagens da cidadania portuguesa, compartilhe este texto para que seus amigos também saibam.