consultor de marketing digital

Processo e análise – A ascensão do consultor de marketing digital

Consultor de marketing digital é comumente considerado um termo vago para empresas. Tem havido vários equívocos sobre o consultor de marketing como uma profissão, bem como uma função de consultoria no mundo do marketing.

Há décadas, a consultoria tem se delineado como serviços empresariais com foco tradicional na gestão organizacional.

No entanto, as empresas de consultoria tiveram que evoluir para acompanhar as mudanças no mundo dos negócios, o que levou a um avanço nos serviços de consultoria de vendas e marketing.

Além disso, as agências de marketing e publicidade vêm aprimorando seus serviços de consultoria e adicionando novas áreas, como transformação digital, automação, análise de dados e serviços de consultoria de branding.

No entanto, as forças freelance no mundo do marketing digital começaram a mudar o termo, fornecendo consultoria altamente especializada em canais como SEO, mídia social, marketing de conteúdo e PPC.

Qual é a definição de consultores de marketing digital?

O termo “consultor de marketing digital” é identificado como profissionais de marketing altamente experientes com habilidades avançadas em tecnologias digitais.

Pensador estratégico com ávida habilidade analítica e vários anos de experiência em gerenciamento de canais de marketing e definição de campanhas de branding e aquisição.

Os consultores são contratados por empresas com base em contrato ou como freelancers para resolver problemas de marketing ou para realizar tarefas de pesquisa e auditoria.

Principalmente, os consultores independentes são aceleradores econômicos e rápidos para iniciativas de marketing digital.

Além disso, os consultores ajudam no avanço dos canais de marketing digital, tecnologia de marketing e mídia paga.

De acordo com estatísticas do Report Linker Marketing Consulting Services Industry nos Estados Unidos da América, estima-se que atinja US $ 46,1 bilhões em 2021.

A definição de consultoria de marketing vem evoluindo ao longo dos anos. Um dos principais motivos dessa mudança é a grande expansão da tecnologia e das redes sociais.

Com isso, a metodologia e os aplicativos de marketing foram impactados, e os canais digitais começaram a surgir e a substituir os canais de mídia tradicionais.

Essa mudança trouxe uma nova geração de profissionais de marketing digital nativos que reformularam o marketing para acompanhar a revolução da mídia social.

Além disso, a experiência online e os hábitos de compra estiveram no centro da mudança e o comportamento do consumidor está mudando. 

Pesquisa vs Habilitação

Nos últimos anos, as Startups estavam à frente do jogo e avançaram rapidamente com ideias revolucionárias em marketing digital e abordagens centradas no cliente.

Portanto, o conceito de consultoria de marketing teve novos papéis no ambiente de negócios.

A cultura das Startups foi impactada pela ideia de mentoria e seus benefícios. Foi o que aconteceu na consultoria de marketing e os consultores passaram a funcionar como assessores externos de empresas.

No entanto, as empresas e agências de consultoria ainda desempenham o papel tradicional de consultor com pesquisas mais extensas sobre viabilização.

Gradualmente, o papel do consultor de marketing digital está mudando e as agências estão se movendo em direção a transformações de tecnologia e contratando profissionais de marketing digital altamente especializados para ajudar as empresas no nível de execução e tecnologia.

As Startups tinham diferentes esferas e termos à medida que a mentoria começou a moldar a ideia de consultoria como uma necessidade empresarial.

Com todas essas tendências, a consultoria de marketing não foi explicitamente declarada ou identificada. No entanto, a necessidade de um consultor profissional de marketing digital aumentou rapidamente e as empresas começaram a obter um entendimento mais claro.

O que os consultores de marketing digital fazem?

Parte do dilema é ter objetivos sem saber como fazê-lo ou por quê? A chave para entender os consultores de marketing digital depende de quatro fatores:

  • Consultores ajudam com incertezas: O principal papel dos consultores é identificar o problema. A definição de uma função de consultor é descrita pelo próprio termo. Proprietários de empresas e departamentos de marketing tendem a procurar consultores profissionais quando precisam encontrar soluções eficazes para seus problemas de marketing. Em resumo, não é crítico se a empresa não foi capaz de identificar o problema claramente. Esse é o trabalho do consultor para investigar, identificar e fornecer as idéias.
  • Os consultores transformam o marketing: contratar um consultor de marketing digital é diferente de contratar uma agência ou um profissional de marketing em tempo integral. O maior valor dos consultores é fornecer a mudança que a empresa está procurando. Não se trata de fazer o trabalho, mas de investigar objetivos, processos e monitoramento de marketing. O maior valor do consultor de marketing digital é trazer a mudança para o departamento de marketing da reestruturação e recrutamento para definir novos objetivos estratégicos e plano de otimização dos canais de marketing digital.
  • Consultores são parceiros: ao contrário de contratar uma agência, os consultores são livres de conflitos, burocracia, despesas gerais, políticas corporativas. Eles atuam como consultores e se alinham aos objetivos do negócio, sendo orientados para resultados. A parceria com consultores permite que os gestores de negócios tenham um especialista externo para analisar o desempenho de marketing e as abordagens estratégicas. O grande benefício desse parceiro é que ele está fora de todos os círculos de conflito.
  • Consultores aprimoram o conhecimento: Trazer um especialista em marketing digital a bordo é o principal objetivo dos empresários. A aquisição de know-how avançado e experiência técnica prática é a principal razão pela qual as empresas precisam de um consultor profissional. O consultor atua em áreas críticas e altamente avançadas, como otimização de canais pagos, publicidade programática, estratégia de mídia social, automação de marketing e campanhas de geração de leads.

O benefício é enorme para empresas que usam uma equipe de marketing interna ou uma agência devido à ampla experiência do consultor.

Em outras palavras, é um plug e desempenha um papel na capacidade de treinar e educar habilidades internas.

Fundamentalmente, esses valores essenciais do que o consultor de marketing pode fazer para renovar o departamento de marketing digital e fornecer conhecimento avançado são acionados pela necessidade de dimensionar o negócio e, mais importante, monitorar o investimento em marketing.

Por que o papel do consultor de marketing digital está se tornando importante para as empresas?

1) A competição está ficando mais difícil

No mundo online, tudo está se tornando altamente competitivo. Todo mundo está competindo nas redes sociais e na pesquisa do Google.

De acordo com o Facebook, existem mais de 80 milhões de pequenas empresas usando as ferramentas de negócios gratuitas do Facebook.

As novas gerações de consumidores digitais estão mudando todas as teorias dos hábitos de compra.

Competir nesse ambiente exige estar à frente do jogo e contratar os melhores cérebros para vencer a competição. No entanto, adquirir profissionais de marketing digital em tempo integral com habilidades avançadas pode ser caro e problemático.

2) O marketing digital está mudando … rápido

O marketing digital não é o mesmo que costumava ser. As redes sociais estão constantemente mudando seu algoritmo e a festa do alcance orgânico está quase acabando.

As plataformas de marketing digital estão ficando mais sofisticadas e complexas quando se trata de gerenciamento e anúncios pagos.

A tecnologia de rápido crescimento está mudando para IA e aprendizado de máquina. Mesmo os consumidores em cada canal estão mudando rapidamente e os usuários do Facebook não são os mesmos de três anos atrás.

Quanto mais geração Z, maior a mudança de comportamento, conteúdo, criatividade e até mesmo meios.

A mudança nos aplicativos de mídia social, algoritmos e cronogramas personalizados está desencadeando uma segmentação mais complexa.

As empresas precisam se mover mais rápido ou não, suas táticas de campanha serão desatualizadas e ineficazes.

3) Falta de abordagens estratégicas

O erro mais comum em que as empresas caem é conduzir o marketing sem uma estratégia. Estranhamente, tenho entrevistado centenas de empresas de todos os tamanhos e, na maioria dos casos, o maior problema a ser identificado é a falta de abordagens estratégicas.

Embora algumas empresas tivessem a equipe e as agências a bordo durante anos, não havia praticamente nenhuma estratégia sólida.

Departamentos e divisões têm trabalhado em ilhas separadas e o controle tem sido ineficiente. É verdade que ter uma estratégia de marketing eficaz não é tarefa fácil para as empresas por diversos motivos.

Alguns desses motivos estão relacionados à gestão empresarial e à alta rotatividade dos cargos de marketing.

Portanto, a consultoria de marketing desempenha o papel principal para as empresas determinarem a melhor abordagem estratégica e usar uma visão especializada para analisar dados e insights para construir uma estratégia.

4) Lacunas entre os objetivos de marketing e negócios

As lacunas entre os objetivos de marketing e de negócios são os maiores problemas para a alta administração. Os problemas comuns variam de acordo com o tipo de negócio.

O problema mais comum no B2B é uma inconsistência entre as operações de vendas e marketing. Em grandes corporações, as lacunas podem ser devidas ao processo e à divisão isolada de marketing.

Alinhar o marketing com os objetivos organizacionais não é uma decisão como pode parecer. Normalmente, é preciso muita investigação, recursos e análise de dados para chegar a uma situação final.

Aí vem o trabalho do consultor como um recurso externo que possui visão estratégica e experiência em marketing. Embora as equipes internas possam ter um processo e uma estrutura sólidos, o consultor de marketing digital pode ajudar fornecendo experiências extensas.

5) O Marketing e Vendas Incompatíveis

O relacionamento de marketing e vendas é sempre descrito como ‘missão impossível’ . As startups tentam resolver esse problema combinando-o na divisão de crescimento. Eventualmente, o maior desafio está no conflito entre os dois departamentos.

Atualmente, há enormes investimentos em tecnologia para organizar o processo, o que nos permite rastrear a jornada do cliente e definir a contribuição.

CRMs e nuvens de marketing têm tentado resolver esses problemas implementando rastreamento e automação sofisticados. Salesforce, HubSpot e Marketo têm sido os principais participantes no campo e conseguiram fornecer soluções eficazes para rastrear leads e clientes.

Aparentemente, para organizar as tarefas e construir consistência no processo, não se limitando à tecnologia, é preciso escolher o Tech Stack certo e configurar o processo de maneira eficaz.

Um consultor experiente pode ajudar no planejamento e execução da transformação. Portanto, os provedores de nuvem de marketing tendem a contratar equipes de consultoria para ajudar as empresas na transformação e no treinamento.

6) Incapacidade de avaliar o desempenho de marketing

Parte da maior mudança no mundo do marketing digital são os dados. A capacidade de rastreamento mudou a indústria e o desempenho é convertido em gráficos e tabelas com números e métricas muito específicos.

No entanto, é comumente conhecido pela maioria dos profissionais de marketing que o marketing, em alguns casos, como leads orgânicos e construção de marca, requer táticas de longo prazo.

O problema é difícil de descrever, mas as equipes de marketing tendem a gastar todos os seus esforços em relatórios do que na criação de ideias criativas.

A avaliação de desempenho é um problema que pode ser resolvido integrando a consultoria à estratégia e operação de marketing.

Configurar KPIs e painéis automatizados em tempo real pode resolver os problemas de relatórios demorados. Para implementar o painel e KPIs consistentes, o processo deve envolver uma estratégia analítica de marketing para avaliar os dados e projetar os painéis de marketing.

7) Processo e tecnologia de marketing subdesenvolvidos

A tecnologia é um grande desafio para todos os profissionais de marketing e se reflete no gerenciamento do processo.

Aprofundar-se na tecnologia pode ter camadas infinitas e existem mais de 5000 ferramentas de marketing no mercado.

O desafio do marketing está em como encontrar a melhor abordagem para selecionar a tecnologia que funciona e conectar os pontos construindo um processo eficaz.

O processo exige mais do que capacitar as pessoas com tecnologia, trata-se das pessoas em primeiro lugar. Aí vem o papel do consultor de revisar a situação e determinar a tecnologia com base no mais importante que é o humano.

Oferecer treinamentos customizados de acordo com as necessidades da empresa é um dos grandes benefícios de ter um consultor de marketing a bordo.

É um caminho rápido, direto ao ponto e exemplos ao vivo do coração do departamento de marketing. 

8) Recursos de marketing caros

A caça de talentos é a etapa mais importante para construir um marketing de sucesso. Adquirir as habilidades certas de marketing digital é o que faz a diferença em todas as marcas que vemos online.

De acordo com Steve Jobs, as pessoas certas não precisam ser gerenciadas porque sabem o que fazer. Porém, em um mundo competitivo, não é uma tarefa fácil contratar os melhores talentos do mercado.

Inicialmente, a contratação de um consultor tem vários benefícios econômicos, como negociação e contratos remotos de meio período.

O contrato geralmente está associado a resultados e tarefas atribuídas específicas. De acordo com uma pesquisa do Credo , a tarifa média por hora para consultores de marketing digital em todo o mundo é de US $ 140,29 por hora, enquanto 41,25% dos consultores em todo o mundo cobram menos de US $ 100 por hora.

9) Falta de conhecimento do mercado local

Embora algumas empresas possam ter uma equipe de marketing específica para o país, é difícil contratar profissionais de marketing locais internos para cada mercado.

As empresas que desejam escalar e expandir para novos mercados estão em busca de especialistas locais com uma visão profunda do mercado e do consumidor.

Os consultores de marketing são essencialmente especialistas em uma região ou mercado local e têm anos de experiência neste mercado.

Eles podem consultar a empresa sobre oportunidades e ameaças potenciais. No caso de barreiras culturais e idiomas diferentes, o consultor de marketing digital é uma solução eficaz para as empresas durante a fase inicial de construção de uma estratégia de marketing local e compreensão da persona do consumidor.

Área de Atuação

No mundo digital, o consultor full stack é consideravelmente raro. No entanto, sempre há consultores que são fortes em áreas específicas com base em suas experiências e habilidades comprováveis.

Conseqüentemente, é importante que as empresas selecionem um consultor com base em suas prioridades e objetivos estratégicos.

A consultoria de marketing digital combina uma longa lista de campos devido à complexidade do mundo digital. Portanto, é importante definir aqui algumas das categorias mais importantes a serem consideradas.

  • Pesquisa de mercado: conduza pesquisas de mercado para identificar as oportunidades, análise competitiva, análise da personalidade do cliente e tendências de mídia digital
  • Consultoria de marca: fornece diretrizes para a estratégia de marca, posicionamento, imagem da marca e mensagem de marketing
  • Consultoria de estratégia de marketing: desenvolver e implementar uma estratégia de marketing com base nos objetivos e orçamento e recursos alocados
  • Consultoria de gerenciamento de marketing: Estude o processo de marketing e forneça recomendações para a estrutura, recrutamento, funções e processo
  • Análise de UX Design e CRO: execute uma análise do site para estudar a jornada online do cliente e desenvolver um plano de otimização
  • Consultoria de SEO: Fornece auditoria de SEO, análise de SEO, pesquisa de palavras-chave e plano de otimização
  • Consultoria de mídia social: defina a estratégia de mídia social, otimize os canais, configure a estratégia social paga e o plano de campanha
  • Consultoria do Google Ads: conduza auditoria de PPC, análise de desempenho, integração técnica e plano de otimização
  • Estrategista de marketing de conteúdo: fornecer estratégia de conteúdo e implementar o calendário de conteúdo, marketing de entrada, fluxos de trabalho de e-mail
  • Consultoria de Tecnologia de Marketing: Analisar as necessidades de tecnologia de marketing e orientar para configurar ferramentas de automação e AdTech
  • Consultoria de análise de marketing: desenvolver a estratégia de análise de marketing , integrar os dados de marketing, fornecer estrutura de análise de dados e criar painéis de marketing

As empresas com equipes digitais internas estabelecidas podem estar muito envolvidas nas ervas daninhas para perceber onde está sua fraqueza.

Pode ser a falta de melhoria da tecnologia de marketing ou contornar as lacunas da estratégia em vez de tomar ações intensivas e reconstruir sua abordagem.

Consequentemente, as empresas estão cientes da situação de risco que pode ocorrer pela perda de oportunidades de participação no mercado ou perda de posicionamento da marca por falta de alcance efetivo de marketing ou controle de desempenho ineficiente.

Portanto, a busca por um consultor profissional de marketing digital é um acréscimo às equipes internas e às agências digitais.

Embora as equipes e agências internas possam ajudar as empresas a executar e rastrear o plano de marketing digital, os consultores podem sempre fornecer a melhor ajuda na construção de uma estratégia eficaz e fornecer pesquisas aprimoradas sobre as lacunas e fornecer consultoria em tecnologia de marketing.

Embora a taxa por hora possa ser mais alta do que uma agência regular, os consultores profissionais criam mais valor do que cobram.

Além disso, as empresas só podem retê-los por algumas horas por semana ou mês, eles reduzem os custos indiretos.

De acordo com o feedback de vários recrutadores e sites freelance, a maioria dos proprietários de empresas depende do marketing digital para aumentar a lucratividade e a participação no mercado de seus negócios.

Embora haja muitos profissionais de marketing digital que podem criar e gerenciar seu SEO e mídia social, os resultados geralmente são decepcionantes e a competição está cada vez mais acirrada.

Os proprietários de empresas estão procurando ativamente fornecedores de soluções que sejam especialistas no mercado para aconselhar sobre estratégias e métricas de conversão.

Contra-intuitivamente, mesmo um consultor de marketing freelance caro pode economizar dinheiro e diminuir os custos de campanhas ineficazes e publicidade paga.