dicas para cuidar da saúde vascular

5 dicas para cuidar da saúde vascular

É difícil encontrar uma pessoa que não precise de dicas para cuidar da saúde vascular, especialmente quando elas vêm de especialistas de lugares respeitados como a Clínica Angiograph.

A razão disso é que, embora muita gente entenda a importância do sistema cardiovascular como um todo, muitas pessoas olham mais para o cardio, do que para o vascular, se é que isso faz sentido.     

É verdade que o coração é, talvez, o centro do corpo humano. Ainda que o cérebro seja o órgão vital da nossa vida e responsável por controlar todos os outros, além de processar todas as informações que precisamos para viver, o coração bombeia sangue (com nutrientes e oxigênio) para todas as células.

É, portanto, algo vital para a nossa vida. No entanto, o sistema cardiovascular ainda conta com outros elementos igualmente importantes, como artérias, veias e vasos sanguíneos.

Quer saber como cuidar deles? Então confira algumas dicas para cuidar da saúde vascular a seguir! 

5 dicas para cuidar da saúde vascular 

1. Beba água

Você provavelmente já ouviu falar que devemos tomar 8 copos de água por dia. Ainda que isso seja verdadeiro, é fato que há um pouco de mito nessa história.

Isso porque a maior parte da água necessária para nosso corpo é conseguida através dos alimentos que comemos diariamente.

No entanto, repare que dissemos “a maior parte”. Isso significa que ainda é necessário ter um hábito de beber água com frequência para poder ficar bem hidratado.

Isso é importante em relação ao sistema cardiovascular pois os vasos sanguíneos, as veias e artérias trabalham basicamente com água o tempo todo. Por isso, estar bem hidratado ajuda a diluir o sangue e evitar problemas sérios. 

2. Faça exercícios físicos diariamente

Para ter uma saúde vascular em dia, você precisa que o seu sistema cardiovascular esteja acostumado a bombear oxigênio para o corpo e, além disso, que não existam grandes quantidades de gordura obstruindo os vasos.

Os dois objetivos podem ser alcançados com um pouco de exercício físico todos os dias. A OMS recomenda mais ou menos 300 minutos de exercício físico por semana, mas você pode dividir isso em pequenas atividades.

Por exemplo, você mora no terceiro andar? Então que tal pegar a escada para voltar para casa, em vez do elevador?

Além disso, em vez de ir de carro até o supermercado ou padaria próximos, que tal ir a pé? O exercício pode ajudar o seu corpo a ficar mais fortalecido e saudável, evitando problemas sérios. 

3. Durma bem

Além de se exercitar, é necessário também descansar o organismo. É aquela coisa: nem tanto de um lado, nem tanto do outro. Por isso, é importante assumir uma rotina positiva para o seu sono ser tranquilo.

Por exemplo, que tal levar um livro para a cama e lê-lo por uns 30 minutos antes de cair no sono? Isso ajudará a aliviar a sua cabeça e você conseguirá uma noite mais tranquila.

Também mantenha seu quarto bem escuro e com poucos barulhos de fora, para poder relaxar mais nesse ambiente. 

4. Tenha cuidado com a alimentação

Você é o que você come. Já ouviu essa máxima? Há verdade nela. Afinal, os nutrientes obtidos pela alimentação são justamente aqueles que nos mantêm vivos.

Se comemos alimentos ultraprocessados e danosos para a saúde, então teremos problemas sérios no futuro. Já se temos uma boa alimentação, teremos uma situação melhor.

O ideal para o sistema cardiovascular é comer alimentos que tenham bastante Ômega-3 e radicais livres. No primeiro caso, estamos falando de alimentos como salmão, sardinha e sementes de linhaça.

Já no segundo, estamos falando de tomates, cenoura e frutas vermelhas no geral. Além disso, é importante beber bastante água para poder ter o sistema cardiovascular funcionando adequadamente.

5. Não fique muito tempo sentado

Você fica muito tempo sentado? Se trabalha em casa ou de frente a um computador, provavelmente sim. Afinal, é o seu trabalho ficar ali operando aquela máquina.

No entanto, é fato que ficar sentado aumenta as chances de ter um problema vascular, sabia?

Por isso, é importantíssimo se levantar e fazer alguns exercícios bem leves. Não é preciso fazer uma rotina de treino completa, mas uma leve caminhada pela empresa, talvez um alongamento básico, já ajuda bastante.

O que acontece é que, se você ficar muito tempo sentado, aumenta as chances de ter uma trombose, o que pode evoluir para algo muito sério. Portanto, levante-se de vez em quando para reduzir esse risco.

Pronto! Viu como as dicas para cuidar da saúde vascular foram bem simples e nada ameaçadoras? Não é preciso reformular totalmente a sua vida ou abrir mão por completo daquilo que você gosta.

Bastam alguns cuidados básicos, a maior parte deles bem simples de fazer, para você conseguir melhorar a sua saúde vascular e prevenir problemas no futuro, algo que todos queremos, não é mesmo?

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais