Como Funciona o Lavador de Gases

Como Funciona o Lavador de Gases e Quais os Seus Principais Componentes?

Conhecido também pelo nome de Scrubber, o depurador de gases é utilizado para realizar a coleta de partículas de características tóxicas dos gases que são emitidos por indústrias e empresas para o meio ambiente.

Essa ferramenta, que também pode ser chamada de “lavador de gases“, realiza uma espécie de lavagem dos mesmos, separando as substâncias nocivas à saúde do ser humano e do meio ambiente, do ar que posteriormente será liberado para o próprio meio ambiente.    

Essa ferramenta é composta por uma espécie de mecanismo que contém bicos que atuam na pressão do mecanismo, assim como trabalha com água pulverizada para a limpeza dos gases.

Sua funcionalidade é realizar o controle das partículas prejudiciais presentes nos gases, de forma que realiza a remoção dos mesmos antes de serem dispensados ao meio ambiente.

O processo acontece da seguinte forma: As partículas de características tóxicas são colididas por partículas de água, ou algum outro tipo de líquido, onde tais líquidos são responsáveis pelo processo de separação das partículas tóxicas do restante dos gases, realizando então um procedimento de “lavagem” dos gases.

Esse mecanismo é de extrema importância para o setor industrial, eles são responsáveis pela redução dos gases de características ácidas.

Dessa forma, a ferramenta realiza o controle dos odores e faz o processo de despoluição dos tanques. O processo resulta em alguns produtos, como a fuligem, vapores compostos por gordura, pó de carvão e talco.

Os depuradores realizam o resfriamento dos gases, neutralizando e deixando os gases em condições de serem liberados ao meio ambiente de acordo com a legislação.

Observe logo abaixo as respostas a respeito de algumas perguntas sobre as peças que compõem o mecanismo, assim mesmo como os componentes presentes para realizar a “lavagem dos gases”:

Como ocorre o procedimento referente aos lavadores de gases, e quais os componentes presentes em seu mecanismo?

Os lavadores de gases funcionam a base de água, ou algum outro tipo de líquido, juntamente com a utilização de alta pressão.

O mecanismo de lavagem de gases faz o procedimento de neutralização dos mesmo, dessa forma ele captura as substâncias nocivas ao meio ambiente em forma de resíduos.

Após o procedimento, esses resíduos ficam em um compartimento separado dos gases, assim os gases podem ser liberados ao meio ambiente sem estarem mais na presença de substâncias tóxicas, sendo inofensivos ao ser humano e também ao próprio meio ambiente.

O mecanismo com o princípio de uma centrífuga, também é de bastante utilidade para a realização da lavagem dos gases. Essa técnica é responsável por um procedimento muito rápido e de alta eficácia.

As empresas que realizam tal procedimento, explicam de forma bem detalhada a respeito da utilização dos produtos para a lavagem, e a forma como cada procedimento ocorre.

Esses mecanismos são compostos por pulverizadores, manômetro U, ventiladores com função de centrífuga, uma ferramenta responsável pela eliminação de gotas, anéis Pall-ring, termômetro e bomba.

Para garantir um nível mais alto em sua eficiência, é recomendado que se utilize motores WEG para as bombas, assim como para os ventiladores.

Quais os Principais benefícios dos Lavador de Gases?

Entre os principais benefícios dos lavadores de gases, podemos observar o tratamento realizado com poluentes de características sólidas, líquidas e gasosas, que opera de forma eficaz em diversas condições, não há restrição a respeito das temperaturas para os gases, assim como também não há restrição de umidade para os mesmos, o mecanismo realiza o controle das substâncias combustíveis, possui um perfil caracterizado como compacto, assim como pode ser personalizado para cada ambiente onde será instalado.

O Lavador de Gases Consegue Eliminar também Odores e Mau Cheiro?

Sim, o mecanismo faz o procedimento capaz de realizar a eliminação da maior parte dos odores em seu processo de “lavagem dos gases”, entretanto, para se obter a eficácia de 99,9%, é recomendado a instalação de filtros que possuam carvão ativado juntamente do mecanismo do lavador de gases para procedimentos que resultam na produção de odores nos mesmos.

Por que devo Utilizar o Lavador de Gases em Minha Linha de Produção?

De acordo com a resolução CONAMA de número 382 do ano de 2006, a emissão de substâncias tóxicas, seja elas em forma de sólido, líquido ou gasoso, necessitam passar por um processo de tratamento, com a finalidade de realizar a eliminação dos resíduos com propriedades tóxicas que são prejudiciais a saúde e também ao meio ambiente.