Dicas para empresas durante a pandemia

7 Dicas para empresas durante a pandemia

Entre manter seus funcionários em casa devido ao isolamento social e encontrar formas de manter os lucros das empresas durante a pandemia, o empreendedor se encontrou em uma difícil missão.     

Ninguém estava preparado para o ano de 2020, que pegou a todos de surpresa de forma incomum.

Todos foram afetados de alguma forma, mas como as pequenas e médias organizações estão conseguindo manter as portas abertas? Mesmo com tantas dificuldades, algumas dicas para as empresas durante a pandemia podem te ajudar.

O problema não está relacionado apenas aos ganhos e aos funcionários que foram desligados.

Devido a pandemia, os negócios podem sofrem com atrasos de entrega, falta de material e, principalmente, os custos com os cuidados higiênicos para manter os colaboradores presencialmente – seja em um plano odontologico ou escritório financeiro.

Devido às inúmeras complicações e a necessidade de se reinventar durante esse momento de crise, selecionamos algumas orientações que podem auxiliar os empreendedores durante a pandemia.

1- Diminua as despesas

Para saber como diminuir os impactos da crise, estude e tenha de forma clara as suas despesas.

Provavelmente as suas contas não irão fechar nos primeiros momentos, já que muitas pessoas diminuíram os gastos. Devido a isso, você pode solicitar alguns auxílios do governo.

As microempresas com faturamento de até R$360 mil ao ano podem diminuir o salário e a jornada de emprego dos seus funcionários em 70%.

O valor restante será pago pelo governo com o plano criado para suporte ao empregador e empregado.

A ideia principal é encontrar custos que podem ser reduzidos em seu negócio.

Mas manter uma empresa ativa necessita de gastos, por isso, além do planejamento é essencial encontrar as alternativas que são disponibilizadas nesse momento.

Por exemplo, alguns bancos estão concedendo créditos para micro e pequenas empresas. Se não for possível diminuir ou cortar despesas, busque alternativas e auxílios.

2- Antecipe férias

Algumas empresas não estão abrindo e manter seus funcionários em casa sem trabalhar ou com carga horária muito reduzida é um gasto que coloca o proprietário em desvantagem, independentemente do ramo de atuação.

Uma das maneiras de não desligar os prestadores de serviços e diminuir os custos, é antecipar as férias ou proporcionar férias coletivas.

Essa é uma das opções de manter as pessoas afastadas, em segurança, e resguardar seus investimentos.

Assim, é possível manter os benefícios e diferenciais nesse momento, como o plano odontologico pessoa juridica, trazendo bem-estar e engajamento aos funcionários sem prejudicar o orçamento.

3- Mantenha a comunicação

Manter a comunicação, tanto com seus funcionários como com fornecedores e clientes será uma das formas de se manter estável perante eles.

Mostre que você está preocupado com a saúde e o bem-estar de todos.

Afinal, essa comunicação, mesmo que online, demonstra o quanto a empresa está disposta a encontrar meios para solucionar os problemas.

Nesse sentido, uma boa forma de manter os lucros e contratos é descobrir quais as necessidades dos seus consumidores nesse período de quarentena.

Assim, você poderá apresentar novos serviços que o auxiliem nesse momento.

4- Marque presença nas mídias sociais

Utilize dos meios disponíveis para divulgar os seus negócios. Ter um perfil nas principais redes sociais é uma boa estratégia e pode atrair novas pessoas.

Nesse momento é necessário se reinventar e utilizar de todas as ferramentas. Por exemplo, a retirada por drive-thru ou entregas por deliverys para os restaurantes.

Se o seu negócio estiver relacionado a prestações de serviços presenciais, como dentista convênio, faça publicações sobre as medidas de segurança que estão sendo tomadas durante os atendimentos.

Mostre ao público de forma online o que a empresa vem fazendo para manter a segurança de seus funcionários e clientes. Isso porque esse compartilhamento é uma forma de estreitar os laços e mostrar sua relevância.

Nesse mesmo contexto, manter um blog pode ser um diferencial para o seu empreendimento. Afinal, esse será o ambiente ideal para demonstrar a expertise no seu setor, atraindo a confiança dos consumidores mesmo à distância.

5- Crie promoções

Alguns gastos serão cortados nesse período e infelizmente o seu serviço pode estar nessa lista.

Por esse motivo é importante que você apresente vantagens e soluções para que o cliente mude de ideia.

Para isso é possível apresentar promoções e pacotes diferenciados, como a diminuição do valor ou a agregação de um serviço especial.

Do mesmo modo, é possível negociar com os serviços contratados.

Já com relação à percepção do colaborador e dos próprios clientes, é interessante ressaltar seus diferenciais e benefícios ofertados, como o plano dental empresarial, pois isso pode impactar diretamente na visão da marca e em sua manutenção.

6- Busque novas formas de realizar o atendimento

Apesar de ser um momento de crise, essa também é uma grande oportunidade para desenvolver seu empreendimento, buscar adaptações e inovações para a área.

Grande exemplo disso é o boom do formato de atendimento online em diversos setores.

Com base nisso, procure formas de se manter ativo nesse momento, promovendo debates com outros profissionais da área e descobrindo quais as dores do seu cliente nesse momento, de modo a implementar novas estratégias no setor.

Assim, ao otimizar os atendimentos, oferecendo vendas online e diferenciais na entrega – por exemplo – é possível se manter competitivo mesmo em meio a crise.

7- Busque capacitação

Quando a pandemia acabar e os comércios e serviços voltarem normalmente, ter um diferencial será primordial.

Buscar novos cursos e capacitações durante esse período conturbado é um meio de não ficar parado e investir no futuro.

Por isso aproveite os cursos on-line, descubra mais sobre o seu ramo, formas de melhor gerenciamento e já se prepare para sair da crise quando a Covid-19 acabar.

Apesar de ser um momento complicado para os pequenos e médios empresários, é importante não desanimar e buscar as inovações para manter o seu negócio funcionando.

Transforme seus fornecedores e clientes em parceiros próximos que entendam o momento que estamos vivendo.

Com uma boa administração e utilizando as ferramentas disponíveis, o empreendedor conseguirá se manter e passar pela crise de uma forma mais tranquila.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

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