Atrações naturais

Atrações naturais, 20 lugares para passear em Campinas SP

A cidade de Campinas é um excelente lugar para ir tanto com a família como com os amigos. Nesse texto falaremos sobre a cidade de Campinas e as melhores atrações para você visitar.   

Campinas é um município brasileiro localizado no interior de São Paulo, com uma distância da capital de cerca de 100 km.

Veja a seguir, 20 lugares para passear em Campinas SP que você precisa conhecer.

1-Área de Proteção Ambiental

A Área de Proteção Ambiental localizada entre Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, núcleo Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Chácaras Gargantilha de Campinas é um ambiente protegido por lei e de extrema importância ambiental para Campinas sendo a maior produtora de água para o município e com a maior concentração das matas naturais do município com cerca de 222 km com uma fauna diversificada.

2- Fazenda Santa Elisa

A fazenda Santa Elisa é uma reserva florestal localizada na Av.Theodoreto de Almeida Camargo, 1500 no bairro Vila Nova e que abriga o centro de experiências do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com cerca de uma centena de espécies de árvores como perobas, canelas, guaritas. Além de uma rica diversidade em espécies de aves e mamíferos. 

3- Parque Ecológico Emílio José Salim

O Parque Ecológico Emílio José Salim que fica na antiga fazenda Mata Dentro de Campinas. Possui uma área de aproximadamente 110 hectares e foi desenvolvido com base no projeto paisagístico de Roberto Burle Marx para a recuperação e repovoamento vegetal do espaço que é aberto ao público.

O parque apresenta espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e diversos exemplares tombados da arquitetura campineira do século XIX.

4- Mata Santa Genebra

A reserva florestal foi doada para à cidade de Campinas e é uma área de Mata Atlântica com mais de mil espécies entre animais e vegetais em uma área de 251 hectares.

Administrada pela fundação José Pedro de Oliveira, a fundação possui diversos projetos visando a preservação e educação ambiental voltado para as escolas da rede pública e privada da região de Campinas.

5- Bosque dos Alemães

A área do Bosque dos Alemães ou Praça João Lech Jr. localizado em Campinas tem aproximadamente uma área de 20 mil metros quadrados com seu horário de funcionamento das 7 às 18 horas, composto por um bosque que já passou por diferentes mudanças ambientais e de restruturação devido aos danos e falta de cuidados do passado. Atualmente, a área se encontra com diversas espécies de árvores e uma área preservada.

6- Bosque Augusto Ruschi

O Bosque possui uma área de 26 mil metros quadrados e permanece aberto todos os dias das 6 às 19 horas, com um excelente ambiente para lazer da população local e uma área arborizada com playgrounds, um lago com patos, queda d´água natural e diversas espécies de árvore.

7- Bosque dos Artistas

O bosque dos Artistas localizado na Av. Augusto Figueiredo tem seu horário de funcionamento das 7 à 18 horas com uma área de quase 8 mil metros quadrados com diversas espécies de árvores, uma curiosidade do local é que em conjunto com à Sanasa, os artistas que ficavam em Campinas visitavam o lugar e plantavam uma árvore.

8- Bosque dos Cambarás

Com o horário de funcionamento entre as 7 e às 18 horas, o local com quase 59 mil metros quadrados foi desenvolvido com a mata nativa remanescente do loteamento e a plantação de mais 10 mil mudas de árvores, muito típicas do cerrado. O bosque possui um ambiente repleto de natureza e espaço de lazer para o público.

9- Bosque Chico Mendes

O bosque funciona entre as 7 às 18 horas e fica localizado no parque São Quirino com uma área de 34 mil metros quadrados e que faz homenagem ao líder dos seringueiros da Amazônia.

Com uma área que possui proteção da mata nativa, diversas espécies de árvores e conta também com um ambiente para o lazer do público.

10- Bosque dos Guarantãs

O bosque possui uma área de aproximadamente 87 mil metros quadrados com seu horário de funcionamento das 7 às 18 horas. Localizado em Campinas no Jardim Nova Europa, o ambiente é repleto de árvores e natureza com 23 mil metros de mata nativa e o restante composto por quadras poliesportivas, queda d´água, lago e uma estrutura voltada para o lazer.

11- Bosque dos Italianos

Com uma área de 14 mil metros quadrados que passou pelo processo de reurbanização, atualmente o bosque possui um espaço de lazer com a preservação ambiental, com a praça Samuel Wainer no coração de Campinas que ainda é composto por uma área voltada ao público com equipamentos de recreação e uma biblioteca.

12- Bosque dos Jequitibás

O bosque dos jequitibás é uma das mais antigas áreas de lazer de Campinas-SP, visitado por mais de um milhão de pessoas anualmente, possui uma área de 10 hectares de reserva florestal nativa com diversas espécies de plantas, além de um zoológico com mais de 300 espécies de animais.

Além disso, o bosque dos Jequitibás possui várias outras atrações como o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia voltado ao público infantil.

13- Bosque Yitzhak Rabin

O Bosque Yitzhak Rabin fica localizado no jardim Madalena em Campinas com uma área de 65 mil metros quadrados, esse parque possui diversas atrações para o lazer em torno da mata natural com um ambiente agradável com pista para caminhadas, lago com queda d´água e um espaço para família.

14- Bosque Valença

Localizado no parque Valença com o horário de funcionamento entre as 6 horas às 18 horas, esse bosque é destinado para o lazer com um ambiente arborizado em contato com a natureza e opções de esporte para seus visitantes.

15- Bosque São José

O bosque São José ocupa uma área de cerca de 33 mil metros quadrados com seu horário de funcionamento das 6 às 18 horas, com mata nativa e uma área de recreação incrível para adultos e crianças,

16- Parque Ecológico Monsenhor José Salim

O parque localizado na antiga fazenda Mata Dentro foi criado de modo a preservar e recuperar os valores paisagísticos da região com uma área de 110 hectares o parque abriga espécies da flora brasileira e nativas da região da bacia do rio Piracicaba, além de possuir diversos exemplares tombados da arquitetura campineira do século XIX.

Além disso, com um espaço voltado para o público com 7 quadras poliesportivas e um espaço destinado para esportes e lazer.

17- Parque Ecológico Bosque Hermógenes de Freitas Lei

Localizado na cidade universitária em Barão Geraldo, Campinas-SP o parque possui seu horário de funcionamento entre das 6 às 19 horas com uma área de 135 mil metros quadrados composto por um ambiente voltado ao público com um espaço para corridas, caminhadas, churrasco, playground e muitas outras atrações além de ser rodeado pela vegetação nativa com a fauna diversificada.

18- Parque Linear Ribeirão das Cabras

O parque que hoje foi consolidado pela população local possui uma área de caminhadas e passeios além de se inserir nos estudos do plano da área de proteção ambiental municipal para recuperação da mata ciliar que se encontra dentro dos objetivos paisagísticos do parque.

19- Lagoa do Café

A área do Lago do Café é proveniente de uma antiga sesmaria Sr. Francisco Barreto que era responsável pela produção de diferentes grãos e vegetais como milho, feijão, cana-de-açúcar e após décadas se tornando responsável pela produção de café sendo integrada a Fazenda Taquaral e posteriormente ao Instituto Brasileiro do Café que foi extinto na década de 1990.

Atualmente, a Lagoa do Café possui uma área de 330 mil metros quadrados e abriga diferentes instituições como o Museu do Café, o Arquivo Público Municipal e o Espaço Permanente de Artesanato responsáveis por promover cultura em Campinas-SP.

20- Lagoa do Taquaral

A área da Lagoa do Taquaral é um dos parques mais importantes de lazer localizado em Campinas, no passado a área era integrada a Fazenda Taquaral e atualmente com cerca de 33 hectares a Lagoa do Taquaral é um ambiente destinado ao turismo e ao lazer com diversos ambientes culturais, com a lagoa principal rodeada por uma área verde.

Além disso, o ambiente é repleto de atrações, museu, planetário, e espaço para a prática de esportes aberto ao público.  

Acompanhe os próximos artigos, nos próximos textos falaremos de lugares para passear em Jundiaí, falaremos da região de Amparo, de Porto Feliz, sobre a Fazenda Boa Vista, falaremos de outros estados também, Bahia, Minas Gerais e Alagoas.  

Por Vivian Estequi – Vivian Estequi é curiosa, busca estar em constante aprendizado, cursando Administração Pública na UNICAMP e é apaixonada por novos desafios e viagens.

Recomendação de Leitura: 20 lugares do Brasil que você precisa conhecer

20 lugares perto de São Paulo para passear no fim de semana