Especialista revela o que você deve fazer para evitar problemas de entupimento em casa

Se você já teve entupimentos em sua casa, sabe que eles podem ser inconvenientes, caros, demorados a resolver e às vezes temos que aturar aquele mau cheiro na casa até o problema ser resolvido.

No verão, quando buscamos tomar mais banho, o cabelo é um culpado comum pelo entupimento dos ralos. No entanto, os entupimentos podem ser causados por várias coisas diferentes em diferentes itens, por isso é importante prevenir isso acontecer.

O técnico veterano em serviços de emergências, Abson, que lidera a equipe de profissionais nesta desentupidora em SP zona oeste, irá dar dicas para evitar problemas como entupimento de ralo, vaso sanitário, pias, calhas, entre outros itens. Abson diz que, fazendo isso, você pode facilmente evitar dor de cabeça e manter seu sistema de encanamento em excelente estado.

Jamais despeje lixos em qualquer tipo de ralo

Há algumas medidas fáceis que você pode dar para manter as tubulações dos ralos sempre em boas condições. No banheiro nunca jogue papel, cabelos e restos de sabonete, por exemplo. Em particular, jamais colocar restos de alimentos e borras de café nos ralos de pia da cozinha.

Ao invés disso, faça a compostagem ou jogue-os no lixo adequado. Outra maneira fácil de fazer isso é colocar uma proteção, isso é ainda melhor contra entupimentos.

Use telas de proteção para cobrir todos os ralos, seja ele de banheira, chuveiro ou o ralo da pia. Para cada um, coloque uma proteção/tela específica. Isso vai eliminar 90% de chances de entupimento.

Jamais despeje lixos em qualquer tipo de ralo

Faça limpeza nos drenos quinzenalmente

Se você não limpar os drenos regularmente, o acúmulo de gordura, partículas de alimentos, sabão e restos de resíduos podem causar danos ao encanamento de sua casa. Felizmente, seguindo alguns passos simples, você pode limpá-los facilmente sem nenhum trabalho duro.

A limpeza regular pode aumentar a vida útil do funcionamento dos canais e drenos, melhorando a drenagem, reduzindo obstruções, chamadas de serviço e até mesmo ajudando a eliminar odores desagradáveis na sua casa.

Sendo assim, quinzenalmente faça:

Limpeza dos ralos

Utilize água (fervente) com bicarbonato e deixe escorrer nos ralos. Após aplicar a mistura, cubra com um pano para abafar a solução e deixe que ela trabalhe por alguns minutos. Após o tempo, você poderá usar normalmente. Esse procedimento serve para qualquer tipo de ralo.

Utilize também produtos específicos para limpeza difíceis

Talvez você queira considerar o uso de um limpador profissional de drenos. Estes produtos contêm ingredientes biodegradáveis e não corrosivos, sendo assim, você não terá que se preocupar em danificar sua tubulação.

Além de fazer uma boa limpeza e remoção de resíduos, esses produtos usam bactérias e enzimas para quebrar moléculas orgânicas em moléculas menores que podem ser comidas pelas bactérias. Isto ajudará a quebrar quaisquer detritos que tenham passado despercebidos no dia a dia ou difíceis de remover na limpeza de rotina.

Evite problemas em vasos sanitários fazendo isso

Sempre que usar o vaso sanitário, nunca jogue papel ou qualquer item dentro. Essa simples atitude vai prevenir grandes problemas no futuro. O processo de drenagem da privada é um dos mais sensíveis de qualquer lugar. Sabendo disso, os cuidados devem ser redobrados.

Como evitar entupimento em calhas?

Como evitar entupimento em calhas
Como evitar entupimento em calhas

Uma maneira, se não, a melhor, de evitar que as sujeiras do telhado, árvores e etc entrem em seu sistema de calhas, é a instalação de uma cobertura/proteção de calhas. Há muitas opções e preços para escolher, por isso é importante encontrar um que se adapte às suas necessidades e ao seu orçamento.

Para Abson, proteção para calhas é a melhor maneira de manter os quaisquer detritos longe de suas calhas. Na verdade, o tipo que recomendamos são tampas de alumínio perfurado, elas permitem apenas a entrada de partículas menores no sistema.

“Contanto que tudo seja instalado corretamente, as partículas menores serão liberadas pelo sistema de calhas quando chover.” Finaliza Abson.

A encanação é, sem dúvidas, um dos sistemas mais importantes da sua casa. Quando não está funcionando, pode ser um verdadeiro problema no seu dia. No entanto, seguindo essas dicas você mantém algumas manutenções básicas em dia, e evita problemas comuns.