Qual o melhor ar-condicionado para quarto

Qual o melhor ar-condicionado para quarto?

Saiba quais são os principais fatores para escolher o aparelho ideal.      

Ter um ar-condicionado no quarto é fundamental para o seu conforto e comodidade. Mas se você não entende muito do assunto, estamos aqui para te ajudar.

Separamos as melhores dicas para você escolher o ar-condicionado ideal para o seu quarto.

Existem diversos modelos de ar-condicionado no mercado, como split inverter e de janela, por exemplo. O melhor modelo para você pode variar de acordo com o ambiente e com a praticidade que o aparelho trará ao seu dia-a-dia.

Para não correr o risco de comprar um ar-condicionado que não consiga refrigerar o seu quarto, que seja barulhento ou tenha um alto consumo de energia, siga as nossas dicas para acertar na escolha.

Calcule a potência ideal

A potência do ar-condicionado é medida em BTUs e determina o poder de refrigeração do aparelho. Por isso, é importante que você calcule a potência ideal para que o ambiente não fique muito resfriado ou quente demais.

A regra para quartos, que geralmente são ambientes relativamente pequenos, é de 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas e mais 600 BTUs por pessoa ou equipamento que emita calor.

Caso o cômodo tenha uma forte incidência solar durante o dia, utilize o valor de 800 BTUs para calcular.

Dessa maneira, para um quarto de 10 m² para duas pessoas, o cálculo seria 10 x 600, o que daria 6.000 BTUs de potência ideal.

Se o quarto possui forte incidência solar, o cálculo seria 10 x 800, o que dá 8.000 BTUs. E a cada equipamento que emita calor, como uma televisão, por exemplo, é só acrescentar 600 ou 800 nesta conta.

Nível de ruído

O quarto é o ambiente onde queremos relaxar e dormir e, por isso, um ar-condicionado barulhento não é uma boa ideia.

Então, você precisa checar o nível de decibéis que o aparelho emite antes de fechar a compra. Geralmente, o modelo de ar-condicionado split é o mais indicado para quartos.

Esse equipamento é mais silencioso por contar com um compartimento externo, o que faz com que o barulho gerado pelo aparelho não seja emitido dentro do ambiente.

Função sleep

Um dos melhores recursos para o ar-condicionado de quarto é a função sleep. Esse recurso funciona como uma espécie de timer, podendo ser programado para desligar automaticamente após algumas horas de uso.

Essa função também possibilita a regulagem da temperatura de acordo com o horário. Dessa forma, você pode economizar energia, já que o aparelho não fica ligado a noite toda sem necessidade e melhora a qualidade do seu sono.

Função Inverter

Uma das principais preocupações dos consumidores com o ar-condicionado é o alto consumo de energia. Por isso, uma boa dica para economizar energia elétrica e não perder conforto é comprar um aparelho que possua a função inverter.

Essa função ajuda na manutenção da temperatura ao longo da noite, sem precisar de picos de energia, como acontece em modelos tradicionais.

Assim, o aparelho gasta muito menos energia, podendo chegar a representar uma economia de até 60% de consumo do equipamento em sua conta de luz.

Estas são as principais dicas para comprar o ar-condicionado certo para o seu quarto. Fora essas questões, você deve considerar o custo-benefício dos aparelhos na hora da compra.

A dica é fazer uma pesquisa bem ampla para conhecer as mais diversas opções do mercado.

Estude também as marcas para comprar de uma fabricante que tenha tradição e garanta qualidade. Dessa maneira, você terá facilidade em escolher um modelo que conte com recursos que tragam conforto, tenha a potência ideal para o tamanho e características do seu quarto e que tenha um preço que não pese no seu orçamento.