Festa retrô: como criar uma celebração com esse tema

Festa retrô: como criar uma celebração com esse tema?

Os cuidados vão desde a roupa escolhida até o cardápio da festa!

Quem nunca sentiu aquela nostalgia dos anos 70, 80 ou 90? Para quem cresceu nessa época, o sentimento é comum. Bate aquela saudade das roupas, da música, dos penteados e até da comida. Não é à toa que as festas retrô se popularizaram como uma forma de celebrar esse passado tão afetivo. 

Na hora de planejar o evento, alguns elementos clássicos tomam conta da imaginação: o teclado musical, os discos de vinil e as estampas de bolinha não podem faltar. Se você pretende fazer uma festa retrô, mas não sabe por onde começar, confira as dicas abaixo:

Comece a introduzir o tema já no convite

Uma festa temática só funciona quando todos os participantes da celebração entendem do que se trata aquele evento. Por isso, é importante deixar bem claro desde o momento do convite que essa será uma festa retrô, delimitando, inclusive, os anos que você deseja relembrar. 

Para adicionar mais vida e diversão ao convite, você pode fazer uma arte digital personalizada em aplicativos de edição. Aproveite para usar elementos nostálgicos, abusar das estampas e cores ligadas ao tema e já deixar aquela observação de que a festa será a caráter. 

Incentive os convidados a entrarem no clima

O aviso do dress code no convite é o primeiro passo para incentivar os convidados a entrarem na brincadeira. Mas se você quer garantir que todos estejam no clima, é possível tornar o período pré-festa mais interativo e dinâmico. 

A dica é montar um grupo no WhatsApp com todos os convidados. Por lá, além de confirmar a presença, você pode enviar músicas, dar dicas de roupas, fazer enquetes e até mesmo dar aquele spoiler da comemoração. O que manda é a criatividade! 

Use objetos icônicos na decoração

Não são só os convidados que podem ser caracterizados, o espaço da festa também deve entrar na máquina do tempo! Seja com adesivos, seja com enfeites de mesa, seja com um painel de fotos ou plaquinhas, o importante é decorar de forma bem retrô. 

A dica para não errar é apostar no uso de itens icônicos que se tornaram símbolo dos anos de ouro. Discos de vinil, vitrolas e teclados são bem-vindos. Se você não tem nenhum desses itens, pode usar a imaginação para representá-los.

Monte uma playlist bem retrô

Festa não é festa sem boa música, não é mesmo? E na hora de montar a sua playlist, é importante se lembrar do tema escolhido. O ideal é selecionar músicas que foram populares nas décadas de 70, 80 e 90. Os hits mais atuais podem ficar para a próxima celebração. 

Se você quer promover a interação dos convidados, a dica é montar uma pista de dança. Assim, todos podem aproveitar e dançar aquela música que fez parte da infância ou da juventude mais uma vez. 

Aproveite para matar a saudade das comidas 

Quem não se lembra daqueles bolos quadrados enormes, do papel de arroz, das pérolas comestíveis… Algumas lembranças afetivas do passado se concentram nas comidas. Em uma festa retrô, não seria diferente. 

Na hora de montar o cardápio, considere acrescentar pratos nostálgicos que faziam parte das festas dos anos 70, 80 e 90. O bolo quadrado, os palitinhos de petisco e o clássico salgadinho agradam todo mundo e ainda despertam aquela nostalgia. 

Invista em acessórios para deixar a experiência ainda melhor 

Sempre tem aquele convidado que não teve tempo de caprichar na caracterização ou não encontrou o que queria. Pensando nisso, você pode garantir alguns acessórios divertidos e deixar na festa para os convidados brincarem e entrarem ainda mais no tema. Óculos, colares, chapéus, pulseiras que brilham… As escolhas vão depender do que te traz mais nostalgia e do orçamento destinado para a comemoração.