Biometria facial vai substituir cartões de embarque nos aeroportos do Lisboa e Porto em Portugal

Biometria facial vai substituir cartões de embarque nos aeroportos do Lisboa e Porto em Portugal

No dia 11 de 2024, os Aeroportos de Portugal, propriedade da VINCI Airports, anunciaram a implementação da utilização de dados biométricos faciais para simplificar significativamente o processo de embarque nos seus aeroportos. Os dados biométricos faciais referem-se às características físicas distintas do rosto de um indivíduo. Estas características serão então medidas e comparadas com uma base de dados de informações para fins de identificação e autenticação.

Os aeroportos do Porto e de Lisboa são os primeiros em Portugal a implementar o projeto de transformação no início do ano. Outros aeroportos, como Ponta Delgada, Faro e Madeira, deverão juntar-se à revolução no segundo semestre de 2024. Os passageiros da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) serão os primeiros a usufruir do novo serviço, mas espera-se que outras companhias aéreas europeias também o façam em breve.

Este projeto revolucionário e inovador foi apoiado pela União Europeia através do programa NextGenerationEU. O objetivo do programa NextGenerationEU tem sido implementar tecnologia voltada para a digitalização dos aeroportos e a melhoria da qualidade do seu serviço.

A implementação da tecnologia de biometria facial nos aeroportos de Lisboa e Porto, em Portugal, é uma continuação do grande investimento da VINCI Airports na melhoria do portfólio dos seus aeroportos. O projeto está em andamento desde 2022 e teve início na França, no aeroporto de Lyon. A VINCI Airports possui uma rede de 65 aeroportos espalhados por 12 países. Em Portugal, no âmbito dos Aeroportos de Portugal, a VINCI gere 10 aeroportos e está presente noutros países como Japão, Brasil, Reino Unido, Sérvia, Camboja, Costa Rica e Chile.

Vantagens da tecnologia biométrica facial em aeroportos

O setor da aviação não é o primeiro a aproveitar os benefícios da tecnologia biométrica facial. O setor dos serviços financeiros tem colhido grandes benefícios ao utilizar a biometria facial para reduzir os riscos de roubo de identidade e fraude para os seus utilizadores e melhorar a segurança das aplicações bancárias móveis.

A indústria de jogos online, por outro lado, empregou tecnologia biométrica facial para melhorar a experiência e a segurança do usuário. O início de sessão biométrico em plataformas, como loterias online, jogos online multijogador e jogos gratuitos, permitiu aos usuários acesso rápido, seguro, conveniente e contínuo às contas. A eliminação da necessidade de criar e lembrar senhas complexas criou uma experiência de usuário mais simplificada.

Agora, os passageiros que transitam pelos aeroportos do Porto e Lisboa poderão usufruir dos benefícios da implementação da tecnologia de biometria facial que inclui:

  • Desfrutar de um trânsito sem papel, pois apresentar cartões de embarque ou documentos de identificação, não será necessário após o registro para utilização de dados biométricos faciais.
  • Viagem de aeroporto mais simples e curta, sem necessidade de filas de embarque ou paradas.
  • Maior garantia de confidencialidade dos dados, pois os dados de embarque dos passageiros são apagados do sistema imediatamente após a saída do voo.

Por outro lado, embora os benefícios para o cliente sejam uma prioridade, os aeroportos também podem colher grandes benefícios com o uso da biometria facial. Esses benefícios incluem:

  • Maior eficiência devido a um processo de embarque mais rápido graças à eliminação da apresentação física de documentos pelos passageiros. 
  • Filas mais curtas no aeroporto traduzem-se em menos tempo gasto pelas aeronaves em terra, o que significa mais tempo no ar e mais geração de receitas.
  • Redução dos custos com pessoal graças a um processo de segurança mais simplificado, uma vez que serão necessárias menos pessoas para verificar os documentos de identificação dos passageiros. Uma equipe reduzida contribui muito para reduzir os custos operacionais dos aeroportos.
  • Análise eficaz de dados para informar estratégias para melhorar a experiência do usuário no aeroporto. Dados como os comportamentos e hábitos de viagem dos passageiros podem ser usados para melhorar o fluxo de passageiros dentro do aeroporto e alocar de forma eficiente recursos e pessoal para a gestão de multidões.

Além disso, o reconhecimento facial biométrico permite que as autoridades locais identifiquem com precisão e rapidez os indivíduos que passam pelos aeroportos internacionais. Isto representará um grande impulso aos esforços do governo para melhorar o controlo das fronteiras.

O Processo de Registro

Os Aeroportos de Portugal convidaram os passageiros maiores de idade e com vontade de testar a tecnologia para fazerem parte da revolução, registando-se na aplicação Biometric Experience by VINCI Airports, disponível para usuários de Android e iOS. O processo de registro é muito fácil e requer apenas três passos;

  • 1º Passo: tire uma foto ou digitalize seu cartão de embarque, cartão de nacionalidade portuguesa ou passaporte eletrônico.
  • 2º Passo: tire uma selfie.
  • 3º Passo: aceite os termos e condições.

Os passageiros que não queiram descarregar a aplicação podem optar pelo registo para reconhecimento facial biométrico nos aeroportos de Lisboa e Porto. Os dispositivos de registro podem ser encontrados na área de check-in, área pública de embarque ou próximo aos portões de embarque de passageiros em transferência entre voos.

Uma vez cadastrados, os passageiros utilizarão biometria facial para facilitar a identificação durante as partidas. Este processo fácil de 3 etapas para um processo de embarque revolucionário é uma prova do compromisso da VINCI Airports em melhorar continuamente a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros.