Benefícios do uso de VPNs no universo geek

Benefícios do uso de VPNs no universo geek

Seja jogando, seja utilizando as redes sociais, é essencial se proteger on-line

Hoje, mais do que nunca, a utilização da internet é parte integral da vida da maioria das pessoas. Seja no trabalho, seja no lazer, grandes partes de nossas vidas estão on-line e, infelizmente, com a tecnologia surgem novas formas de perigo. Por isso, é imprescindível se sentir seguro on-line para aproveitar o que há de melhor; e é para isso que servem as VPNs.

Basicamente, VPNs são redes privadas virtuais que permitem muito mais segurança ao usar a internet, mas não acaba por aí! O download de VPN oferece vários outros benefícios, melhorando, inclusive, a experiência de gaming e streaming. Confira aqui alguns dos principais pontos positivos desse recurso.

Segurança e privacidade

VPNs mascaram o número de IP do usuário (que normalmente permite sua identificação) e criptografam seus dados (tornando-os ilegíveis para quem não está autorizado a recebê-los). Portanto, é muito mais difícil que dados pessoais, como senhas, histórico de navegação e informações de cartão de crédito sejam descobertos e vendidos ou usados para a realização de golpes, por exemplo. 

Além de proteger contra hackers e criminosos cibernéticos, as VPNs tornam seguras conexões com novas redes de wi-fi (o que é especialmente importante se elas forem públicas). O uso de VPNs também garante seu anonimato na internet, protegendo sua identidade.

Acesso a sites e serviços bloqueados

Além do aspecto de segurança, o uso de VPNs também tem grande valor de entretenimento. Isso porque permite, por exemplo, que sites e serviços não disponíveis em certo país sejam acessados ao mudar a localização on-line do usuário. 

Por exemplo, se estiver à procura de um filme que não está no catálogo brasileiro da Netflix, é muito simples usar o VPN para acessar o catálogo de outra nação — ampliando muito as possibilidades de séries e filmes para assistir. A mesma coisa funciona com outros sites que são bloqueados em algumas regiões, driblando a censura e permitindo acesso muito mais amplo a todos os cantos da internet.

Melhores preços

Várias empresas ou lojas praticam discriminação de preços ao fixar preços de acordo com a localização do usuário que está utilizando o site ou com seu histórico de compras. Esses algoritmos fazem com que certas pessoas achem que só têm aquelas opções de preço — que, muitas vezes, não são as melhores. VPNs ajudam a evitar isso, já que protegem seus dados, histórico de navegação e endereço de IP. Desse modo, é possível acessar as melhores ofertas com as menores taxas.

Gaming

VPNs também podem ser recursos valiosos para fãs de jogos. Além de permitir acesso adiantado a jogos ainda não lançados ou até a jogos não disponíveis na sua região ao mudar o endereço de IP do usuário (similar ao que pode ser feito com sites), as VPNs tornam a experiência de jogar mais agradável de outras formas. 

Por exemplo, os “lags” (atrasos de tempo entre o computador do usuário e o servidor principal) são verdadeiros inimigos dos gamers, causando lentidão e afetando a qualidade do jogo. Isso pode ser evitado com VPNs, já que existe a possibilidade de se conectar a servidores mais estáveis. Muitas vezes, o “lag” acontece devido à distância do usuário em relação ao servidor principal do jogo, portanto, escolher um servidor mais próximo do país de origem pode ajudar. Para jogos competitivos e dinâmicos isso é especialmente importante, já que oferece melhor tempo de resposta ao jogador. 

O limite da banda larga também pode ser evitado, garantindo mais tranquilidade aos jogadores. Isso porque sua presença on-line é monitorada pelos provedores de internet, que então podem reduzir a velocidade de conexão, já que VPNs protegem seus dados de conexão, isso tende a não acontecer mais.

Finalmente, quem joga bastante on-line sabe que ao mesmo tempo em que o hobby permite a formação de amizades e conexão com pessoas do mundo inteiro, também pode se tornar intenso. Assim, a proteção das VPNs também é muito importante para evitar, por exemplo, ataques de DDoS — ou seja, ataques de negação de serviço. Isso ocorre quando alguém envia muitas solicitações ilegítimas para seu sistema de forma a sobrecarregá-lo e reduzir seu desempenho até causar congelamento. Apesar desse tipo de ataque ter sido pela maior parte do tempo usado contra sites, também tem acontecido no mundo de “online gaming” de modo a causar problemas com a jogabilidade de outras pessoas e prejudicar sua performance. Felizmente, com VPNs, problemas como esse podem ser prevenidos, pois sua conexão é protegida.