Guarda-roupa cápsula masculino

Guarda-roupa cápsula masculino: dicas para montar o seu

Em tempos onde o mundo da moda tem passado por mudanças, optar por um guarda-roupa cápsula masculino é uma opção sustentável e prática! Afinal, essa é uma escolha que permite usar diferentes looks, com as mesmas peças de roupa, por mais tempo.

Para que a montagem desse tipo de closet seja realizada é preciso entendimento do estilo pessoal, das peças necessárias para transitar em diferentes estilos, além do uso de acessórios e cores que farão a diferença no look final. Confira nossas dicas de ouro para montar a sua versão!

Entenda o que é um guarda-roupa cápsula

O guarda-roupa cápsula pode ser explicado como uma quantidade limitada de peças clássicas para o dia a dia. As peças podem ser utilizadas em passeios casuais ou, então, para trabalho e podem ser combinadas entre si, utilizadas em diferentes momentos sem a necessidade de se comprar novas peças.

A alternativa é utilizada há um tempo no mundo da moda como uma forma de reduzir o consumo desenfreado, o que possibilita aproveitar muito mais as peças que já se tem.

Para ter o guarda-roupa cápsula masculino de sucesso, precisa ter como base o estilo pessoal de cada homem, pois esse fator irá determinar a escolha das peças que farão parte desse formato de closet.

Como montar um guarda-roupa cápsula masculino?

O primeiro passo para a montagem de um guarda-roupa cápsula masculino funcional é pensar no seu estilo de vida e, principalmente, nas peças mais utilizadas, tanto no dia a dia como em passeios casuais e outros eventos.

Além disso, os estilos de acessórios, modelagem de jeans e suas lavagens, cores e tecidos também influenciam na hora da organização desse armário, que deve unir a praticidade com a personalidade do homem através das roupas. Saiba já como fazer:

1. Analise as peças que já possui

O intuito não é comprar novas peças, mas sim fazer uso do que já se tem com maior inteligência, o que realça o estilo pessoal. Por isso, a etapa inicial de montagem de um guarda-roupa cápsula masculino é olhar as roupas que já estão no closet.

Após análise de cada uma das peças, será necessário filtrar o que será mantido e o que não tem espaço, seja porque não é utilizado ou porque não conversa mais com o estilo atual do homem. Além disso, o nome cápsula não está ali à toa.

Existe uma determinada quantidade para cada uma das peças que permanecerão e se atentar a isso é essencial para garantir o bom funcionamento desse guarda-roupa usual e versátil para o homem de acordo com sua rotina diária.

2. Cuidado com as cores, padronagens e tecidos

O segredo do guarda-roupa cápsula masculino é a sua versatilidade. As peças combinam entre si e conseguem levar o homem para diferentes eventos, pois utiliza sempre as mesmas peças em combinações diferentes, o que garante sempre um look novo.

Ao escolher as cores, o ideal é que elas sejam neutras e de fácil usabilidade, assim como as padronagens, que devem seguir um toque mais clássico e atemporal, com destaque para risca de giz e príncipe de Gales, que nunca saem de moda.

3. Aposte em peças atemporais

A atemporalidade é a palavra-chave para a elaboração de um guarda-roupa cápsula masculino, pois apostar em peças que nunca saem de moda é uma forma de assegurar que o look final não será carregado demais, o que evita possíveis falhas, especialmente para quem está começando a mudar seu estilo pessoal.

Por exemplo, ao investir em camisas polo de alta qualidade, você estará apostando numa peça essencial ao guada-roupa masculino, versátil e cheia de estilo! Há diversas formas de usar essa peça, desde a looks com proposta mais básica, até aqueles com um toque mais elegante.

Outras peças também vale o investimento, como calças jeans reta, calças chino, paletó, camiseta básica, camisa social, entre outras.

4. Monte uma boa base com essas peças

Um bom guarda-roupa cápsula masculino é composto por peças fáceis de combinar entre si, mas com quantidades determinadas. Além de promover o uso de peças que não são utilizadas com frequência, a ideia também é garantir a redução do consumo, o que impacta menos o ambiente e contribui para a sustentabilidade têxtil.

A quantidade varia entre 30 a 40 peças, ou seja, isso significa que um homem pode ter uma quantidade de 3 calças, 3 pares de sapato, 6 camisetas e com isso combinar de diferentes formas as peças para transitar em diferentes espaços, desde os mais casuais aos até os mais formais.

5. Atenção com o caimento de suas roupas

Pensar no caimento das peças é se preocupar com o conforto ao vestir as peças. Por isso, ao escolher peças mais ajustadas, é muito importante se certificar que elas na realidade não estão apertadas demais, pois isso compromete o visual final.

Certifique-se que os punhos estão levemente largos, assim como os botões das camisas sociais. Eles não podem em hipótese alguma estar esgarçados, o que torna a peça visualmente desconfortável.

Calças de modelagem slim devem vestir com conforto e o mesmo vale para a barra das camisas e camisetas que nunca devem deixar cós de bermuda e calças a mostra, ainda que se levantem os braços.

Esses pequenos detalhes evidenciam o cuidado com a aparência do homem, através de roupas adequadas ao seu tamanho e que vestem com equilíbrio.

6. Priorize qualidade em cada peça

Não basta só ter peças para combinar umas com as outras e multiplicar looks em um guarda-roupa cápsula masculino, é preciso se assegurar que estas peças terão qualidade o suficiente para aguentar as lavagens e durar por mais tempo.

Vale ressaltar que a ideia de um closet inteligente é reduzir o consumo com a compra de novas roupas, o que permite que as peças que já existem possam ser usadas.

7. Invista em acessórios minimalistas

Seja qual for a composição, o uso de acessórios é sempre recomendado, contanto que combine com o estilo do homem e arremate o visual, o que dá um toque a mais de estilo na produção. O segredo para combinar acessórios é simples: eles precisam ser minimalistas e aparecer em determinados pontos do look para um pequeno destaque.

Com isso, o uso de relógios, pulseiras, anéis, correntes com elos menores ou em metal prata, brincos e óculos de sol para passeios ao ar livre são a melhor opção para complementar o look. Aposte em metais, como o prata, e tons neutros para ter itens que nunca saem de moda e valorizam a imagem pessoal com estilo.

8. Aposte em calçados versáteis e clássicos

O arremate final para looks compostos com peças de um armário inteligente são os calçados. A quantidade de pares deve ser compatível com o número de peças do closet, o que permite ter modelos que combinem com diferentes ocasiões.

Por isso, dois ou três pares de tênis, um par de sapatos sociais e um mocassim, a depender do estilo pessoal do homem, pode ser uma opção interessante para quem precisa de um equilíbrio em suas peças, o que proporciona o equilíbrio das composições.

O closet inteligente é uma opção para quem deseja repaginar o seu vestir ao mesmo tempo que repensa o seu consumo de roupas, elaborando um guarda-roupa com elementos usuais e que combinem entre si com muita facilidade sem deixar o estilo de lado. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!