Como se vestir elegante? Dicas imperdíveis para homens

Como se vestir elegante? Dicas imperdíveis para homens

Homens têm certa dificuldade em procurar e saber como se vestir elegante! Afinal, no mercado de informação há muitos artigos e conteúdos a respeito de qual o dress code ideal para a mulher.

Já para a moda masculina, encontramos dificuldade em adquirir material e, assim, saber quais as melhores peças, dicas de ouro e outras regrinhas básicas para se vestir bem se torna mais complicado. 

Mais do que estar confortável ou com uma boa aparência, é necessário saber como se vestir de maneira elegante para parecer um homem sofisticado. Seja para um encontro especial, eventos ou ocasiões que necessitam de um estilo mais clássico e, quem sabe, até mesmo para aquela entrevista de emprego.

Celebrações frequentemente necessitam deste look elegante e é fundamental que você conheça as peças e as melhores dicas. Confira a seguir:

1. Prefira peças em modelagem chino para ocasiões mais descontraídas

É possível se vestir com elegância mesmo em ocasiões que têm certa descontração, por isso que peças com modelagem chino são essenciais. Essas peças possuem uma modelagem reta, parecida com a de alfaiataria, geralmente seu caimento é ajustado ao corpo e são feitas de tecidos bem leves, como algodão ou poliéster. 

O modelo pode ser encontrado em calças ou em bermudas, e ficam ótimas para uma confraternização, passeios e viagens, por exemplo. E fique claro que uma peça descontraída nunca quer dizer informalidade. Na verdade, esta peça ainda passa uma impressão sofisticada, elegante e até mesmo de homem sério!

Então pode apostar nesse estilo sem medo de errar no fator elegância, são ótimas opções para contribuir com seu visual de modo sóbrio. Por exemplo, em produções para aproveitar o verão, a bermuda é um item essencial para seu look. E para te ajudar nessa missão, confira essa seção de bermudas chino elegantes para montar composições estilosas em diversas ocasiões, com diferentes cores e tamanhos.

2. Invista em peças de alfaiataria para um look refinado

Mas para homens que desejam saber como se vestir elegantemente, as peças de alfaiataria com seu caimento justo e cortes retos são as melhores opções! Esta modelagem é realmente elegante e sofisticada, a mais ajustada para um dress code rigoroso que exige sofisticação, mas nem por isso são desconfortáveis. 

Estas peças além de ter um caimento bem definido e justo ao corpo, são realmente interessantes em visual. E são várias as opções, como calças, paletó, coletes, entre outros! Seus tecidos mais tradicionais e comuns são: 

  • Crepe de alfaiataria;
  • Linho;
  • Lã fria;
  • Tweed;
  • Cashmere. 

Em todos os seus aspectos, as roupas de alfaiataria e seus modelos oferecem uma ótima oportunidade de vestimenta. São peças incríveis e que valem a pena estar em seu guarda-roupa.

3. Cuidado na escolha dos tecidos

Para se vestir com elegância é fundamental ter atenção quanto aos tecidos, existem aqueles que são considerados os mais sofisticados, como a seda e o linho. São exemplos de quais os mais adequados para peças não só de alfaiataria, mas qualquer uma que possa compor um look elegante. 

Não é imprescindível que sua peça seja feita de um desses tecidos de alta qualidade, ou melhor dizendo, de primeira linha. Mas é interessante que essa escolha leve em consideração, tanto para a beleza da peça quanto para sua durabilidade, brilho e outros aspectos técnicos. Entre os exemplos de tecidos de alta qualidade temos: 

  • Linho;
  • Crepe de alfaiataria;
  • Seda;
  • Musseline;
  • Algodão;

Embora essas sejam dicas práticas de tecido, cada peça tem aqueles mais tradicionais e adequados. Então é necessário buscar uma orientação particular, sempre baseada no estilo de peça que você planeja comprar. 

4. Atenção ao caimento de cada peça do look

O caimento deve sempre ser adequado, para ficar de maneira ajustada ao seu biotipo e peso, nem largo e nem estreito demais. Algumas peças como as de alfaiataria já têm um caimento justo, porém é necessário atenção a este aspecto para não investir em peças com um caimento muito diferente do seu corpo.

Se vestir com elegância significa prestar atenção em todos os detalhes, inclusive no ajuste que a peça tem ao seu corpo. É fundamental que ela esteja de acordo, sem atrapalhar ou parecer pequena, mas também sem estar muito mais larga que o habitual. Claro que certas peças são naturalmente largas como um casaco, por isso a análise deve ser individual. 

5. Aposte na sobreposição

Sobrepor peças significa colocá-las umas sobre as outras, como um casaco que vai em cima da camisa, e parte de como se vestir elegantemente é fazer isso de maneira adequada. Na verdade, a sobreposição é um dos recursos mais interessantes para a sofisticação de um bom look. 

É possível pautar uma sobreposição segundo vários fatores: moda, estilo, cores ou até mesmo necessidade, como um casaco em um dia frio. O ideal é sempre levar em conta esses fatores na hora de sobrepor suas peças, e procurar aquelas que mais combinam para formalizar seu estilo elegante. 

6. Confira o dress code da ocasião ou local

Existem fatores externos que influenciam diretamente o look elegante, e um deles é o dress code, o código de vestimenta solicitado ou sugerido pelo local. Por exemplo, um baile de gala solicita que todos os seus participantes tenham um traje de gala, o dress code da ocasião são peças de gala.

Em certos casos o dress code é somente sugerido, seja por hábitos culturais ou de maneira formal pela instituição. Por exemplo, não é de bom tom ir até um restaurante elegante com roupas completamente informais, é necessário que seu look seja adaptado para aquela ocasião. Assim, você demonstra que você é um homem preocupado em como se vestir elegante e que respeita o modo de se vestir dos locais.

7. Cores são importantes em qualquer situação

As cores das peças que compõem um look elegante devem ser muito bem pensadas. Não só em sua combinação com todas as peças, mas o próprio conceito de sofisticação não costuma se apoiar em cores berrantes, vibrantes e que chamam muita atenção.

Antes, este é um estilo composto majoritariamente de cores neutras, sóbrias e discretas. Bons exemplos são o preto, cinza e azul-marinho.

8. Adicione acessórios minimalistas e elegantes

Para completar seu look elegante, pode apostar em acessórios que sejam minimalistas e consigam enriquecer seu estilo! É importante que se trate de acessórios minimalistas, pois seu papel no look é contribuir para torná-lo mais sofisticado e isso só pode ser papel de apetrechos que não chamem tanta atenção. 

Quanto mais contribuir de modo pontual e particular, de maneira bastante leve, melhor. Por isso separamos uma lista dos melhores acessórios e todos esses podem somar para sua forma de como se vestir elegantemente: 

  • Relógios; 
  • Pulseiras;
  • Colares;
  • Anéis;
  • Cintos; 
  • Gravatas;
  • Lenços; 
  • Abotoaduras;
  • Pingentes de terno. 

Esses são opções mais adequados para compor um look elegante e que passe a impressão de um homem sofisticado! Opção que se destaca para homens que desejam se vestir com mais estilo e que precisam enriquecer seu visual. 

9. Use o calçado que combine com a proposta do visual

O sapato é um componente importante para qualquer look, especialmente para aqueles que preferem um visual elegante que podem utilizar modelos como oxford ou derby. Este item essencial deve ser muito bem procurado e escolhido, com foco naqueles modelos conhecidos por compor combinações sofisticadas e clássicas. 

Há várias opções de sapatos recomendados para um look elegante, e é importante conhecer cada tipo. Todos eles acabam por compor um look sofisticado, clássico e com um foco bem definido na elegância. Atenção quanto à lista dos melhores e mais indicados sapatos masculinos para compor um ótimo look: 

  • Sapatos derby; 
  • Sapatos oxford;
  • Sapatos brogue;
  • Botas masculinas;
  • Sapatos mocassim;
  • Sapatos loafer.

Essas são algumas opções dos sapatos ideais! Atenção não só quanto à categoria do sapato, mas também outros fatores como seu brilho, cor, estilo e mais. Assim você terá a certeza de que sua escolha é realmente um calçado de qualidade que pode compor um look ideal. 

Todas essas dicas são as mais importantes de como se vestir elegantemente, com o melhor da moda masculina! Anote todas as recomendações para você mudar seu guarda-roupa e investir em peças que virão a somar ao seu estilo. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!