O papel transformador da Twitch no mundo gamer

O papel transformador da Twitch no mundo gamer

A ascensão de uma plataforma de streaming representou um marco na história dos jogos eletrônicos, a Twitch mudou drasticamente a forma como os conteúdos gamers são produzidos, compartilhados e consumidos, transformando a experiência de quem joga e de quem assiste.

Neste artigo, exploraremos como essa ferramenta revolucionou os videogames online, desde o seu nascimento até o impacto que teve em títulos “antigos” como Dota2, Counter-Strike, além da incursão no campo do poker online.

Abre-se um novo caminho

Lançada em junho de 2011, a Twitch surgiu como uma plataforma de streaming de jogos eletrônicos e, rapidamente, se tornou o epicentro da comunidade gamer de todo o mundo. Fundada por Justin Kan e Emmett Shear, ela oferecia um canal onde os jogadores podiam transmitir suas sessões de jogos ao vivo para uma audiência global.

O sucesso foi tanto que em apenas 3 anos a empresa foi comprada pela gigante Amazon por quase um bilhão de dólares, consolidado a plataforma como líder na transmissão de jogos online ao vivo.

Um novo gás aos antigos sucessos

O streaming trouxe nova vida para alguns jogos clássicos dos computadores e videogames, como Dota2, League of Legends (LoL) e CS:GO, que sempre contaram com um grande público consumidor e floresceram em popularidade com a Twitch. Esses títulos sempre foram idolatrados por suas mecânicas intrigantes, jogabilidade competitiva e dinâmicas desafiadoras, mas o streaming adicionou uma camada social e interativa que os transformaram em fenômenos.

Com jogadores carismáticos e habilidosos compartilhando suas experiências em tempo real, os espectadores foram atraídos para o universo desses jogos de maneira massiva. O Dota, por exemplo, viu crescer o número de usuários online, esse aumento foi impulsionado, principalmente, pelas transmissões ao vivo dos campeonatos e a comunidade em torno do título que foi renovada com uma nova base de fãs ávida por viver grandes momentos.

Já o Counter-Strike conseguiu ganhar notoriedade com os seus campeonatos profissionais, que atraem milhões — isso mesmo milhões — de espectadores a cada novo evento. Os principais torneios como a ESL One e a DreamHack alcançam números sólidos de audiência em todo o mundo. O maior streamer brasileiro, Alexandre “Gaules” Borba, é uma das personalidades mais reconhecidas do meio do CS no Brasil.

A dupla sobrevida de um clássico

O poker é um dos jogos mais conhecidos do mundo. A fama dessa modalidade foi feita nos salões dos cassinos e na televisão, com a transmissão da World Series of Poker (WSOP). Depois do primeiro reconhecimento, o jogo de cartas conseguiu entrar nos corações e mentes e se tornar um passatempo em reuniões de amigos, ganhando uma vertente mais divertida e menos competitiva.

Com a migração digital, o título ganhou uma nova vida graças à ajuda de plataformas especializadas que trouxeram à web todos os aspectos do jogo no mundo real para um ambiente digital. Além de apresentar os modos de jogo mais conhecidos, esses sites também oferecem material didático para os novos e antigos jogadores.

Com a ascensão da Twitch, o famoso jogo de cartas viu uma nova oportunidade para crescer e expandir os seus domínios no mundo online. O ano de 2015 foi fundamental para a modalidade no mundo das transmissões ao vivo, grandes nomes do cenário profissional começaram a compartilhar suas horas de jogo na plataforma e, ao mesmo tempo, interagir com os espectadores, explicando jogadas e dando dicas sobre como jogar, mudando totalmente a experiência dos jogadores e amantes do poker.

O público da modalidade na Twitch não é brincadeira. Segundo dados do site Sully Gnome, especializado em contabilizar a audiência na plataforma, no último ano, foram mais de 57 milhões de horas de poker assistidas, com mais de 24 mil canais transmitidos e uma audiência média de 6,600 espectadores.

O legado duradouro da Twicth

A Twicth revolucionou a forma com que consumimos conteúdo de jogos eletrônicos, além disso, a plataforma também influenciou diretamente a cultura gamer ao redor do mundo. Os eSports, por exemplo, têm nas transmissões virtuais uma parte fundamental do seu crescimento e consolidação no mundo online, além disso, jogos tidos como “antigos” conseguiram reconquistar relevância e ganhar uma nova base de fãs.

O futuro da Twitch está garantido, a plataforma liderou uma revolução e, agora, deve administrar um reino que não para de ganhar terreno, desde os jogos eletrônicos até a Copa do Mundo, que teve diversas partidas transmitidas por canais oficiais na plataforma. Uma coisa é clara: nada será como antes depois da Twitch.